quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Abreiro


REGIÃO                   NORTE
SUB  REGIÃO          TRAS-OS-MONTES
DISTRITO                BRAGANÇA
CIDADE                   MIRANDELA
FREGUESIA         Abreiro

Abreiro é uma freguesia que pertence ao concelho de Mirandela, ficando desta, a cerca de 25 quilómetros de distância. Situa-se num vale, entre os concelhos de Vila Flor (16 Kms.), Murça (27 Kms.) e Carrazeda de Ansiães (30 Kms.). Ficam-lhe próximas as aldeias de Freixiel, Avidagos, Candedo e Milhais.Existem vestígios que indicam que a sua origem é anterior à romanização; pensa-se que talvez da época dos godos. Quanto à origem do seu nome, dizem uns que a sua proveniência terá vindo da palavra árabe “Ábara”, que significa passear de um lado para o outro. Sustentam, outros, que poderá ter surgido do nome próprio Abrário, da Idade Média. Por sua vez, o povo acha que poderá ter surgido da expressão “Abre-te Rio”, fazendo alusão ao facto de o rio Tua alargar neste local.
 
Abreiro teve foral em 1225, concedido por D. Sancho II.D. Afonso III confirma-o em 1250 e D. Manuel I renovou-o em 1514. Nesse tempo, Abreiro, enquanto concelho, era constituído por: Abreiro, Navalho, Sobreira, Milhais e Longro. Foi pertença dos marqueses de Vila Real, mas, por terem traído a pátria em 1641, voltaram a perdê-la. O concelho de Abreiro passa da coroa para a casa do Infantado, tendo sido extinto pelo Liberalismo e ficando integrado no concelho de Lamas de Orelhão até 1853, data em que passou, definitivamente, para o concelho de Mirandela, ao qual ainda hoje pertence.
 Conto
Diz a lenda que a ponte, a Arcã e cruzeiro foram construídos pelo diabo de noite, que prometeu fazer também uma estrada da ponte até à povoação em troca da alma de uma moça que lha entregaria, para mais comodamente passar o rio a fim de ir buscar água a uma fonte sita na margem esquerda. Segundo o contrato, o diabo daria a ponte concluída numa só noite, antes de cantar o galo.
 



Gastronomia
MIOLADA
Ingredientes
1 kl de bifanas
300 gr de figado
1 rim
8 ovos
1 miolada
cebola
2 dentes de alho
1 folha de loureiro

Modo de Preparo:
1.   picar a cebola e os alhos levar alourar
2.     Á medida que vou partindo a carne vou pondo na frigideira.
3.   Quando a carne estiver tenrrinha , põe-se a miolada.
4.   A seguir põe-se o ovo e o pão  que triturei com a coida no 123 e mexe-se.
5.   Acompanhado com um arroz branco.



Quanto mais afanosa trabalhava uma legião de demónios arreando, aparelhando e assentando pedras, cantou o galo. Que galo é? - perguntou o rei das trevas infernais. - Galo branco - responderam-lhe. Ande o canto - ordenou ele. A breve espaço novo canto. Que galo é? Galo preto. - Pico quedo vociferou ele. Faltava apenas uma pedra para assentar nas guardas da ponte e assim ficou, por mais vezes que os homens tenham lá colocado, aparece derrubada pelo diabo no rio na noite seguinte. Lenda semelhante é apontada a respeito da calçada de Alpajares, também conhecida por Calçada Mourisca, e à ponte a ela ligada no termo de Poiares, que causa pasmo pela sua duração de tantos séculos (Alves, 1934).

Nenhum comentário:

Postar um comentário