sexta-feira, 15 de julho de 2011

FREGUESIA DE MEDAS

rEGIÃO      NORTE
SUB  REGIÃO  GRANDE PORTO
DISTRITO PORTO
CIDADE    GONDOMAR
FREGUESIA   Medas


História
O nome Medas remonta a 127 ac, quando o Romanos aqui apareceram pela primeira vez e lhe deram o nome.
Medas deriva do latim “metas”, plural de “meta” que ainda hoje significa exactamente meta, marco, limite, termo ou fim.
Os romanos designavam por meta montes e colinas que assinalassem os limites de um território.
Medas começou por designar apenas um local onde hoje fica a igreja, depois passou a designar um lugar e posteriormente a toda a freguesia.
Para além da presença dos Romanos aqui viveram os Fenícios, os Gregos, os Cartagineses, os Iberos, mais tarde vindos do sul de frança os Celtas que em conjunto com os Iberos formaram os Celtiberos, apesar da peninsular continuar dividida entre Iberos e Celtas, com o passar dos tempos os Celtas dividiram-se em vários grupos entre eles os Galaicos que abitavam a norte do Douro e os Lusitanos a sul, mais tarde os Romanos invadiram os Galaicos e tentaram invadir os Lusitanos, então Viriato um pastor Lusitano juntou o seu povo e expulsou os Romanos para
alem do Rio Ebro, a partir dai os Galaicos passaram a fazer parte da Lusitânia mas com a morte de Viriato os Romanos acabaram por dominar toda a península, posteriormente vieram os Suevos os Visigodos e os Mouros.


Rio Douro

É difícil imaginar que um dia foi possível atravessar o Rio Douro a pé e que barcos de mercadorias ficavam presos no meio do rio, mas era isso que acontecia alguns anos atrás.



Nesses tempos as margens do rio tinham lungas prais e campos, as pessoas dependiam do rio para viver quer fosse através da pesca, do transporte de mercadorias ou da agricultura


O rio era a estrada daqueles tempos, através dele as pessoas iam ao Porto comprar aquilo de que necessitavam.

Mas nos invernos mais rigorosos o rio cobrava o que lhe era devido e inundava as prais os campos e arrastava os barcos com a corrente, as cheias de hoje em dia não se comparam as de outros tempos pois o rio era livre.



Depois da construção da barragem Crestuma Lever as praias de Medas desapareceram e a agricultura em Pombal acabou.



Pela positiva criou a marina de pombal e é agora possível fazer vários desportos náuticos no Rio Douro.





Festas

Senhora de Canas

Esta Festa realiza-se no lugar de Broalhos, quarenta dias depois da Pascoa.




Divino Salvador

Esta Festa realiza-se no lugar de Vila Cova, no primeiro domingo de Agosto.




Nossa Senhora da Natividade
A Nossa Senhora da Natividade é a padroeira de Medas, por isso, esta é a Festa principal da nossa Freguesia, realiza-se no segundo domingo de Setembro no lugar de Medas.

Patrimonio

Infantário De Vila Cova





Infantário De Medas


 Escola EB 1 De Vila-CovaEscola EB 1 De Carvalhos
Escola mandada construir por Francisco Moreira de Sousa Santos em 1877, fica localizada junto ao Largo do Santo.
Esta escola foi restaurada entre 2000/2001 e possui agora 2 salas de aula, uma pequena cozinha e um pequeno espaço de recreio ao ar livre.
 

Escola inaugurada em 1960, fica localiza da na Rua dos Carvalhos.

Esta escola possui 2 salas de aula, uma cozinha, um mini polivalente e um espaço de recreio ao ar livre.



Escola EB 2,3 De Medas
Escola inaugurada em Novembro de 1988 pelo Ex.º Sr. Cavaco Silva esta escola abrange alunos do 2º e 3º ciclo de quatro freguesias: Medas, Melres, Foz do Sousa e Covelo
Esta escola possui quatro pavilhões: três com rés-do-chão e primeiro andar e um com apenas rés-do-chão. Possui vinte e oito salas de aulas, seis delas específicas, uma sala de professores, um gabinete destinado aos elementos da Comissão Executiva, uma sala de Directores de Turma.
Uma sala de atendimento aos encarregados de educação, um gabinete médico, uma sala de Apoio Educativo, uma sala de Informática e de Reuniões, uma biblioteca, um auditório, uma sala de Funcionários, um polivalente, um bar dos alunos, bem como um pavilhão gimnodesportivo e um campo de jogos.
A escola possui ainda os espaços reservados à Secretaria, à Reprografia, à Papelaria, ao Refeitório, à Cozinha e ao P.B. X.Esta escola é também a sede do projecto Agrupamento de Escolas À Beira Douro que visa dar solução a problemas sociais e geográficos visto algumas das escolas se encontrarem em locais isolados. Deste projecto fazem parte as seguintes escolas

Escola E. B. 1 de Branzelo
Escola E. B. 1 dos Carvalhos
Escola E. B. 1 de Chães
Escola E. B. 1/J. I. de Cimo de Vila
Escola E. B. 1 de Eira de Melo
Escola E. B. 1 de Esposade
Escola E. B. 1 de Leverinho
Escola E. B. 1/J. I. de Lixa
Escola E. B. 1 de Moreira
Escola E. B. 1 de Vila Cova
Escola E. B. 1 de Vilarinho

Junta de Freguesia, CTT e Posto
Medico
 Neste edifício funciona os Correios a Junta de Freguesia e o Posto Medico de Medas




Igreja De Medas


Situada no centro de Medas foi edificada em 1565, em 1881 foi reformada e muito aumentada sendo nessa altura construídos os dois altares no arco cruzeiro e o altar mor.






Já em 1897 foram construídos mais dois altares um de cada lado da igreja um pouco mais ao fundo do arco cruzeiro.








A torre da igreja foi construída em 1930 a mando dos irmão Manuel e Vicente Viana, tal pode ser lido na inscrição que esta na torre “A expensas dos irmão Viana da casa da Estivada”.



Capela De Vila-Cova

Situada no Largo do Santo esta capela foi construída em 1857 pelos beneméritos Francisco de Sousa Santos Moreira e irmão possui um coro e um pequeno altar.





Capela De Broalhos
Situada no centro de Broalhos esta capela cresse que foi construída entre 1741 e 1764.




Entre 1925 e 1927 foi ampliada sendo construído coro, arco cruzeiro, sacristia e mais um altar, em 1973 foi construída a torre.


Cruzeiro
De Vila
Cova
O cruzeiro de vila cova foi construído em 1887, desde de a sua construção já teve varias localizações a ultima foi entre a rua Rua Luís Camões e o inicio da rua Rua da Fonte do Vale





Associacoes

As Ceifeiras De
Santa Maria
Este rancho foi fundado em 14 de Julho de 1960, a sua sede onde decorrem os ensaios e fonciona um cafe fica situada na Rua do Presinho.
O seu nome As Ceifeiras De Santa Maria De Medas deve-se a agricultura da freguesia pois esta é na sua maioria de cereais dai “Ceifeiras”, “Santa Maria De Medas” deve-se o antigo nome da freguesia ter sido o de Freguesia de Santa Maria de Medas.


AJAM
Associação criada em 11/02/2000 com a finalidade de promover o desporto á defesa dos nossos valores patrimoniais, passando pela preservação do ambiente e incremento de actividades.






Desta associação faz parte um clube de basquetebol que actualmente representa a única actividade da associação, a sua sede situa-se na Rua Nova Fonte Coberta.




MotoClube Cavaleiros na Tempestade

Associação de Reformados
S.C. Dez de Junho

Criada em 10 junho de 1980 por columbófilos e amigos da terra com a finalidade de promover o desporto a cultura e o recreio
A S.C. Dez de Junho tinha como modalidades e actividades a columbofilia o teatro e uma equipa de futebol de salão que foi campia distrital na época 99/2000.


Com a construção da nova sede em 1/12/1997 a S.C. Dez de Junho pôde dar corpo e alma ao teatro bem como a dança cicloturismo e futsal




Actualmente em parceria com o indycatpianobar que explora a parte de snack-bar na associação ha semanalmente espectáculos de musica ao vivo no salão teatro.
Havendo ainda espaço no ceio desta associação para teatro, hip hop, danças latinas e cicloturismo



Piscinas
Municipais De
Medas
Estas piscinas foram inauguradas a 1/12/97, situa-se na Rua. N.ª Sr.ª Canas enfrente a Escola E,B 2,3 de Medas.
Possui duas piscinas, uma de 25 metros e outra mais pequena para quem esta aprender.



Futebol
O Medence Futebol Club foi fundado em 1968 e é actualmente presidido por Abel Barros.
Os jogos em casa são disputados no Campo Medense Futebol Clube, um campo de terra batida com as dimensões de 93x47.




Pavilhão
Gimnodesportivo
Este pavilhão foi inaugurado a 13/9/97, situa-se na Rua do Presinho, nele pode-se praticar andebol, basquetebol, voleibol, Futsal entre outras modalidades





Gastronomia


Savel


1.  Corta-se o savel que deve, de preferência, ter de 3,5 kg a
4 kg, em postas de três dedos de largo e põe-se a temperar num alguidar com água bem salgada.
2.  Quando os olhos ficam baços/esbranquiçados está pronto de sal.
3.  Enfiam-se, então as postas atravessadas no espeto e coloca-se a assar sobre um bom braseiro de lenha de poda
4.  À parte, faz-se uma boa quantidade de molho com azeite, pimenta, alho, pimenta e bastante cebola.
5.  Quando as postas começam a alourar, untam-se com o molho para ficarem ainda mais suculentas, com um raminho de salsa atado a uma vara.
6.  Depois de assadas, retiram-se as postas do espeto com cuidado para que não se partam (proteger as mãos com um pano grosso dá muito jeito!) e vão a refogar uns 20 minutos em púcaras de barro, cobertas e aconchegadas nas cinzas ardentes da lenha de poda, com o molho de azeite e cobertas de cebola.
7.  À parte, está a fazer-se o arroz do mesmo sável: deixa-se ferver num tacho com estrugido as mílharas, e a cabeça com um bom cachaço do bicho.
8.  Tira-se as espinhas e os ossos da cabeça quando cozida, desfazem-se as mílharas e volta tudo para o tacho com uma folhinha de louro e um pouco de salsa, ajustando-se a água e o tempo de cozedura do arroz para que fique malandro e pronto quando o sável assado estiver pronto.
Muito importantes dois conselhos: em primeiro lugar, nestes casos a comida para chegar tem de sobrar, e, depois, o sável e o arroz não podem esperar por nós, mas nós por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário