quarta-feira, 20 de julho de 2011

ALBATROZ DA SOBRANCELHA - AVES DE PORTUGAL




O albatroz-de-sobrancelha (Thalassarche melanophris, também referido como Thalassarche melanophrys) é uma ave da família Diomedeidae (albatrozes) que habita as Ilhas Falkland e a Geórgia do Sul.
Estas aves distinguem-se dos restantes albatrozes pelas asas negras contrastantes com plumagem branca, e pelo bico laranja com a ponta avermelhada. Na zona da face apresentam também uma faixa ocular escura, que dá origem ao seu nome. Os juvenis deixam o ninho com uma faixa peitoral marron e o bico negro, adquirindo apenas mais a plumagem de adulto. Os albatrozes-de-sobrancelha têm uma envergadura máxima de aproximadamente 2,5 m e pesam entre 3,35 e 4,66 kg (machos) e 2,9 e 3,8 kg (fêmeas).

A sua alimentação pode ser baseada em cefalópodes (população das Falkland) ou em krill (população da Geórgia do Sul, mais próxima da Antártida). Este albatroz tem uma razoável capacidade de mergulho e pode capturar presas até 5 m de profundidade.
A época de reprodução começa com a chegada das aves às colônias das Ilhas Falkland no final de agosto ou início de setembro, realizando as posturas em outubro. Na Geórgia do Sul o início ocorre somente três semanas depois. A incubação do ovo leva cerca de 68 dias, e os juvenis deixam o ninho após 116-125 dias sob o cuidado dos pais. Os albatrozes-de-sobrancelha atingem a maturidade sexual entre os 6 e os 13 anos. Nos meses fora da época de reprodução, os albatrozes-de-sobrancelha deslocam-se na maioria para o sul da África, sendo encontradas na região da Corrente de Benguela e Cabo da Boa Esperança.
Apesar de ser o mais vulgar e disseminado dos albatrozes, a sua espécie foi inicialmente considerada Quase Ameaçada (NT) pela IUCN mas o declínio nas Ilhas Falkland e os observados em outras populações justificaram a mudança de seu status para Em Perigo a partir de 2003[1].
Albatroz de Sombracelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário