quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

JOÃO DE DEUS RAMOS - 1830-1896

João de Deus Ramos - Concluiu o curso de direito em Coimbra.

Nuno Catharino Cardoso escreveu sobre ele: "Lírico inspiradíssimo,
algumas das poesias de João de Deus, figuram entre as mais belas da língua portuguesa.

O "Campo de Flores" é o maior monumento lírico que poetas portugueses têm construído".

 Camilo Castelo Branco assim se manifestou sobre ele: "João de Deus não tem escola. É ele".

Popularíssimo, sua poesia é de uma suavidade rara.
 
O      soneto abaixo está incluído no seu imortal poema "A Vida":
 
Foi-se-me pouco a pouco amortecendo
a luz que nesta vida me guiava,
 olhos fitos na qual até contava
 ir os degraus do túmulo descendo.
 
Em se ela anuviando, em a não vendo,
 já se me a luz de tudo anuviava;
 despontava ela apenas, despontava
logo em minha alma a luz que ia perdendo.
 
  Alma gêmea da minha, ingênua e pura
 como os anjos do céu (se o não sonharam...)
quis mostrar-me que o bem, bem pouco dura!
 
  Não sei se me voou, se m'a levaram;
nem saiba eu nunca a minha desventura
contar aos que ainda em vida não choraram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário