sábado, 18 de dezembro de 2010

NARCISO DE LACERDA - 1858-1913

Narciso de Lacerda -  Veio muito cedo para o Brasil, onde se alistou no Exército Brasileiro;
mas, aos 17 anos voltou para Portugal, quando passou a ocupar cargos do serviço público.

Recebeu, como poeta, os elogios de Camilo, João de Deus e Silva Pinto.

 Foi excelente sonetista, como se vê:
 
Se creio em ti, meu Deus! Pois quem há posto
lumes no céu e rosas na campina,
 na pedra o musgo, a relva na colina
 e a fé nas almas cheias de desgosto?
 
Se creio em ti! Pois quem há dado ao rosto
da mulher dois faróis de luz divina
e à rocha a gota de água cristalina
e a sombra aos dias cálidos de Agosto?
 
Se creio em ti, meu Deus!... Quando eu, outrora,
 quis meus olhos cerrar à luz da aurora,
 por que não visse pelo ar disperso
 
tanto sonho de amor, que em vão sonhara,
 lembrei-me, então, de quanto me ensinara
 a voz de minha mãe, junto ao meu berço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário