domingo, 14 de novembro de 2010

ACHETE

REGIÃO           ALENTEJO
SUB REGIÃO    SANTAREM
DISTRITO         LIzIRIA DO TEJO
CIDADE           SANTARÉM
FREGUESIA              Achete

“A freguesia de Achete é uma das mais antigas do concelho, bem como uma das mais bonitas, localizando-se a escassos 15 km da cidade de Santarém. Composta por 37 lugares, a sua dimensão ronda os 33 km2, sendo o número total de habitantes na ordem dos 2.200. 
Quanto à curiosa etimologia do topónimo “Achete”, não se sabe ao certo a sua origem, com algumas opiniões a defenderem que deriva da palavra «axxat», cujo significado corresponde a «terra de ovelhas». Outros apontam para a derivação românica «acheta» ou para a palavra «achada». A importância de Achete seria reconhecida com a atribuição da Comenda da Ordem de Cristo, ao longo de vários anos.
Predominantemente agrícola, Achete atraiu durante longos séculos as atenções do reino, chegando mesmo a colher importantes benefícios ligados à actividade agrícola, como sucedeu no tempo do rei D. Dinis. Nesta região fixaram-se também vários nobres que adquiriram quintas de grande valor, como sucedeu com as quintas de Alcaidaria, Vale Flores, Caparrota, Dona Belida e El-Rei – em 1810, todas elas foram destruídas e saqueadas pelas tropas francesas.
Durante a longa história de Achete foi sendo construído um vasto património, principalmente de cariz religioso, do qual se realça a Igreja Matriz de Santa Maria de Achete, com o seu deslumbrante interior, com uma só nave e cinco altares. Destacam-se ainda as capelas nos lugares de Advagar, D. Fernando, Santo Amaro, S. Simão e Verdelho, Fonte do Piolho, Fonte das Almas e Poço do Rendeiro. Outro local de enorme atractividade é a nascente das águas termais.
Face a este panorama, extremamente aliciante, devemos ainda destacar as várias festividades organizadas nesta localidade, em especial a festa de Santo Amaro (em Fonte da Pedra), de Nossa Senhora da Aracela (em D. Fernando), do Santo António (em Advagar), do S. João (no Verdelho) e do S. Simão (em Comeiras de Baixo).”


Actividades económicas: Agricultura, pecuária (bovino, ovino, caprino e suino), avicultura, indústria de rações para animais, serralharia civil, lagares de azeite, constr. civil, comércio e serviços

Festas e Romarias: Festa da padroeira (1.º fim-de-semana de Setembro), Santo Amaro (2.º fim-de-semana de Janeiro), Santa Maria (1.º fim-de-semana de Fevereiro), Santo António (13-14 de Junho), S. João Baptista (24 de Junho) e S. Simão (último fim-de-semana de Novembro)

Outros Locais: Nascente de águas termais, vistas panorâmicas e reserva de caça
Colectividades: Assoc. de Caçadores da Freguesia de Achete, Assoc. Recreativa Cultural Três Aldeias, Centro Cult. Recreativo Típico Regional de D. Fernando, Centro de Desp. e Cult. de Verdelho e Centro Cult. Desp. e Recr. de Advagar

Gastronomia
Quejadinhas
Ingredientes

Modo de Preparo

1.Comece por untar com margarina e polvilhar com farinha, várias forminhas de queques.
2.Escalde as amêndoas, retire-lhes a pele e seguidamente rale-as num ralador próprio.
3.Num recipiente batem-se as gemas de ovos com os ovos inteiros, e juntam-se as amêndoas raladas.
4.Deite o prepardo nas forminhas de queques, e leve a cozer em banho maria em forno pré aquecido a 180º C, a água onde vai introduzir as formas deverá estar a ferver na altura de as colocar.
5.A água a colocar para o banho maria não deverá ultrapassar a altura de um dedo.


3 comentários:

  1. Gostaria de saber onde e a nascente de águas termais

    ResponderExcluir
  2. Li o artigo hoje e fiquei com curiosidade de saber onde é a nascente de águas termais

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de saber sobre esta nascente

    ResponderExcluir