terça-feira, 12 de julho de 2011

FREGUESIA DE GANFEI

rEGIÃO      norte


SUB  REGIÃO      miho lima
DISTRITO         Viana do castelo
CIDADE           valenca
FREGUESIA   Ganfei
Brasão: 
Escudo de prata, globo crucífero de azul, realçado de ouro, entre duas parreiras de verde, frutadas de púrpura; campanha ondada de azul e prata, de quatro peças. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "GANFEI - VALENÇA"

Bandeira: 
azul.Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
Selo: 
nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Ganfei - Valença"


HISTÓRIA

A primeira referência conhecida a este mosteiro beneditino encontra-se na doação, que recebeu D. Teresa, de metade da igreja de São Paio de Moselos, de Paredes de Coura, entre os anos de 1112 e 1128.



Em 1258, figura na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, como uma das igrejas do bispado de Tui.
Era do padroado real.
Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, que o rei D. Dinis mandou organizar para pagamento de taxa, foi taxada em 300 libras. Como refere o Padre Avelino J. da Costa, o mosteiro teve vida agitada por causa das lutas entre o abade e os monges (1266 e 1435) e das guerras fronteiriças.

A sua situação económica era, em 1363, de completa ruína.
Em 1499, o rei D. Manuel deu ao marquês de Vila Real o seu padroado. Desde então, coube ao referido marquês eleger os abades comendatários entre os membros da sua família



D. André de Noronha, bispo de Portalegre, que faleceu em 1581, foi o último dos abades comendatários de Ganfei. Em 1546, tinha abade e quatro monges, sendo as rendas do primeiro avaliadas em 100 mil réis. Cada monge tinha 2 mil réis em dinheiro, 2 pipas de vinho e 112 alqueires de pão e o vigário da igreja 15 mil réis.

Em 1569, a Congregação de São Bento tomou posse do mosteiro. Para isso teve, contudo, de sustentar demandas com os marqueses de Vila Real. que terminaram por uma composição em 1617

Convento de Ganfei

O Convento de Ganfei é um mosteiro beneditino, situado no concelho de Valença, que remonta provavelmente ao século VII e é constituído por uma Igreja românica de três naves.


A fundação do mosteiro foi feita no período visigótico, provavelmente no século XII, o Convento de São Salvador de Ganfei albergou durante várias centúrias uma importante comunidade beneditina, sendo a partir do século XVI padroado dos Marqueses de Vila Real.
Segundo uma inscrição no claustro o mosteiro foi destruído no ano 1000 pelo chefe árabe Almançor, sendo reconstruído em 1018 sob o patrocínio de Ganfried ou Ganfei, um cavaleiro francês que se tornou um santo, derivando do seu nome o nome da povoação e do mosteiro.


Nos séculos XVII e XVIII o complexo conventual foi objecto de inúmeras campanhas de obras, que alteraram de forma definitiva a estrutura original.
A construção do claustro iniciou-se em 1632 (ROSAS, 1991, p. 324), na mesma época em que se encetaram obras de reparação na fachada do templo conventual.
O templo é constituído por três naves e quatro tramos, sem transepto saliente e cobertura de madeira, assente sobre pilares rectangulares que se ligam ás naves laterais por arcos de descarga. A destruição da fachada não preservou nada da escultura do portal. A cabeceira , inicialmente tripartida, era constituída por uma ábside semicircular, hoje setecentista e rectangular, e dois absidíolos de planta idêntica.
O espaço claustral é constituído por dois pisos separados por friso, o primeiro formado por arcada jónica, o segundo com janelas de sacada com guarda de ferro.
No espaço da cerca, que originalmente funcionava como espaço agrícola, foram edificadas diversas fontes e escadarias, que definem a divisão dos espaços, bem como as dependências de lavoura, de piso único.
Informação Sumária



Padroeiro:
Divino Salvador. 



Sectores laborais:
Agricultura e vinicultura.



Tradições festivas:
S. Teotónio, Santo Amaro, Santa Rita (Junho), Senhora da Esperança e Senhora do Carmo (Julho) e Senhora do Faro (Agosto).

Valores Patrimoniais e aspectos turísticos:

Convento de Ganfei, Igreja do Divino Salvador,







Capela de N. S. do Carmo, N. S. da Assunção do Faro, de S. Vicente e S. Teotónio, Cruzeiros do Senhor do Verdeal, do Senhor do Socorro, S. dos Passos , do Senhor da Piedade, do Senhor do Bonfim, do Senhor do Encontro,




da Boa Morte, do senhor do Castanhal, ponte romana, miradouro do monte do Faro, Largo de Santa Rita de Cássia e Veiga de Ganfei.






Gastronomia: 
Bacalhau à S. Teotónio e vinho Alvarinho da Quinta do Convento.


Artesanato:
Alfaias agrícolas.






Colectividades:  
Grupo Desportivo Ganfeiense e Grupo Folclórico de Ganfei





Gastronomia
Bacalhau a São Teotonio
Ingredientes

4 Postas de bacalhau
1 Cebola grande
4 Dentes de alho
Azeite extra virgem
Maionese
Vinho verde branco
Batata torneada
Pickles
Pimento vermelho assado
Azeitonas pretas
Laranja aos gomos
Sal e pimenta  













Nenhum comentário:

Postar um comentário