terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LAGOA - MACEDO DE CAVALEIROS


A antiga freguesia de S. Marinho de lagoa pertencia em 1839 à comarca de Bragança e em 1852 à de Chacim, Pertencia à freguesia de Izeda que, após extinção em 1855, se anexou à comarca e concelho de Macedo de Cavaleiros. 
O povoamento da região em que Lagoa se insere é antiquíssimo. Tempos antes da nacionalidade, aqui terão vivido suevos, godos e muçulmanos.

 


A vinte e quatro quilómetros da sede do concelho, Lagoa está situada na margem direita do rio Sabor, afluente do Douro. Encontra-se num vale que oferece excelentes paisagens àqueles que visitam a freguesia. Lá em baixo a praia fluvial fornece o necessário lazer e repouso para os turistas e para os seus naturais.
Segundo Américo da Costa, antes portanto de um crescimento urbanístico que nos últimos anos se tem revelado evidente, a freguesia era constituída pelos seguintes lugares: Bairro de Baixo. Bairro de Cima, Barreira, Canto., Carrascal, Castelo., Cruz, Fontão, Fonte Nova, Fundo da Igreja, Nogueiras, Presinha e S. Paio. Uma lista que apesar de não dever ser eliminada de imediato, terá de ser vista com cuidado, já que aquele polígrafo portuense considerava como lugar aquilo que muitas vezes não passava de uma simples rua.

O povoamento da região em que Lagoa se insere é antiquíssimo. Tempos antes da nacionalidade, aqui terão vivido suevos, godos e muçulmanos.



Perto de Lagoa, a caminho do rio Sabor, há algumas ocorrências geológicas interessantes, tais como os Gnaisses de Lagoa, rochas com mais de mil e cem milhões de anos, e a Descontinuidade de Conrad, em que colocando a nossa mão sobre ela, mais de trezentos milhões de anos separam o nosso dedo mindinho do nosso indicador!

Com as invasões bárbaras, era uma grande força organizadora que se iniciava, os tentames do cristianismo que se desenvolveram naquela época sueva e visigótica, responsáveis inclusivamente pela formação de diversas dioceses. Foi em 409, quando povos de origem germânica invadiram a Península Ibérica e, passados dois anos, conquistaram toda a região. O Império Romano em decadência, foi facilmente substituído por um povo guerreiro e pagão que Durante três séculos dominou o futuro território português. É um período rico da história de Portugal, importante na formação do país.












Depois da Reconquista Cristã, veio o repovoamento do território português. Em Lagoa, temos as informações de como tal foi feito. Utilizou-se os incentivos através da instalação de casais, como foi feito amiúde em grande parte do País: "A aldeya que chamam alagoa foy pobrada ora em tempo quando gonçalo medez era juiz de Bragança por Regeenga e por foreira dei Rey e de Bragança e fezerom hy cinquoenta casaaes. E dizem as testemunhas que filhos dalgo e creligos e outros homens rezerom em termo dessa aldeya outros cinquoenta casaes enab herdamento que foI dado para os cinquoenta casaes primeiros.






Lagoa esteve anexa á reitoria de Santo André de Morais até constituir vigariaria independente. Foi durante muito tempo um curato apresentado pelo reitor de Morais, que lhe dava de rendimento anual seis mil réis de cóngrua e o pé de altar. Pertenceu a Izeda até 24 de Outubro de 1855, transitando posteriormente para o concelho de Macedo de Cavaleiros.
 A agricultura e a pecuária são as principais actividades da freguesia, aquelas que desde sempre têm garantido a sobrevivência económica das populações locais. Mas nem só do cultivo vive a população de Lagoa. Com uma população que não tarda muito estará nos mil habitantes, a freguesia diversifica as suas actividades e começa a dedicar-se, também, à indústria. A construção civil, a panificação e a carpintaria são aqui os principais ramos do sector secundário, que garantem alguns postos de trabalho e a satisfação das necessidades mínimas da sua população.
Gastronomia

Peixe do rio no Forno
Ingredientes:

1 ou 2 peixes do rio
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 cebola ás rodelas
2 tomates ás rodelas
100 g de Bacon em quadradinhos ou em fatias
1 kg de batatas aos quartos
sal, pimenta, colorau (paprika)
2 dl de vinho branco
Sumo de 1 limão grande
2 colheres de sopa de azeite
50 g de margarina

Modo de Preparo

  1. Duas horas antes amanhe o peixe e tempere com sal, pimenta e sumo de limão - colocar sumo de limão por dentro na barriga do peixe para tirar o sabor caretristico dos peixes do rio e amolecer as espinhas.
  2. Colocar num tabuleiro grande o tomate e a cebola em rodelas de modo a fazer uma cama para o peixe.
  3. Regar com o azeite, colocar o peixe e em redor as batatas.
  4. Sobre as batatas distribuir o alho, cebola, temperar com um pouco de sal, pimenta, colorau, e vinho.
  5. Sobre o peixe coloque o bacon e colorau.
  6. Dispor sobre o peixe e batatas a margarina aos pedacinhos.
  7. Asse no forno até ficar tostadinho.
  8. Retire e sirva de imediato com salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário