quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ABAMBRES



É uma freguesia portuguesa do concelho de Mirandela, com 18,68 km² de área e 396 habitantes (2001). Nesta freguesia habita a familía de fidalgos "Falcão", cujo Grande Nobre faleceu em 2005 deixando viúva Luciana Augusta Vahia Falcão.


Aldeias anexas: Vale de Juncal e Vale Martinho

Distância à sede de concelho:
9 km

Equipamentos colectivos:
Centro de Dia, Sede da Junta de Freguesia, Igreja, Cemitério, Escola do 1°ciclo

Colectividades:
Associação Cultural e Recreativa, Pala do Lobo - Associação de Caça e Pesca das Freguesias de Abambres e Cabanelas

Festas e Romarias:
Divino Senhor dos Passos (segundo domingo de Agosto), São Martinho (11 de Novembro) e São Tome (21 de Dezembro)

Orago:
São Tome

Património cultural e edificado:
Igreja Matriz, Capelas de S. Martinho, do Sagrado Coração de Jesus e de S. Brás, e fonte romana, cruzeiro e ponte da Formigosa, e as ruínas megalíticas do Dolmen de Padre Santo

Locais a visitar:
A aldeia de Vale Juncal nas margens do rio Tuela e o património da freguesia


Apesar de não existirem referências ao povoamento destas terras, o próprio topónimo e os vestígios arqueológicos levam a concluir que se trata de uma povoação bastante antiga, o que é natural, uma vez que os povos pré-nacionais procuravam zonas perto de rios para se fixarem, já que a água era e continua a ser essencial para a prática agrícola. Supõe-se que esta zona ficaria incluída na "Terra de Ledra", velho pagus-romano-suevo-visigótico; não será então difícil de aceitar que seria um "Villar" dessa terra.

Paroquialmente não existem documentos que o comprovem, mas crê-se que pertencia a S. Pedro de Guide ou a Santa Maria de Mirandela; o próprio culto a S. Tomé é um indício de antiguidade, visto ser um dos mais antigos cultos hispânicos. No Foral Manuelino de 1 de Junho de 1512, de Mirandela, há uma referência a Abambres, nomeadamente na Terça da Igreja que era paga em "pão vinho linho bacoros e gado e sirguo e cera seca que chamam de escarça ou estinho". Abambres teve uma feira de instituição muito antiga, existente ainda, a meados do séc. XVIII, o que sugere uma certa pujança económica



Gastronomia
Papos de Anjo

Ingredientes500 G de açúcar
2 dl de água
3 colheres de doce ( a escolha )
8 ovos mais 7 gemas
Canela
manteiga

Modo de Preparo
  1. Levam-se 500 g de açúcar ao lume com 2 dl de água e deixa-se ferver até se obter ponto de espadana (117º C).
  2. Adicionam-se 3 a 4 colheres de um doce à escolha e deixa-se ferver novamente até se obter o mesmo ponto.
  3. Retira-se então o doce do lume e, depois de se ter deixado arrefecer um pouco, adicionam-se 8 ovos previamente muito bem batidos com mais 7 gemas. Junta-se a canela .
  4. Distribui-se o preparado obtido por forminhas de queques muito bem untadas com manteiga e levam-se a cozer em forno moderadamente quente (cerca de 200º C).
  5. Desenformam-se e polvilham-se com açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário