segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Águas Vivas ( Augas Bibas )

REGIÃO                NORTE
SUB  REGIÃO                 TRAS-OS-MONTES
DISTRITO             BRAGANÇA
CIDADE                 MIRANDA DOURO
FREGUESIA Águas Vivas ( Augas Bibas )

Águas Vivas, ou Augas Bibas em mirandês, é a mais recente freguesia do concelho de Miranda do Douro e de todo o Planalto Mirandês. Foi criada em 12 de Julho de 2001 por desmembramento da vizinha freguesia de Palaçoulo. Está situada na parte sul do concelho de Bragança, ocupando um pequeno espaço a norte de Palaçoulo e a sul do vizinho município de Vimioso, que nessa área entra com toda a «força» pelo concelho de Miranda do Douro. Dista cerca de vinte quilómetros da freguesia-sede. O povoamento da freguesia parece remontar a épocas recuadas da história do Homem. A integração em Palaçoulo ao longo dos séculos dificulta, naturalmente, que se possa saber mais sobre a história de Águas Vivias. Ainda assim, dir-se-á que a abundância de água que circula por aqui terá contribuído para a fixação populacional na área onde é hoje a freguesia Águas Vivas. Aliás, o invulgar topónimo deve-se às numerosas nascentes de água que surgem à superfície. Na primeira metade de século XX, Águas Vivas, graças à exploração mineira do volfrâmio, também chamado tungsténio, tornou-se um importante local desta actividade mineira no nordeste transmontano.
Veio então muita gente para esta zona, em busca do trabalho que ia rareando. A decisão de criar a freguesia deveu-se devido ao desenvolvimento alcançado pelo lugar de Águas Vivas. O projecto-lei número 305 VIII foi debatido na sessão plenária de 19 de Julho de 2001 e aprovado nesse mesmo dia por unanimidade. Muita gente de Águas Vivas acorreu a Lisboa nesse dia, para ver «in loco» a sessão da Assembleia da República e para festejar com a decisão tomada.


Uma aspiração antiga que já tinha, pelo menos, três anos de existência. «Srs. Deputados, vamos proceder à votação, na generalidade, do texto de substituição, apresentado pela Comissão de Administração e Ordenamento do Território, Poder Local e Ambiente, relativo ao projecto de lei n.º 305/VIII - Criação da freguesia de Águas Vivas, no concelho de Miranda do Douro (PSD). (…) Com a criação da freguesia de Águas Vivas concretiza-se, finalmente, não apenas um desejo, reiteradas vezes expresso pelas suas gentes como também se dá visibilidade ao esforço e ao sentido de progresso de uma população laboriosa, franca e honesta que se não resigna perante os desafios da vida. Este novo estatuto comporta novas responsabilidades e acrescidos desafios, que, não temos dúvidas, serão plenamente respondidos pela audácia e pela abnegação das gentes de Águas Vivas.
Uma palavra de reconhecimento pelo sentido de solidariedade e de companheirismo demonstrado pelas populações de Palaçoulo, que, com a mais explícita generosidade, deram um contributo indispensável para que os seus vizinhos de Águas Vivas pudessem concretizar este o desejo de autonomia. Estamos certos que estes laços de boa vizinhança, de respeito mútuo e de estreita colaboração entre estas duas povoações, até aqui interdependentes, vai prosseguir numa estreita de dignificação que orgulhará toda a população de Terras de Miranda e do Nordeste Transmontano. Finalmente, a justa e devida invocação da disponibilidade da câmara municipal e da assembleia municipal, que deram a sua imprescindível contribuição para que a ânsia das populações de Águas Vivas se concretizasse. Justo é ainda reconhecer o particular empenho do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, que porfiou para contornar os obstáculos que se depararam na materialização deste processo.
 Parabéns, pois, à população de Águas Vivas e que nunca lhes falte o alento, o sentido empreendedor e a ambição para construírem uma freguesia progressiva, onde os níveis de qualidade de vida e de bem-estar a todos possam enobrecer e orgulhar. Os Deputados do PSD, Adão Silva - Miguel Miranda.» No que diz respeito ao património edificado, termos a Igreja Paroquial de Santa Catarina, a Capela de S. Sebastião, duas fontes de mergulho e um cruzeiro. A Igreja Matriz é um templo de agradável traça exterior. A fachada termina com uma sineira, colocada no centro daquela. Água Vivas é, também, um Centro Rural, onde o homem coabita em perfeita harmonia com o meio ambiente. O desenvolvimento não tem afectado essa realidade e a prova disso mesmo está na agricultura biológica, que começa a ter um lugar de destaque. O considerável número de gado bovino mirandês assim o demonstra.


Gastronomia
PRESUNTO

Ingredientes:


1 Lacão de porco com 3 a 4 kg
Sal grosso (6-7 pacotes de kg)
Pimenta
Alho
Louro
Colorau
Vinagre
Azeite

Modo de Preparo:

1.   Compre um lacão de porco, que é aquela parte redonda grande que sai da perna e de onde se fazem as bifanas.
2.   Nalguns locais chamam-lhe "bola".
3.   Esmague no almofariz os alhos (ou use massa de alho) com a pimenta e o louro com um pouco de vinagre. Lave o lacão em água fria para remover todo o sangue, seque-o com um pano e barre com a massa de tempêros, esfregando.
4.   Deixe por 24 horas.
5.   No dia seguinte despeje 2 ou 3 pacotes de sal num saco de plástico forte, num alguidar que possa perfurar ou outro recipiente perfurável qualquer, meta o lacão e cubra-o por cima e todo à volta com o restante sal.
6.   É muito importante que não fique qualquer vestígio de carne descoberta e que o saco ou recipiente possa deixar escorrer o líquido que se vai formar durante a curtimenta do presunto.
7.   Deixe assim por 15-17 dias.
8.   Retire o presunto do sal e ponha-o de molho em água fria durante 24 horas, mudando a água 2 vezes.
9.   Seque cuidadosamente o presunto, faça uma massa ligeira com colorau e azeite e barre toda superfície do presunto.
10.               Faça um buraco numa extremidade, passe uma corda previamente embebida em colorau e azeite e ponha a secar por um ou dois dias em local ensolarado.
11.               Passe depois para a sombra e espere 15 dias antes de abrir para homogeneizar a quantidade de sal no interior.

Nota:

Se vive no campo e tem chaminé ou sítio onde possa defumar o presunto, o momento de fazê-lo é a seguir ao banho, depois do sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário