quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ÁGUA LONGA


REGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO       GRANDE PORTO
DISTRITO             PORTO
CIDADE                SANTO TIRSO
FREGUESIA Água Longa
A Freguesia de S.Julião de Água Longa é uma das maiores do Concelho de Santo Tirso , situada no seu extremo sul , pertence ao Distrito , diocese e Região Militar do Porto .
Goza de uma excelente localização Geográfica(dista 10 km da sede de concelho , e cerca de 11 da cidade do Porto) , possuindo excelentes acessibilidades (A41 .Porto ,Paços de Ferreira , Maia etc ; EN 105 , Porto - Guimarães ; EN 318 , Água longa - Vila do Conde ) , é banhada pelo Rio Leça que a atravessa de Nascente a Poente .

Terra de tradições e costumes , onde a fé e as tradições religiosas ocupam  um lugar relevante no que respeita á vida social de suas gentes , tem um forte sentido de comunidade , sendo disso exemplo as várias associações , grupos existentes na Freguesia (Rancho Folclórico , Clube de Caçadores , Agrupamento de Escuteiros , Clube Desportivo , Grupo de Columbófilia )










Gastronomia
Corta-se  o lombo aos bocados, do tamanho da palma da mão. Tira-se a parte interior do lombo (uma pele clara), tempera-se com os dentes de alho picados, o sal, o louro, a malagueta, a água e o vinho. Envolve-se tudo. Fica temperado durante oito dias e mexe-se todos os dias com uma colher de pau. Corta-se a tripa, de porco grossa, em bocados de vinte centímetros. Ata-se um dos lados com fio de algodão, vira-se a tripa e enche-se com o preparado, apertando para ligar. Ata-se a parte de cima com o fio, faz-se uma argola e põe-se no fumeiro.
Corta-se a carne aos bocados, para um alguidar de barro. Tempera-se com sal, os dentes de alho, o vinho, a água, o louro, a malagueta, as laranjas cortadas aos bocados com casca, o pimentão e o colorau. Envolve-se tudo e alisa-se a superfície. Mexe-se todos os dias, com uma colher de pau. No fim de oito dias, enchem-se as tripas de porco, deixando de lado as rodelas da laranja, aperta-se a massa para ligar e picam-se com uma agulha para sair o ar. O processo de atar é igual ao dos outros enchidos. Passam-se por água e vão ao fumeiro cerca de dez dias. Antes de encher, as tripas são lavadas, esfregadas com limões e aguardente e ficam assim temperadas de um dia para o outro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário