quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SAPARDOS









REGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO       MINHO LIMA
DISTRITO             VIANA DO CASTELO
CIDADE                VILA NOVA DE CERVEIRA
FREGUEISA                  Sapardos


Sapardos é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Cerveira, com 6,44 km² de área e 389 habitantes (2001). Densidade: 60,4 hab/km².
Os limites de Sapardos estão estabelecidos da seguinte forma: a norte as freguesias de Cornes e de São Julião, a sul as freguesias de Mentrestido e Rubiães, a nascente a freguesia de Cossourado e a poente a freguesia Candemil e Gondar. Sapardos, como se verifica, faz limites com dois concelhos, a saber: Paredes de Coura, através das freguesias de Cossourado e de Rubiães e com o concelho de Valença, através da freguesia de São Julião.












«Em 1258, é citada na lista das igrejas do bispado de Tui, situadas no território de Entre Lima e Minho, que foi elaborada por ocasião das Inquirições desse ano. Em 1320, estava enquadrada no arcediagado de Cerveira e na relação dos benefícios pertencentes ao bispado de Tui no território de Entre Lima e Minho.
Nesse ano, foi lhe aplicada uma taxa de 80 libras.
Quando, em princípios do século XVI, as freguesias de Entre Lima e Minho, da comarca eclesiástica de Valença, foram incorporadas na diocese de Braga, D. Diogo de Sousa mandou que as avaliassem.















O seu rendimento era então de 74 réis e 8 pretos. Situava-se em Vila Nova.
Em 1546, na avaliação das mesmas freguesias de Entre Lima e Minho, mandada efectuar pelo arcebispo primaz, D. Manuel de Sousa, São Miguel de Sapardos rendia 40 mil réis.
O Censual de D. Frei Baltasar Limpo, na cópia de 1580, que o Padre Avelino J. da Costa utilizou na elaboração do seu livro "A Comarca Eclesiástica de Valença do Minho", refere que São Miguel de Sapardos pertencia por inteiro ao arcebispo e a alguns padroeiros. Anotou-se ainda no Censual de D. Frei Baltasar Limpo que esta igreja era da apresentação de padroeiros, sem contudo, os nomear. Acrescenta neste mesmo documento que, no livro de visitações, o vigário esclarecera que é da apresentação de padroeiros leigos, lavradores da freguesia", sendo um terço do padroado real, outro da mesa arcebispal, e o último dos referidos padroeiros.

Segundo o Padre António Carvalho da Costa, depois do abade Gaspar Pereira, que deixou a apresentação da abadia a um sobrinho, esta passou aos Oliveiras de Ponte de Lima.
Em termos administrativos fez parte, em 1839, da comarca de Monção e, em 1852, da de Valença. Anexada em 1895, pelo decreto de 12 de Julho, a este concelho, voltou a Vila Nova de Cerveira com a sua restauração em 1898, feita por torça do decreto de 13 de Janeiro deste ano.»

Gastronomia
Rojoada


Ingredientes:
·         1,2 kg de carne de porco (lombo ou barriga)
·         sal
·         pimenta
·         4 colheres (sopa) de banha
·         2 dentes de alho
·         900 gr de batatas
·         1 molho de grelos
Modo de Preparo:
  1. Corte a carne aos cubos e tempere com sal e pimenta.
  2.  Deixe tomar gosto durante alguns minutos.
  3. Coloque a banha numa caçarola e leve ao lume para derreter.
  4. Junte os pedaços de carne e aloure ligeiramente de ambos os lados, durante cerca de 20 minutos.
  5. Nos 5 minutos finais, adicione os alhos inteiros.
  6.  Entretanto, coza as batatas com a pele em água temperada com sal, durante cerca de 20 minutos.
  7. Coza também as pontas dos grelos em água fervente e sal, por 5 minutos.
  8. Depois da carne cozinhada, envolva as batatas descascadas e os grelos no mesmo preparado e transfira tudo para uma travessa.
  9. Regue com o molho e sirva de imediato.


Dicas:
·         Junte ao molho da carne 2 folhas de louro partidas.
Saiba que para evitar os maus cheiros durante a cozedura dos grelos, deverá colocar ao lado um recipiente com vinagre a ferver.

Um comentário: