sábado, 25 de dezembro de 2010

QUIRAS - VINHAIS

REGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO       TRAS-OS-MONTES
DISTRITO             BRAGANÇA
CIDADE                VINHAIS
FREGUESIA                  Quirás



QUIRÁS - Dista 17 quilómetros da sede do concelho e está situada a Este da margem esquer­da do rio Mente e a Oeste da margem direi­ta do rio Rabaçal. Compreende os lugares de Cisterna. Edroso. Quirás e Vilarinho. A superfície desta freguesia tem uma área de 27,19 quilómetros quadrados.
De certos pontos da freguesia e seus ar­redores domina-se grande parte do vale do Rabaçal quase ale à sua confluência com o Tuela, em plena "terra quente". Para os la­dos da raia, espraia-se uma extensa região planáltica, agro-pastoril, de terrenos aver­melhados e leríeis. São as chamadas "terras da Lomba", relativamente ricas de chãs de armentio e amplos afolhamentos de centeio. Não admira que o espírito do homem trans­montano seja de natureza desafrontada.

O desafogo dos horizontes assim o faz, logo à nascença.  José Leite de Vasconcelos, aten­dendo à geografia e etnografia do concelho de Vinhais, dividiu-o em quatro territórios secundários: De-Além-Do-Rio, Terra Fria, Terra Quente e Lomba. Segundo o "pai" da Etnografia Portuguesa, a "Lomba é consti­tuída pelo extremo ocidental do actual con­celho, entre os rios Mente e Rabaçal. res­pectivamente ao poente e nascente, forman­do entre eles unia alongada lomba, onde fi­cam as freguesias de Quiraz. Vilar Seco, Edral, Vilar de Lomba e S. Jumil. formando parte da Terra Fria. A sua separação geo­gráfica é nítida até porque não se nota a in­clusão no termo antigo de Vinhais, o o que, com mais, leva a considerar a possibilidade de ter havido a Terra (administrativa) da Lomba entre as de Vinhais e de Monforte, determinando a existência como concelho ã parte de Vilar Seco de Lomba.











Em 1839, Quirás pertencia ainda ao concelho de Vilar Seco de Lomba: em 1852 ao concelho de Santalha. extinto em 31 de Dezembro de 1853. Passou então a integrar o de Vinhais, voltando em 1864 ao de Santalha, durante uma efémera restauração. Foi abadia da apresentação da mitra.











A origem do topónimo principal desta freguesia é antroponímica. Encontra-se no nome pessoal greco-latino Quiriacus, por intermédio do seu patronímico, segundo a série fonética documentada em vários do­cumentos do "Portugaliae Monumenta Histórica": Quiriaquici, Quiriaquici. Quiriazi. Quiraz. A origem da povoação es­tará numa propriedade rústica, uma "villa". de um filho de certo Quiriacus. A filiação, porém, greco-lalina do nome pessoal, não abona uma ascendência de tal "villa" à épo­ca romana, visto que cie era muito usado até ao século XII. e especialmente no X, pelo que, presumivelmente, a propriedade rural de que se originou o lugar remonta à época da reconquista e repovoamento, após a segunda metade do século IX.
Nesta região não faltavam vestígios arqueológicos, topónimos e lendas que revelam a presença de diversas populações ao longo dos séculos: O Castrilhão, os Fragões, os sítios do Couço, da Malhadinha e do Porto Antigo, na sede da freguesia, o Cabeço da Vela e a Fraga dos Mouros, em Edroso. a Lama da Porca c o Alto do Facho, em Vilarinho. e a Fonte da Moura c o castro de Souane, em Cisterna. No castro de Souane. cujas origens remontam ao Período Neolítico, foi encontrado um machado de pedra polida que foi posteriormente depositado no Museu Abade de Baçal. liste local é de grande valor arqueológico.
A muralha, parcialmente destruída por volta de 1970. Para aproveitamento de pedra na construção da estrada de acesso à aldeia, é ainda visível em todo o seu perímetro. No centro do recinto castrejo existe uma cisterna com nas­cente própria que nunca chega a secar. Para além do próprio nome da povoação que nas­ceu a oeste do castro, a importância desta cisterna está patente na suposição alimenta­da desde tempos remotos de que no fundo do poço existiria um tesouro, deixado pêlos mouros na eminência da derrota infligida pêlos cristãos do castro de Sania Rufina.
Há uma lenda contando que, sendo a vi­la de Souane habitados peos mouros, se da­vam constantes recontros com os cristãos de Santa Rufina, do outro lado do Rabaçal. Não havendo um vencedor claro desses combates, os cristãos juntaram todo o gado da região e, alando archotes nos animais, simularam, de noite, um grande exército a marchar sobre Souane. Os árabes fugiram precipitadamente, abandonando para sem­pre o local, ficando apenas, nos fraguedos do Pendão, a formosa e lendária moura Souane. envolvida por um eterno encanta­mento. Mas não foi só a bela Souane que os mouros deixaram para trás, pois, como já se viu. deixaram também o fabuloso tesouro que ainda se encontra no fundo do poço.
Gastronomia
RABANADAS
INGREDIENTES
·         3 pães franceses dormidos
·         2 xícaras de chá de leite
·         1/2 xícara de chá de açúcar
·         1/2 lata de leite condensado
·         Óleo ( quanto necessário para fritar)
·         2 colheres de sopa de canela em pó
·         3 ovos
MODO DE PREPARO
1.  Corte os pães em fatias e reserve
2.  Coloque o leite e o leite condensado numa tigela e mexa em com uma colher
3.  Reserve
4.  Coloque os ovos numa outra tigela e bata com um garfo até ficar homogêneo
5.  Coloque o óleo numa panela média leve ao fogo alto para esquentar
6.  Coloque algumas fatias de pão dentro da tigela com leite e deixe encharcar por 1 minuto de cada lado
7.  Retire os pães do leite e coloque sobre uma peneira para pingar o excesso de líquido
8.  Retire as fatias da peneira, passe pelo ovo batido e frite imediatamente
9.  Frite as fatias por 2 minutos de cada lado, ou até que comecem a dourar
10.           Repita a operação com cada fatia
11.           Retire os pães com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente
12.           Reserve
13.           Se o óleo começar a ficar muito sujo, passe por uma peneira forrada com um pano limpo ou com algodão
14.           Coloque o açúcar e a canela num prato e misture
15.           Envolva cada fatia pela mistura
16.           Sirva a seguir


Nenhum comentário:

Postar um comentário