domingo, 23 de janeiro de 2011

FREGUESIA DE JANEIRO DE BAIXO


REGIÃO               CENTRO
SUB  REGIÃO       PINHAL INTERIOR                 
DISTRITO             COIMBRA
CIDADE                POMPILHOSA DA SERRA
FREGUESIA                 Janeiro de Baixo

Janeiro de Baixo é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 40,54 km² de área e 764 habitantes (2001). Densidade: 18,8 hab/km².



A freguesia de Janeiro de Baixo está implantada a sul do concelho, junto ao rio Zêzere, fazendo fronteira com o concelho de Fundão. Janeiro de Baixo faz parte do conjunto das 24 Aldeias do Xisto.
Localidades
Actualmente, além da sede, a freguesia é constituída pelos lugares de: Brejo de Baixo, Brejo de Cima, Casal da Lapa, Esteiro, Janeiro de Baixo, Machialinho, Porto de Vacas, Safra, Souto do Brejo e Vale de Abutre.



Toponímia
Segundo alguns autores, Janeiro deriva da corrupção do nome próprio Januário.




História
Janeiro de Baixo é povoação muito antiga. Existem registos de baptismo, casamento e óbito desde o século XVI. Foi comenda da Ordem de Cristo e pertenceu às comendas do padroado real. Sabe-se que a igreja de São Domingos de Janeiro de Baixo, em 1320-1321, foi taxada em 80 libras para a guerra contra os Mouros, sustentada por D. Dinis. Em 1600 foi avaliada em 100 mil réis.
A apresentação do vigário pertencia ao real padroado, e tinha de renda anual 150 mil réis. Dependia deste vigário o pároco do Orvalho. Em 1757 tinha 117 fogos. Em 1882 deixou de pertencer à diocese da Guarda passando para a de Coimbra e em 1885 passou do concelho de Fajão para o da Pampilhosa da Serra.

 


Central Hidroeléctrica do Esteiro: Esta central está situada no lugar do Esteiro e começou a funcionar em 1943. Aqui é feito o aproveitamento da reserva hídrica da Barragem de Santa Luzia e são produzidos 6.000 W de energia. A água chega a esta central através de 1.5 Km de conduta, onde é turbinada e seguidamente canalizada para o Zêzere.


Igreja Paroquial: O templo está colocado à entrada da povoação. A porta da fachada principal é de verga curva, dominada por uma janela também de verga. Numa porta lateral encontra-se gravada a data - 1878 - ano em que Janeiro de Baixo se agregou ao Apostolado da Oração. A torre, de construção posterior, está adossada ao lado direito do edifício e é rematada pirâmidalmente. Possui dois sinos: um datado de 1928 e obra da Fundação de Sinos A Nova Lusitânia de Ermesinde, de H. S. Jerónimo (Nº 81); outro datado de 1957, feito pela mesma empresa, mas por M. Martins da Silva. No interior sobressaiem os retábulos (mor e colaterais), datados dos séculosXVII / XVIII, de madeira com arcos, colunas trocidas e revestidos de pâmpanos.

Capelas: Além da Igreja Matriz, Janeiro de Baixo possui duas capelas: a do Santo Cristo e a de S. Sebastião. É tradição na freguesia realizar-se um Bodo junto á Capela de S. Sebastião, a 20 de Janeiro de cada ano. A visita Pascal com a recolha do folar e a procissão em louvor do Divino Espirito Santo são outras manifestações da religiosidade dos habitantes desta freguesia.
 Moinho de Água: Situado junto ao Rio Zêzere, com acesso a partir do largo da Igreja, a sua construção é feita no interior de uma rocha que a natureza aí deixou e que o homem soube naturalmente moldar.

Gastronomia

MARANHOS
INGREDIENTES
1 bucho de cabra ou pele sintética
1 limão
500g de perna de cabra
200g de presunto entremeado
100g de chouriço de carne
1 dl de vinho branco
sal e pimenta
200g de arroz
1 dente de alho
1 dl de azeite
1 ramo de hortelã
1 cebola
MODO DE PREPARO
  1. Lave muito bem o bucho e escalde-o em água ferver, mas sem o deixar dentro dela muito tempo.
  2. Raspe-o com uma faca até ficar bem limpo e esfregue com o limão
  3. Corte o bucho em retângulos com 10 cm de largura e 15 de comprimento.
  4. Corte as carnes todas aos bocadinhos muito pequenos e misture o arroz previamente lavado, o azeite, vinho branco, alho, salsa e hortelã bem picados
  5. Tempere com sal e pimenta mas tenha em atenção que o presunto já tem sal
  6. Faça um caldo com os ossos da perna, a cebola e alguma gordura.
  7. Para preparar os maranhos coza com agulha e linha não muito fina, os bocados de bucho, fazendo uns sacos que se recheiam com a mistura das carnes e do arroz, tenha o cuidado de não os encher em demasia pois o arroz vai crescer.
  8. Feche a abertura do saco, cosendo-a também.
  9. Levam-se então os maranhos a cozer no caldo previamente preparado durante cerca de 1 hora.
  10. Espete-os com uma agulha grossa para não rebentarem.
  11. Sirva com couves cozidas, batatas e cenouras.
  12. Os maranhso quando esão cozidoa ficam duros.
NOTA TAMBEM PODE SERVIR COM BATATA FRITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário