domingo, 5 de dezembro de 2010

AGUARDA DE CIMA

 

REGIÃO               CENTRO
SUB  REGIÃO       BAIXO VOUGA
DISTRITO             AVEIRO
CIDADE                AGUEDA
FREGUESIA      Aguada de Cima
Aguada de Cima é uma vila e sede de freguesia com o mesmo nome, pertencente ao concelho de Águeda, distrito de Aveiro. A freguesia de Aguada de Cima situa-se na zona sul do Concelho, sendo grande parte do seu território constituído por uma zona plana com forte densidade populacional e uma zona de serra menos populosa.
Além de Aguada de Cima, fazem parte da freguesia os seguintes lugares: Aguadalte, Almas da Areosa, Bustelo, Cabeço Grande, Cabeço da Igreja, Cabeço de Lama, Cadaval, Canavai, Carvalhitos, Corsa, Engenho, Forcada, Formigueiro, Forno, Garrido, Ilha, Ínsua, Miragaia, Monte Verde, Pisão, Pisão da Forcada, Outeiro, Passadouro, Póvoa de Baixo, Póvoa de S. Domingos, Póvoa do Teso, Póvoa de Vale Trigo, S. Martinho, Seixo, Teso, Vale Grande e Vale do Lobo.
 
Aguada de Cima foi sede de concelho até 1834, data em que foi englobada no então criado concelho de Águeda. Foi recriada como concelho em 17-07-1835 até 31-12-1836, quando foi definitivamente extinta como concelho.
 
É centenária a sua história, aparecendo já mencionada “Aqualata” no ano de 132 A.C. Aparece mencionada numa doação ao Mosteiro do Lorvão, no ano de 961, com o nome da sua padroeira, S.ª Eulália.
Relativamente ao património histórico-arquitectónico da freguesia, destaque para o seguinte:

 
Pelourinho: como se verifica nos fragmentos que estão no museu de Santa Joana em Aveiro, e outros na posse de particulares da freguesia, tinha o emblema universitário. O Foral Manuelino data de 1514.
. Igreja Matriz: (reconstrução de 1711, data gravada, dá o ano médio da reconstrução), – escultura de mérito é a imagem da Virgem e do Menino de calcário e de oficina coimbrã da primeira metade de séc. XV. Do mesmo séc. é a imagem de Sta. Luzia. Colunas em talha torcidas e de parras, ao meio pilastras misuladas com crianças atlantes. Excepcional é o púlpito, tratado em calcário ançanense, do séc. XVIII.
Capela das Almas da Areosa: constitui um ex-libris turístico e religioso. A capela das Almas da Areosa, no sítio da Areosa, levanta-se a cerca de um quilómetro para sudoeste do núcleo da freguesia, rodeada de velhas árvores e em cujo terreiro se faz feira mensal. As paredes são espessas para suportarem a abobada, as cantarias no grés regional de tonalidade branca. O corpo octogonal é acrescido de capela-mor rectangular. Cobre o octógono de oito panos, separados nos ângulos por cintas que se erguem das pilastras inferiores. Tanto o retábulo principal como os dois laterais pertencem à segunda metade de século XVIII.
 


Gastronomia

ARROZ DOCE
Ingredientes
  • 1/2 litro de agua
  • 150gramas de margarina
  • 2paus de canela
  • casca de 1 limao
  • 12 colheres de sopa de açucar amarelo
  • 1litro de leite quente
  • 1 chavena de chá de "Arroz Saludães Doce"
  • 6 gemas de ovos frescos
  • canela em pó 
  •  creme de ovos moles
  •  sal q.b.
  •  aroma de menta 8 gotas
Modo de Preparo
1.   Leve ao lume um tacho com a água, o sal, a casca de limão, a margarina e o pau de canela.
2.   Quando a margarina estiver derretida, deite o arroz e deixe ferver ate absorver toda a água.
3.   De seguida deite o leite.
4.   Deve continuar a ferver até o arroz ficar bem cozido,mas inteiro.
5.   Junte o açucar, misture bem e ferva mais 5 minutos.
6.    Retire a casca de limão e os paus de canela.
7.   Parta os ovos e bata as gemas numa tigela, misturando colheradas de arroz e mexendo bem para os ovos não esfiaparem.
8.   Não se esqueça de colocar as gotas do aroma de menta.
9.   Deite a mistura num tacho e acenda o lume,mantendo-o brando para os ovos engrossarem.
10.               Não deixe levantar fervura para não talhar, tendo o cuidado de mexer sempre.
11.               Deite numa travessa e depois de ja estar frio coloque por cima creme de ovos ou polvilhe com canela.sirva.





2 comentários: