terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FERNANDO PESSOA - 1888-1935

Fernando Pessoa - Um dos mais importantes chefes do Futurismo em Portugal.
Seu valor, em vida, foi reconhecido, apenas, pelos limitados círculos da boêmia literária lisboeta.

Só começou a ser discutido, mais largamente, depois que publicou o  primeiro e único livro, "Mensagem",
 cuja tônica é uma expressão de nacionalismo místico.
 
É inegável sua influência sobre as novas gerações de poetas, também no Brasil.

Poeta muito original, muito pessoal, escreveu sonetos cheios de angústia e insatisfação, como este, "Súbita mão":
 
Súbita mão de algum fantasma oculto
entre as dobras da noite e do meu sono
 sacode-me e eu acordo, e no abandono
 da noite não enxergo gesto ou vulto.
 
  Mas um terror antigo, que insepulto
trago no coração, como de um trono
desce e se afirma meu senhor e dono
 sem ordem, sem meneio e sem insulto.
 
  E eu sinto a minha vida de repente
presa por uma corda de Inconsciente
a qualquer mão noturna que me guia.
 
  Sinto que sou ninguém, salvo uma sombra
 de um vulto que não vejo e que me assombra,
 e em nada existo como a treva fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário