segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ADOUFE



http://www.youtube.com/watch?v=SpzjRRtEpW8

REGIÃO               NORTE
SUB-  REGIÃO       DO DOURO
DISTRITO             DE VILA REAL
CIDADE                DE VILA REAL
Freguesia                               Adoufe

A freguesia de Adoufe estabele situada nd Região de Trás-os Montes e Alto Douro, dominada Pelos altos e Lombas cumes da serra do Marão, o Espaço de relevo essencialmente montanhoso Onde predominam A Floresta e Os Terrenos de pastorícia; concelho AO Pertence e distrito de Vila Real e dez Por orago Santa Maria, Quem OS Habitantes da freguesia dedicam solene festa UMA, Todos OS Anos de 15 de Agosto.

O topónimo "Adoufe" e UMA variante do nome "Adaúfe", do baixo-latim "Villa Ataulfi", "A Quinta de Adáulfo", latinização do antropónimo Germânica Athaulfs ".
O povoamente da freguesia e ecratemente Muito anterior AO Século XII, Como se induz Pela Arqueologia, Como em Edificações e dolménicas como Castrejas fortificações existiam Que nsa cumes do Marão, Que Fazem recuar ESSE povoamento uma epocas Muito afastadas.
Epidêmico A morte de D. in Henriques, 112, e nd menoridade de Seu Filho, D. Afonso Henriques, D. Teresa de Aragão ficou dos Destinos à Frente do Condado Portucalense. Influenciada Pela Família Peres de Trava, tentou prosseguir com uma Politica de enfrentar um Leão Independência e com o alargamento do Território. Em desacordo com SUA Mãe, o infante Armou-se um Si Próprio cavaleiro e, em, 1128, derrotou como Forças de D. Teresa nd Batalha de S. Mamede, epidêmico O Que ELA se refugiou nd Galiza. Nesse MESMO ANO, D. Afonso Henriques fez UMA notável Doação, escambo por, AO arcebispo de Braga, D. Paio Mendes da Maia ", precisamente do Lugar de Adoufe, da" terra "de Panóias, que qua LHE DEU o Metade Infante , in Troca de Trandeiras: "et pro comcambia de Trandeiras dono tibi medietatem de Adaulfi de Panóias".

Outro acontecimento notável na História da freguesia estabele relacionado com UMA povoação tempos in Que pertenceu LHE, a Ermida de, Cuja Origem toponímica se presumir. Ocorreu há Ano de 1203, quando Por Sentença do arcebispo bracarense D. Martinho, o Cónego Peres, presidindo AO Cabido da dita Sé, com, fez o Primeiro, a Concessão da referida ermida, apadroada Por S. Salvador, AO Clérigo de Adoufe, Pero Peres, "tibi Petro de Adoufi clerical". A Concessão e Feita AQUELE COM TODAS Clérigo como terras pertencentes à ermida, Tanto cultas e incultas Como com a décimas correspondentes AO eremitório, "cum decimis si Que spectare anúncio CITUR heramitagium Dinus ipsum", contudo, chorar condições ALGUMAS, empreendedorismo como um cais Quais d'Orsay de Devolver à catedral bracarense, OU Mais precisamente Cabido Seu AO, maravedis Quatro in CADA ANO, DEPOIS da Morte de Paio de Sande (Abade da freguesia) in OU MESMO SE Vida do elemento Vontade tivesse ASSIM, devendo o desocupado serviços eremitério e devolvido à Sé Depois do Óbito do Clérigo referido. Contudo, alguns Autores indicam, erradamente, um adata de 26 de Novembro de 1238 AO ACORDO referido, Na Verdade, como possessões datam barcarense da catedral, Pelo Menos, de 1128, correspondendo sim, os dados Aquela, a UMA Concordância Feita Entre uma Coroa de EO arcebispo D. Silvestre, assinada in Guimarães e soluço forma de escambo, Pelo Qual o arcebispo recebia livre de dívidas, tinha CERTAS possessões Aliás Que, Entre muitos ELAS Adoufe in haveres.

Como Inquirições de 1220 na "terra" de Panóias e nd Paróquia de "Sancta Maria de Adauftii" Deposição por, do Abade Proprio, o padre Paio de Sande, Que dizem uma temperatura Coroa Aqui propriamente SEUS, Reguengos OU SEJA, Casais Cinco, alem Outros Reguengos de nao organizados Casais em, de O Rei Que repartia com um meia um Paroquial Igreja Propriá. QUANTO um foros, como dizem mesmas Inquirições Que de Todos os Habitantes nd fregusia de Adoufe Dar deviam Dezoito dinheiros à Coroa (à excepção de Dois indivíduos mordomos OS exercessem Que cargas e de serviçais. Nenhum eclesiástico, a Coroa nao tinha Direito de padroado da Igreja de Santa Maria de Adoufe, pertencer ESTA POR, certamente DESDE 1128, à Sé bracarense.

A freguesia e constituída Pelos Lugares de Adoufe, Vila Seca, Couto, Testeira, Minhava, Gravelos, Coedo, Rebordinho, Escariz, Paredes e Borbelinha; tendão Destes Dois Lugares Sido contemplados com Carta Régia, Tão Importante nd Época parágrafo o Desenvolvimento das povoações: Que Coedo recebeu foral Por D. Afonso II e Gravelos, Por D. Afonso III.
Relativamente AO património cultural e edificado da freguesia, destacam-se um Nível Religioso, a Igreja Matriz, Capelas ALGUMAS empreendedorismo como um cais Quais d'Orsay se realaça de Santa Bárbara, in Escariz, Cuja e um provável de dados da SUA e Construção de 1851 (nd inscrita dados Sineira), tendão Sofrido Grandes Reformas não Século XX; eA Capela da Misericórdia de Vila Real, in Minhava, Cuja Construção remonta also AO Século XIX. «Além do Pará referido, uma freguesia hum Ainda Detêm Vasto património cultural e edificado merecedor de Destaque: Vários Alminhas cruzeiros e, o Nicho, OS espigueiros e como Vias Sacras.

Alguns dos Moinhos de Água nd Margem do Rio Corgo, a Fraga da Mão do Homem, como casas senhoriais eA Ponte de Pedra, Cuja constução, Na Opinião de alguns Autores, remontará à Época Romana, contudo, Este Tipo de Construção Dificulta UMA atribuição cronológica segura Que tão Podera Realizar-se mencionem com base Documentos Escritos in Que expresamente uma Realização da SUA obra. Pará dos mencionados Além, ressaltam Ainda Locais de Interesse Turístico do Marão, uma zona florestal com o Parque de Merendas, uma praia fluvial não Corgo Rio, como aldeias serranas OS Lugares e de lazer.
 

Adoufe e UMA freguesia rural, Visto Que uma Agricultura Ainda É COM UMA Actividade Alguma importancia NA SUA Economia, atuarem de concurso n. o desaparecimento, arrastando Consigo uma ruralidade, Uma Vez Que Agrícolas OS Terrenos começam um ser urbanizar parágrafo Procurados. Destacam-se, entao, NAS Actividades implantadas nd freguesia: a Agricultura, um Apicultura, como serralharias, a Construção Civil, o Serviços e Comércio.
Gastronomia

 feijoada


INGREDIENTES
400 g de dobrada
500 g de feijão branco demolhado
1 linguiça
500 g de carne de porco
1 cebola
3 dente de alho
1 dl de azeite
1 Folha de louro
2 cenouras
Sal qb Pimenta e



  1. COMECE Cozer Por uma dobrada, Na panela de pressao, Por Cerca de 25 minutos.
  2. also Coza o feijão, e à Parte, uma linguiça eA carne.
  3. De seguida, pique uma cebola e Alhos OS e azeite refogue in, juntamente com o louro.
  4. Junte como Carnes Pequenos Cortadas Pedaços in UM POUCO e cozinhe.
  5. Acrescente entao uma cenoura, rodelas Cortada em, hum e regue com POUCO de Água da cozedura das Carnes.
  6. Durante 10 Minutos Cozinhe o feijão e envolva.
  7. Rectifique OS temperos e deixe apurar.

Um comentário:

  1. Ora, ora quem diria que havia um blogue sobre a minha freguesa!.... Belo trabalho! É para continuar....

    ResponderExcluir