quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ABRÃ

REGIÃO                         ALENTEJO
SUB  REGIÃO                SANTAREM
DISTRITO                      LEIZIRIA DO TEJO
CIDADE                         SANTAREM
FREGUESIA                                               Abrã

Gastronomia
MORCELAS

Ingredientes:gordura de porco,
carne do osso do peito,
sangue,
sal,
salsa,
cravo,
cominhos,
cebola,
pimenta,
arroz.
Modo de Preparo:

1. Depois de se matar o porco, miga-se a gordura e os bocadinhos de carne do osso do peito para dentro de um alguidar.
2. Junta-se então o sangue, o sal, a salsa, o cravo, os cominhos, a cebola, a pimenta e o arroz previamente escaldado, para que as morcelas não rebentem enquanto cozem.
3. Mexe-se tudo muito bem. 
4. Na tripa de porco, depois de lavada, coloca-se uma 'enchideira' (funil) numa das extremidades, através da qual se enche com este preparado. 
5. Em seguida ata-se a tripa com guita, de forma a fazer vários ós e coloca-se a cozer, não devendo ferver muito para não rebentar.

Situada num vale, encostada à Serra dos Candeeiros, a freguesia de Abrã (antiga paróquia de Santa Margarida) dista 24 quilómetros da sede do Concelho. Pensa-se que o seu  nome deriva da palavra árabe  âbara, que significa entrada ou embocadura. A freguesia foi criada em 1621, sendo que, até 24 de Outubro de 1855, pertenceu ao Concelho de Alcanede, data em que, com a extinção deste, passou a pertencer ao Concelho de Santarém. As indústrias de cerâmica, extracção de barro  vermelho, transformação de madeiras, mobiliário e curtumes, desempenharam no final da década de 90, um papel muito importante na economia desta freguesia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário