segunda-feira, 11 de julho de 2011

FREGUESIA DE FEIJO ( ALMADA )

rEGIÃO      LISBOA
SUB  REGIÃO      PENINSULA DE SETUBAL
DISTRITO         SETUBAL
CIDADE           ALMADA



FREGUESIA   Feijo

Significado heráldico do Brasão                                    Escudo em campo de ouro, representando a luz que ilumina as inteligências e significa a fé, a pureza e a constância, logo, também pretende simbolizar o padrão de riqueza gerado pela sociedade local, responsável pelo desenvolvimento e prosperidade da Freguesia de Feijó e no interior do qual se encontra um feijoeiro florido de prata

Corôa mural de prata de três torres e um listel branco com a legenda e negro: Feijó - Almada.
O lugar de Feijó desenvolve-se demográfica e urbanísticamente a partir dos finais da década de trinta do século XX, devido à instalação de algumas infra-estruturas da Armada Portuguesa, no antigo lugar do Alfeite, actualmente integrado na área da sua congénere de Laranjeiro.

Por via disso, a zona que até aí fora predominantemente rural, foi-se transformando num espaço urbano, processo de transformação que inclui a aquisição dos equipamentos necessários à prestação dos serviços indispensáveis à população que aqui fixou residência.
Assim, não existindo referências históricas que permitam particularizar o aglomerado urbano de Feijó relativamente ao resto do Concelho, nem elementos patrimoniais significativos, decidimos adoptar as armas dos “Feijó”, complementados com alguns elementos que reflectissem o modo de sentir da população da local, identificando a Freguesia e as suas gentes, numa clara observância dos princípios estabelecidos pela heráldica


A Freguesia de Feijó situa-se no extremo sul do Concelho de Almada, distrito de Setúbal e possui, segundo dados apontados pelo Censos de 2001, uma população de 15.575 habitantes e 13.366 eleitores.
Apesar de se tratar da mais jovem freguesia do Concelho, a sua história remonta ao século VXII, época em que se caracterizava por um espaço rural, coberto de matos e pinhais, intercalados com azinhagas e courelas.


Território afecto ao antigo termo de Almada, a agricultura assumia-se como o grande meio de subsistência das famílias locais, repartidas entre proprietários, rendeiros e foreiros, pertencendo algumas das propriedades rústicas, ao tempo, existentes, a diversas famílias nobres, tais como os Marqueses de Alorna, Borba e Sabugosa.
O cultivo da vinha, cujo vinho era vendido a taberneiros e armazenistas da região, os produtos hortícolas e a fruta, designadamente o damasco e o figo gentio, assim como a produção de leite, constituíam as principais fontes de receita.




Dadas as características dos seus terrenos, a generalidade da actividade agrícola era de sequeiro, pois, a maioria das quintas não possuía poços e aquelas que os tinham, viam-nos secar logo que chegava o Verão, situação que levava a população a abastecer-se no Poço da Quinta da Macieira, o único que mantinha água todo o ano.

A circulação de pessoas e bens, transportados por veículos de tracção animal, processava-se por azinhagas rasgadas na zona da actual Rua Dr. António Elvas e a actual Rua Ramalho Ortigão, além de que um dos mais antigos núcleos rurais, então, denominado de Vale dos Castanheiros, designação popular que caiu em desuso, pouco tempo depois da fundação


 "Clube do Vale dos Castanheiros", do qual o "Clube Recreativo do Feijó" é o seu legitimo herdeiro




Terra de bons ares, aos quais não era alheia a existência de uma extensa e aprazível mata, pertença do Dr. António Elvas, a sua fama levou-a a ser procurada por elevado número de pessoas que padeciam de doenças pulmonares para se restabelecerem das suas maleitas. A par disso, o referido pinhal era ainda frequentemente utilizado por destacados elementos da oposição ao regime fascista, para, a pretexto da realização de pique niques, efectuarem as suas reuniões clandestinas, sobretudo, depois da ilegalização do MUD Juvenil.

Fruto da pressão demográfica exercida sobre os concelhos da Margem Sul, em consequência da ligação rodoviária entre as duas margens feita através da Ponte sobre o Rio Tejo, a localidade de Feijó registou também uma acentuada expansão urbanística e com ela um exponencial crescimento demográfico, em fundação do qual se encontra entre as mais populosas Freguesias do Concelho.

 A sua população escolar ronda os 2.700 alunos, dos quais cerca de 900 frequentam o 1º. Ciclo do Ensino Básico e os restantes, o 2º e 3º Ciclos e o ensino secundário.
Um processo de crescimento urbanístico e populacional gerador de um significativo desenvolvimento económico, reflectido, entre outros aspectos, na criação de um parque industrial não poluente e, mais recentemente, na abertura de uma das maiores superfícies comerciais do país, na qual se instalaram várias dezenas de lojas de diferentes ramos de actividade, diversos cinemas e outros espaços vocacionados para a industria cultural



Monumento ao Associativismo
Uma obra da autoria da escultora Virgínia Fróis, constituída por quatro colunas, duas das quais ligadas por um jorro de água, visa perpetuar um dos valores característicos da população da Freguesia e de quantos nela habitam,  Situa-se na Alameda Guerra Junqueiro, junto ao Complexo dos Desportos Cidade de Almada

Monumento à Vida
Trata-se de um conjunto  constituído por três elementos, ou, se quiser-mos, três casulos, com os quais o autor pretendeu simbolizar as três principais fases da vida do ser humano: a infância, a idade adulta e a velhice. Situa-se na Praça Lima de Freitas, o mesmo  é dizer, em plena via alternativa à Estrada Nacional 10 no troço de ligação ao concelho do Seixal.


Monumento à Paz
Conjunto escultórico construído em ferro, situado  numa das entradas Norte do Parque da Paz, este trabalho da autoria de João Aurélio, pretende sublinhar a complexa dificuldade que muitas vezes caracteriza os caminhos da paz entre os homens, pretendendo realçar os valores da tolerância, compreensão e respeito pelos outros, princípios essenciais à elevação do ser humano.




Monumento ao Poder Local
Conjunto escultórico em alvenaria, como se de uma casa se tratasse, coberta por uma rede de ferro, esta obra, concebida por Virginía Fróis, sob encomenda da Câmara Municipal, pretende evocar as bodas de prata da instituição do Poder Local, homenageando dessa forma todos aqueles que nesses 25 anos colocaram a sua capacidade de trabalho, a sua transparência e e a sua imaginação ao serviço da elevação da qualidade de vida das populações e  do bem-estar colectivo. O referido monumento encontra-se instalado na Estrada da Algazarra, junto ao cruzamento com a Rua da Alembrança.


No quadro da sua actividade regular, a Junta de Freguesia promove anualmente um amplo conjunto de eventos de natureza diversa, de forma a assinalar acontecimentos cuja ocorrência assumiram papel determinante na vida colectiva dos portugueses, ou levando a efeito iniciativas tendentes a reforçar a identidade das várias comunidades que constituem a população de Feijó, mobilizando as suas diferentes faixas populacionais.
Deste tão alargado leque de eventos aqui fica o registo, por ordem cronológica, daqueles que, assumem maior relevância.


Comemorações do Dia Internacional da Mulher

Internacionalmente o 8 de Março marca a luta das operárias americanas pela conquista da igualdade de direitos e, consequentemente, pela sua emancipação.
Na nossa Freguesia esta data é tradicionalmente assinalada pelo passeio de cicloturismo, promovido pelas Juntas de Freguesia urbanas da cidade. Uma iniciativa que se projecta de ano para ano e que reúne várias centenas de participantes, entre os quais muitas mulheres, em representação de clubes de diversos pontos do país.
Jogos Desportivos da Freguesia
A festa do desporto popular.

Comemorações do 25 de Abril
Todos os anos a Junta de Freguesia participa activamente nas comemorações do Dia da Liberdade. Um momento marcante é o desfile realizado na Praça do MFA - Almada durante a manhã do dia 25.
A comitiva da Freguesia envolve várias colectividades e associações do Feijó, promovendo os valores da democracia e cidadania junto dos cidadãos

Dia Mundial da Criança
Promoção de várias iniciativas dedicadas aos milhares de crianças que frequentam os estabelecimentos pertencentes à rede pública do ensino pré-primário e do 1ª. Ciclo.

Arraiais Populares
O mês de Junho é marcado pelas Festas dos Santos Populares na Freguesia de Feijó. No Parque da Juventude, entre bailes e farturas, os munícipes são convidados a divertirem-se e reviver tradições de longa data.


Iniciativas para a Infância e os Idosos
Festas de Natal dedicada às crianças que frequentam os estabelecimentos do pré-primário da rede pública e dos estabelecimentos Particulares de Solidariedade Social e escolas do 1º Ciclo da Freguesia.
Promoção de uma festa anual para os idosos da Freguesia, a qual inclui , para além do tradicional baile, um lanche para todos os presentes, utilizando, para tanto, as verbas obtidas com o funcionamento do bufete instalado no arraial popular, a realizar este ano no dia 11 de Novembro.

Encontro de Cantares Alentejanos
Uma iniciativa anual, promovida no decurso do mês de Junho pelo Grupo Coral e Etnográfico "Amigos do Alentejo", evento que colhe o apoio da Junta de Freguesia.




Gastronomia
Lulas Grelhadas
Ingredientes:
·         1 kg de lula limpa(s)
·         40 ml de suco de limão
·         100 ml de azeite de oliva
·         2 dente(s) de alho picado(s)
·         quanto baste de salsinha picada(s)
·         quanto baste de sal
·         quanto baste de pimenta-do-reino branca
Preparação:
1.  Misture em uma tigela o azeite e o suco de limão e mergulhe as lulas neste líquido, untando-as bem.
2.   Aqueça bem uma grelha e coloque em cima as lulas, deixe dourar dos dois lados e regue-as de vez em quando com o molho de azeite e limão.
3.   Tempere com sal e pimenta-do-reino branca no momento de servir.
Salpique por cima o alho e a salsinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário