quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ABRAGÃO

 

REGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO       TAMEGA
DISTRITO             PORTO
CIDADE                PENAFIEL
FREGUESIA                               Abragão       







Na opinião de alguns arqueólogos, terá ido buscar o seu nome a um poderoso emir árabe, de nome Agam, que aqui viveu.

Nas memórDouro e Minho Bispado do Porto Comarca de Pena fiel termo da mesma cidade do Porto. (...) Esta situada entre montes tem algumas ribeiras e campos em que se fabricam os milhos, vinho, azeyte, e alguma fruta avistace della e descobrece so a poboaçam de Villa de Canavezes cujo espaço de huma a outra he huma legoa e se avistam mumtas mais freyguezias situadas entre montes.ias paroquiais de 1758 é assim descrita a sua localização: “Freguezia de Abregão seu Padroeyro ha Sam Pedro Apostollo fica na Provinsia de Entre
Do adro da igreja, a nordeste, goza-se de belo ponto de vista sobre o rio Tâmega. Na margem oposta sobressaem a igreja de Vila Boa do Bispo, no concelho de Marco de Canaveses, e a Igreja de Abragão. Esta, construída no ano de 1200, foi reedificada em 1688 pelo Abade Ambrósio Vaz Golias. Porém, e apesar de estar classificada como Monumento Nacional, as suas características originais foram-se perdendo no tempo com os sucessivos restauros que se lhe foram impondo.

À volta da Igreja podemos observar várias sepulturas medievais, bem como o túmulo do Abade Golias, colocado a seu lado direito, logo atrás da torre sineira.
As festas de Nossa Senhora da Saúde (1º domingo de Setembro), S. Pedro (29 de Junho), S. José e Corpo de Deus são já de data mui antiga, a perder-se no tempo, sendo a mais importante a dedicada a S. Pedro, visto ser o Padroeiro desta Freguesia.
Dizem alguns autores ter sido esta freguesia fundada por D. Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques.
A transformação de granitos, agricultura, indústria de confecções e construção civil, são as suas principais actividades.
Apresenta povoamento pré-histórico, o Castro de Abragão, que foi um povoado fortificado a uma altura de 200 metros sobre a Ribeira dos Pedreiros. Parece ter tido três círculos de muralhas, a crer nos vestígios que, ainda hoje, se podem observar no local.

Gastronomia
anho assado no forno
Ingredientes:- cebola
-dentes de alho
-folhas de louro
-vinho branco
-limões
-pimenta 
-sal
-óleo
-cravinho
-Anho
-Batatinhas para assar

 
Modo de Preparo:
1.   Coloque o anho em água temperada de sal, juntamente com a pimenta, o louro, os alhos,  e os limões,cortados em rodelas.
2.   Reserve de um dia para o outro.
3.   Numa caçarola deite  o óleo, a pimenta,o cravinho e um pouquinho de colorau e, reserve.
4.   Forre o fundo de um tabuleiro com cebola cortada em rodelas e, por cima, disponha o anho, aí deite por cima  o molho anterior.
5.   Leve ao forno a 220º.
6.   Quando o anho estiver quase pronto, junte batatinhas cozidas e passadas pela certá.
7.   É só para dar o gostinho do assado.
8.   Sirva com arroz e uma boa salada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário