terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CAETANO DA COSTA ALEGRE - 1864-1890


Caetano da Costa Alegre - Morreu tuberculoso, quando cursava,
 com Antônio Nobre, Júlio Diniz e José Duro, o 39 ano da Escola Médica do Porto.

Tinha grande desgosto em ser preto. Escreveu um livro, "Versos", 
numa edição de apenas 500 volumes numerados,
 destinando o seu produto à "Caixa de Socorros a Estudantes Pobres".
 
Dele, o soneto "Quando eu morrer" .
 
Não quero! Tenho horror que a sepultura
 mude em vermes meu corpo enregelado.
Se no fogo viveu minha alma pura,
quero, morto, meu corpo calcinado.
 
Depois de ser em cinzas transformado,
 lancem-me ao vento, ao seio da natura...
 Quero viver no espaço ilimitado,
 no mar, na terra, na celeste altura.
 
E talvez no teu seio, ó virgem linda,
tão branco como o seio da virtude,
 eu, feito em cinzas, me introduza ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário