sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FREGUESIA DE NABO

 

REGIÃO               norte
SUB  REGIÃO       trás-os-montes                 
DISTRITO             bragança
CIDADE                vila flor



A freguesia de Nabo situa-se no extremo sul do concelho de Vila flor e no seu limite com o vizinho município de Torre de Moncorvo. Nabo vive paredes-meias com a sede da freguesia, que a rodeia a norte, a ocidente e a oriente. Encontra-se a trezentos metros de altitude.
Estamos em presença de uma freguesia com povoamento claramente pré-Nacional. O habitat de Tapados de Santa Cruz começou a ser povoado na época romana e continuou até à Idade Média. Situa-se numa encosta sobre a ribeira do Arco. À superfície, apareceram bastantes tégulas e cerâmica comum romana, para além de algumas cantarias de granito e escórias de ferro.
No sopé da encosta, encontra-se a pequena Capela de Santa Cruz, também conhecida por Senhora da Conceição. A Atalaia do Alto de Godeiros parece ser de origem medieval. Ainda hoje se podem ver, no local, as respectivas ruínas. Originalmente, a atalaia seria constituída por uma torre quadrangular, com cinco metros de lado
As paredes mantêm ainda cerca de um metro de altura, sendo que o resto, que entretanto ruiu, está no interior da torre que resta. Esta atalaia, mencionada em documentos medievais, está sobranceira ao que terá sido um importante habitat romano e medieva.
Dali podiam as popuações locais controlar o vale da Vilariça, os acessos para Vila Flor e os caminhos para Torre de Moncorvo, Santa Cruz da Vilariça, Baldoeiro ou Santa Marinha. Poderá ou não ter existido um povoado associado a esta atalaia, já que na encosta sudoeste são visíveis vestígios daquilo que terá sido uma linha de muralha. Pala do Conde, em Godeiros, é uma sepultura medieval escavada na rocha, num afloramento xistoso ao lado do antigo caminho de acesso ao vale da Vilariça.
Apresenta no topo uma única sepultura, de forma rectangular, com orientação leste/oeste. A Igreja Paroquial de S. Gens de Nabo é o maior bem patrimonial da freguesia. Com uma frontaria muito interessante (com campanário), destaca-se no interior o altar-mor em talha dourada, tipicamente joanina.
Algumas imagens, de arte popular, têm também algum valor histórico e artístico. Quanto a capelas, destaca-se a da invocação da de Nossa Senhora do Carrasco, à volta da qual circula uma interessante lenda. Quanto à Capela de Santa Cruz, é um pequeno templo, muito simples, cuja fachada termina em empena. Tem um cruzeiro mesmo em frente. As paisagens, por fim, são por si só convidativas para uma visita ao Nabo. « Continuei a subir ao topo do monte conhecido por Godeiros. Do alto de monte tem-se uma bonita visão para o Vale da Vilariça, em direcção à Junqueira ou à Horta da Vilariça.
Também olhando para Norte de vê o Nabo, espreguiçando-se nas suas ruas alongadas.» (Aníbal Gonçalves)dourada, tipicamente joanina. Algumas imagens, de arte popular, têm também algum valor histórico e artístico. Quanto a capelas, destaca-se a da invocação da de Nossa Senhora do Carrasco, à volta da qual circula uma interessante lenda.

Gastronomia
BORREGO ASSADO
Ingredientes

1,5 kg de borrego
batatas novas pequenas
1,5 dl de vinho branco
1,5 dl de azeite virgem
3 dentes de alho
1 cebola
1 colher de sopa de banha
1 folha de louro
1 raminho de salsa
1 colher de sopa de pimentão doce
sal e pimenta

Modo de Preparo
  1. Num almofariz esmague os alhos, o sal, a pimenta e o pimentão doce, juntamente com a banha, um pouco de azeite e um pouco de vinho, até fazer uma papa.
  2. Esfregue o borrego com esta papa, por dentro e por fora.
  3.  Coloque por cima a cebola cortada grosseiramente, a salsa e o louro e deixe assim de um dia para o outro.
  4. Descasque e e lave as batatas e tempere-as com sal.
  5.  Coloque o borrego numa assadeira com os pedaços de cebola e as batatas à volta.
  6. Regue as batatas com bastante azeite.
  7. Leve a assar ao forno bem quente.
  8. De vez em quando regue o assado com vinho e com o próprio molho até ficar pronto.
  9. Acompanhe com arroz de forno e esparregado.

Esparregado : s.m. Guisado de ervas cozidas e picadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário