sábado, 27 de novembro de 2010

AGILDE FREGUESIA

Agilde é a freguesia celoricense que confina com os concelhos de Fafe,  Felgueiras e Amarante. Tem forma rectangular, englobando 17 povoações espalhadas entre montes e vales, colinas e verdes campos.
     Comecemos por Queiriz, nome pré-romano que significa  “local da rocha”. Em tempos remotos, foi Vila do Visigodo Quedericus ( Quederici Villa ).
     Conta-se que a mais antiga povoação alijonsense se situava por debaixo de uma laje enorme – um lajão – assim nascendo o lugar de Alijão.
     Antigos povos, ao serem perseguidos pela Fé, juntavam-se entre Queiriz e Alijão, clamando: Ó S. Pedro!
A partir de então, ficou a chamar-se àquele sítio S. Pedro do Ó, como testemunha a Capela onde o Santo nos mostra as Chaves do Céu.
Segue-se o Barreiro que já era Lugar do Barro, aquando das Inquirições Afonsinas. Fundevila foi o lugar escolhido pelos Romanos para estabelecerem o seu domínio. Na Carreira era pago o imposto pela utilização dos carros.
     Estes três lugares constituem a Aldeia da Senhora da Rosa, em cujo centro surge a Capela na qual a Virgem ostenta uma rosa, junto ao largo em que foi autorizada uma feira mensal, por alvará da Rainha D. Maria I            (1734-1816).
     Olhemos para o centro desta extensão territorial – a Costa – onde terá sido edificada a primitiva Igreja agildense, no actual Campo das Carvalhas que está a ser urbanizado pelos netos do Marinheiro, bem pertinho da tradicional Botica.
     O Carvalhal estendia-se pela encosta de Penouta, dando origem ao lugar da Carvalheira, no qual existe um solar em ruínas, outrora habitado por Fidalgos e por um Lente da Universidade de Coimbra.
     Descendo de Carvalheira, chegamos à Várzea, onde os Celtas traziam os animais à procura de boa alimentação e das águas límpidas do rio de Fornas.
  
Junto de Várzea, está um terreno muito apropriado para a passagem de “via romana”. Daqui o dar-se-lhe o nome de Lugar de Estrada.
     A seguir, subimos o Ladário, monte predilecto dos nossos antepassados para entoarem latinários (ladainhas sucessivas). Abaixo do Ladário, encontramos Montenegro que significa “floresta densa”.
     Continuando a descida, estamos no Lugar do Casal proveniente de família abastada com casa senhorial de que restam vestígios com denominação do Paço.
     Do fundo do Casal, caminha-se para o Lugar do Outeiro, em via ascendente, pouco acidentada. Este foi outrora chamado Lugar do Monte, em virtude de as construções treparem monte acima. Lá existe a casa do Outeiro a vulgarizar esse nome.
Partindo do Outeiro, seguiremos uma via descendente que vai dar à Ribeira, lugar aprazível por estar entre amenos ribeirinhos. Daí passamos ao lado da saudasa Fonte da Ribeira, na qual o Cavaleiro podia beber sem descer do cavalo.
Iniciando a subida do Montanhão e eis-nos em Quintã, que foi quinta solarenga de grande valor material e histórico.
     No alto da Quintã, foram construídas a Igreja Matriz e a residência paroquial. Dada a natureza destas edificações, foi-lhes aplicado o nome de Lugar do Assento ( Sede do Poder ).
     Agilde nasceu em Penouta.
     Santa Eufémia é a nossa Padroeira.
     Nosso Padrinho foi o Rei Atanagildo

 
Gastronomia

Vitela assada no forno

Ingredientes:

1 Kg de carne de vitela (250g por pessoa);
 2,5 dl de óleo;
 5 dl de azeite;
 1 colher de sopa de banha;
 4 dentes de alho;
 2 folhas de louro;
 salsa;
 1 colher de sopa de pimento doce;
 sal grosso (de preferência integral).

Modo de Preparo:

1.   Antes de iniciar a confecção deste prato acenda o forno à temperatura máxima (250 ºC).
2.    Molhe a peça de carne em água bem fria e tempere-a com sal grosso.
3.    Num almofariz esmague o alho, o piripiri e o pimentão doce.
4.   Depois de bem esmagados junte-lhes o óleo, o azeite, a banha, a salsa e as folhas de louro e barre a carne com este preparado.
5.   Coloque a carne num tabuleiro de ir ao forno que tenha por dimensão interior aproximadamente o tamanho da peça de carne.
6.    Leve ao forno durante uma hora, à temperatura máxima.
7.    De vez em quando volte a carne e regue-a com o molho.
Acompanhamento: batatas douradas no forno.


Um comentário:

  1. Boa noite. Gostaria de saber quais são as fontes em que se baseou para este artigo, para poder complementar o meu estudo.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir