quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FREGUESIA DE UNHÃO

Gastronomia
Cozido à Portuguesa






REGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO   TAMEGA         
DISTRITO         PORTO
CIDADE            FaLGUEIRAS
Freguesia  Unhão

Unhão é uma freguesia portuguesa do concelho de Felgueiras, com 3,62 km² de área e 866 habitantes (2001). Densidade: 239,2 hab/km².
História
Teve Foral, outorgado por D. Manuel I, em 1515. Em 1517 teve atribuição da Comenda da Ordem de Cristo, passando a ostentar a respectiva cruz nos marcos de delimitação das freguesias do concelho.
Nunca chegou, porém, a ser oficialmente considerada vila, um termo que nesse tempo não tinha as conotações actuais. A partir de 1527 era considerada concelho das Terras de Unhão.
Foi sede de concelho entre 1515 e 1836. Era constituído pelas freguesias de Alentém, Lordelo, Macieira, Nogueira, Pedreira, Rande, Sernande, Torno, Unhão, Vila Verde e Vilar do Torno. Tinha, em 1801, 3.863 habitantes. Aquando da extinção as freguesias que constituíam o concelho de Unhão foram anexadas aos municípios de Barrosas, Felgueiras e Lousada.
 Património
Igreja do Salvador de Unhão ou Igreja Matriz de Unhão
A Igreja do Salvador de Unhão é um estimável testemunho da arquitectura românica portuguesa. O portal principal, de excelente qualidade, apresenta um conjunto de capitéis vegetalistas considerados entre os melhores esculpidos de todo o românico do Norte de Portugal.

Apesar das transformações que foi recebendo ao longo do tempo, conservou-se a epígrafe que regista a Dedicação de uma igreja anterior, em 28 de Janeiro de 1165.


 A referência ao Magister Sisaldis nesta epígrafe e a existência de uma série de siglas com um S de grande dimensão parecem indicar o nome do mestre da obra, elemento raro no panorama da arquitectura românica portuguesa.
 
A matriz de Unhão, de planta longitudinal, conserva a nave de construção românica. Nesta nave, construída durante a primeira metade do século XIII, é patente o encontro de soluções decorativas próprias da região do Vale do Sousa com outras provenientes da região de Braga.



A imagem de Nossa Senhora do Leite é uma escultura em calcário policromo de origem desconhecida. Apresenta uma iconografia da época gótica apesar da rigidez das formas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário