terça-feira, 17 de maio de 2011

FREGUESIA QUINTA DO ANJO

rEGIÃO               LISBOA
SUB  REGIÃO   PENINSULA DE SETUBAL
DISTRITO         SETUBAL
CIDADE           PALMELA
Freguesia Quinta Do  Anjo


Ordenação heráldica do brasão e bandeiraPublicada no Diário da República, III Série de 03/12/1994
O brasão de Quinta do Anjo é constituído por um escudo de ouro, um anjo de carnação, vestido e alado de azul, empunhando na mão direita uma espada de prata, com cabo vermelho, acompanhada nos cantões do chefe de duas cruzes de Santiago de vermelho e em ponta de um vaso campaniforme do mesmo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda de negro, em maiúsculas : “ QUINTA DO ANJO - PALMELA “.
Bandeira - De azul, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.



História
A Freguesia de Quinta do Anjo é uma das cinco Freguesias do Concelho de Palmela.
Elevada, no âmbito da organização administrativa do Estado Português, ao Estatuto de Freguesia em 10 de Fevereiro de 1928, tem uma área de cerca de 52 km2, contando com uma população que se estima em cerca de 9.500 habitantes.

A Freguesia de Quinta do Anjo possui uma dimensão rural e de indústrias transformadoras relacionadas com este sector primário - particularmente a queijaria e a vinicultura - de grande importância económica e cultural tanto para a Freguesia como para toda a Região.

A par deste sector, coexiste uma industrialização crescente que coloca a Freguesia da Quinta do Anjo como a Freguesia que maior peso representa para o PIB Nacional onde, naturalmente, a Autoeuropa tem um papel predominante.

Contudo, muitas outras actividades industriais têm procurado sediar-se na Freguesia contribuindo, assim, para a coexistência entre as actividades industrial e rural.

O crescimento industrial por um lado e a manutenção de padrões de qualidade de vida, nomeadamente ambientais, têm atraído à Freguesia de Quinta do Anjo novos projectos urbanísticos que, naturalmente, têm contribuído para o crescimento demográfico da nossa Freguesia.







Sede de


Sede da freguesia com o mesmo nome é um importante pólo
 de desenvolvimento do Concelho de Palmela. Na sua área situa-se um conjunto de empreendimentos industriais de grande dimensão e mantém-se, ao mesmo tempo, uma tradição rural de elevada expressão na produção de vinho, queijo de ovelha (Queijo de Azeitão) e doces regionais.
Aqui ficam alguns locais a visitar.

Centro da aldeia
O Largo da Igreja e da Sociedade de Instrução Musical são o centro social da aldeia, onde decorrem os grandes eventos e festas locais. Na Quinta do Anjo a devoção religiosa é muito grande sendo celebrada ininterruptamente, desde 1756, a Festa de Todos os Santos, a 1 de Novembro, como agradecimento pela salvação da localidade aos estragos do terramoto do ano anterior.

A Sociedade de Instrução Musical é um pólo de cultural, de formação musical e cívica desde a sua fundação, em 1921, sendo de salientar a beleza da sua sede em estilo romântico.







Aldeia dos Bacelos
A parte mais antiga da Quinta do Anjo, provavelmente com ocupação desde a pré-história, é composta por núcleos de casas baixas, com pátios onde tradicionalmente se guarda o gado ovino e caprino e onde se situam algumas das queijarias. O seu nome provém da enorme quantidade de vinhas que circundavam as habitações e que, noutros tempos, constituíam a par do pastoreio a única forma de subsistência das populações locais.
Quinta da Fonte do Anjo
Diz a lenda que a fonte existente nesta quinta foi protegida por "um anjo bom armado de espada, portanto S. Miguel", da tentativa de envenenamento pelas forças do mal salvando, assim, as populações que dela viviam. A imagem de pedra e cal que lá existia do anjo armado de espada pisando o dragão esboroou-se em 1985, estando a própria fonte quase seca devido ao abaixamento dos níveis freáticos.
A Quinta do Anjo acabou por dar o nome a toda povoação que se desenvolveu ao seu redor.


Moínhos


No alto da Serra do Louro erguem-se os moinhos de vento que, num passado não muito distante, constituíam uma importante indústria de transformação de cereais. A força do vento embate nas velas abertas, fazendo rodar um eixo, que por sua vez transmite a rotação a uma pedra calcária que roda sobre uma outra fixa. Estas pedras, denominadas "mós", recebem entre elas os grãos de cereal, transformando-o em farinha.

Sepulturas coletivas pré-históricas
Um dos mais importantes vestígios da pré-história é um conjunto de quatro grutas artificiais, escavadas na rocha, que serviram de sepulcro colectivo para os povos da região durante cerca de 1000 anos no Período Calcolítico (Idade do Cobre). O morto era colocado – na posição fetal, acompanhado de um conjunto de cerimoniais e oferendas – dentro da sepultura que, pela sua configuração, imitava um ventre materno, simbolizando este acto um voltar à origem da vida e um tributo à fertilidade.

Igreja 
 

Biblioteca


A Biblioteca Municipal de Quinta do Anjo foi o último serviço a ser integrado na Rede, a 7 de Dezembro de 2001.
Apresenta uma área de 170 m2




Registo e licenciamento
Cães entre 3 e 6 meses de idade

Os detentores são obrigados a proceder ao registo e licenciamento na Junta de Freguesia da área do seu domicílio ou sede.

A detenção, posse e circulação de cães carece de licença, a ser requerida na Junta de Freguesia, aquando do registo do animal e deve ser renovada anualmente.

As licenças são emitidas mediante apresentação dos seguintes documentos:
>Boletim sanitário de cães;
>Prova de identificação electrónica, comprovada pela etiqueta com o número de identificação;
>Prova da realização dos actos de profilaxia médica declarados obrigatórios para esse ano, com provada pelas respectivas vinhetas oficiais, ou atestado de isenção dos actos de profilaxia médica emitida por médico veterinário;
>Exibição da carta de caçador actualizada, no caso dos cães de caça;
>Declaração dos bens a guardar, assinada pelo detentor ou pelos seus representantes, no caso dos cães de guarda.
>Os detentores de cães perigosos ou potencialmente perigosos têm que ser maiores de idade e devem entregar ainda a seguinte documentação:
- Termo de responsabilidade, em conformidade, com o anexo ao Decreto-Lei Nº.312/2003, de 17 de Dezembro, onde o detentor declara:O tipo de condições do alojamento do animal;
Quais as medidas de segurança que estão implementadas;
Historial de agressividade do animal em causa;
- Registo criminal do qual resulte não ter sido o detentor condenado, por sen­tença transitada em julgado, por crime contra a vida ou a integridade física, contra a saúde pública ou contra a paz pública;
- Atestado de capacidade física e psíquica para detenção de cães perigosos ou potencialmente perigosos;
- Documento que certifique a formalização de um seguro de responsabilidade civil;
- Documento que comprove a esterilização.

Capela de São Gonçalo

A Capela de São Gonçalo, situada no lugar de Cabanas, freguesia de Quinta do Anjo (Portugal), constitui um pequeno templo de romaria, século XVI, de planta octogonal e alpendrada hipostila - só há no país mais dois do género: em Tomar e em Janas (Sintra).

Ligada ao culto da protecção do gado (?), foi mandada edificar pelos Marqueses de Minas, antigos proprietários da Quinta da Torre. Está classificada como Imóvel de Interesse Municipal pelo DGEMN desde 2002.





As quatro grutas artificiais da Quinta do Anjo são monumentos funerários de características únicas, integráveis no Neolítico Final (há cerca de 4500 anos) e que continuaram a ser utilizadas como locais de enterramento colectivo durante a Idade do Cobre.

 Foram escavadas na rocha formando compartimentos de tendência circular, aos quais se acede por um corredor e por uma antecâmara.






Cabanas

Cabanas é uma pequena aldeia pertencente à freguesia de Quinta do Anjo e ao Concelho de Palmela.

Destaca-se sobretudo pela indústria, pois é aqui que se situa a zona industrial de Palmela. Fábricas importantes na indústria nacional e internacional, como a AutoEuropa e a Coca-Cola marcam presença nesta zona.



Lombo de Porco com Legumes
Ingredientes:
1,250kg de lombo de porco
3c. (sopa) de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1 cháv. de vinho branco
100g de tomate picado
1 pedaço de aipo
sal e pimenta
5c. (sopa) de natas
1 cabeça de nabo
2 cenouras
250g de cebolinhas
A parte branca de 2 alhos franceses
8 grãos de pimenta

Modo de Preparo:
1.  Aloure o lombo numa caçarola com o azeite, virando-o várias vezes.
2.  Junte a cebola e os dentes de alho tudo picado.
3.   Regue com o vinho e adicione o tomate e o aipo aos pedacinhos.
4.  Tempere com sal e pimenta, tape a caçarola e cozinhe em lume brando durante cerca de ½ hora.
5.   Regue com as natas e apure o molho.
6.   Descasque os legumes e corte o nabo e as cenouras aos pedacinhos.
7.  Descasque as cebolas e deixe-as inteiras.
8.  Corte o alho francês às rodelas.
9.  Coza os legumes al dente em água fervente temperada com sal e os grãos de pimenta.
10.             Escorra, junte à carne e acabe de cozinhar.
11.              Deixe a carne repousar durante 15 minutos.
12.              Corte-a às fatias e sirva com os legumes.














Nenhum comentário:

Postar um comentário