segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FREGUESIA DE BOTICAS

 

REGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO   TRAS-OS-MONTES          
DISTRITO         BRAGANÇA
CIDADE            BOTICAS
Freguesia  Boticas
Brasão
Escudo de prata, dois ramos de pinheiro de verde, com pinhas de vermelho, postos em pala e alinhados em faixa; em chefe, coroa mariana de azul guarnecida de ouro; em campanha, monte de negro movente da ponta, carregado de cinco garrafas de ouro, deitadas, dispostas 3, 2. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «FREGUESIA de BOTICAS».
Bandeira
Azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.


 A freguesia de Boticas é constituída pela vila de Boticas, sede de um dos concelhos do distrito de Vila Real ao qual deu o nome, e as aldeias do Eiró e de Sangunhedo.




Boticas é uma freguia portuguesa do concelho de Boticas, com 13,78 km² de área e 1 065 habitantes (2001). Densidade: 77,3 hab/km².




Boticas terá nascido pelos fins da Idade Média, na periferia dos lugares de Sangunhedo e Eiró, junto à estrada que por ali passava em direcção a Chaves e onde também existia um entroncamento de outras vias para outros lugares. Aqui ter-se-ão instalado duas ou mais boticas que deram o nome ao local que posteriormente se foi desenvolvendo.
 "Mesmo a linguística confirma esta possibilidade com a fala popular "fui às Boticas", "vim das Boticas" e não "fui a Boticas" ou " vim de Boticas
 "Assim o nome Boticas deriva da palavra "apothéca" que significava lugar onde se guardavam provisões correspondendo ao termo celeiro ou adega. No português medieval adquiriu o sentido de Casa pequena onde se encontra toda a variedade de objectos e daí a frase popular "haver de tudo como na botica". Hoje é sinónimo de farmácia, loja ou estabelecimento onde se confeccionam e vendem medicamentos.
 A existência, até há poucos anos atrás, de uma importante loja ou botica, que confeccionava medicamentos para toda a região de Barroso, e a existência de pelo menos duas "estrumarias" (lugar onde se recolhiam e pernoitavam, almocreves e donos), reforçam esta possibilidade."
Situada na Vila de Boticas. Foi edificada em 1880 e a torre em 1885


 

 

 




Gastronomia
 Costelas em Vinha d'Alhos
Ingredientes:Para 5 Pessoas
  • 1,250 Kg - Costelas de Porco
  • 150 Gr - Alho picado
  • 2,0 Lt - Vinho tinto
  • 20 Cl - Azeite
  • Louro Q.B.
  • 1 - Ramo de Salsa
  • 0,5 Kg - Arroz, carolino branqueado
  • 50 Cl - Polpa de Tomate
  • 80 Gr - Cebola Picada
  • Sal e Pimenta Q.B.
Modo de Preparo:
1.  Pica-se a cebola bem picada.
2.   Depois, faz-se um "puxado" com o azeite, o alho e a cebola.
3.  Adiciona-se a polpa de tomate e deixa-se fritar.
4.  Juntam-se as costelas, já depois de terem estado 48 horas a marinar.
5.   Tapa-se o tacho.
6.  Depois de tudo ter ficado ao lume (com o tacho tapado) durante 15 minutos, arrefece-se com o vinho tinto e deixa-se reduzir 90%.
7.  Adiciona-se de seguida água suficiente para 0,5 Kg de arroz.
8.  Rectifica-se os temperos.
9. Coloca-se o arroz e deixa-se cozer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário