terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FREGUESIA DE TALHAS



REGIÃO           norte
SUB  REGIÃO   trás-os-montes          
DISTRITO         bragança
CIDADE        Macedo de cavaleiros
FREGUESIA                  Talhas

Brasão: escudo de prata, três talhas de vermelho realçadas de ouro, alinhadas em faixa, entre uma buzina de púrpura, encordada de negro, em chefe e uma ovelha de negro, realçada de prata, em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «TALHAS».
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Talhas - Macedo de Cavaleiros».  Bandeira: vermelha. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.
A freguesia de Talhas é uma das maiores do concelho de Macedo de Cavaleiros no distrito de Bragança. A distância é de cerca de vinte quilómetros.           Está localizada nas proximidades do rio Sabor, abrangendo uma área de 43.6 quilómetros quadrados e apresenta como freguesias limítrofes Lagoa, Morais e Talhinhas.




 O topónimo da freguesia provém do latim vulgar "tinalia" que significa vaso ou talha, no sentido de “vaso grande para líquidos”.
Foi uma freguesia pertencente ao concelho de Bragança e mais tarde ao extinto concelho de Izeda.


 Os vestígios arqueológicos encontrados na área da freguesia apontam para o início do seu povoamento na Idade do Ferro.

 
Do seu património fazem parte a Igreja Matriz e as Capelas do Divino Espírito Santo, da Senhora das Neves, de Santo Amaro e da senhora da Boa Viagem.









São Miguel é o padroeiro da freguesia de Talhas. São Miguel Arcanjo é um dos três Anjos que estão perante o Trono de Deus, sendo descrito no livro do Apocalipse como o chefe dos Exércitos Celestiais Vitoriosos na batalha contra Satanás. Deus enviou S. Miguel para expulsar Lúcifer, que liderou uma rebelião entre os Anjos.

Talhas tem beneficiado de diversos melhoramentos, como por exemplo a construção da rede de abastecimento de água, da rede de saneamento e de uma ETAR. É de referir que a freguesia se encontra integrada no Plano de Desenvolvimento de Aldeias Rurais.

A população de Talhas tem-se mantido relativamente estável ao longo dos dois últimos séculos. De facto, em 1801 contavam-se 376 habitantes e 103 fogos, tendo esse número diminuído ligeiramente em meados desse século para 373 residentes. Após terem sido verificadas algumas oscilações durante o século XX, de acordo com os censos de 2001, o número de habitantes é hoje de 423.


 
 



Gastronomia
Caldo de Cebola

Ingredientes:
Batata
Cebola
Unto
Sal

Modo de Preparo
 
1. Deita-se numa panela bastante batata, duas cebolas grandes para cinco tigelas de caldo e unto de porco que baste.
2. Depois de ferver bastante tempo, esmaga-se tudo com um garfo e fica pronto a servir.

2 comentários:

  1. Estive em Talhas (terra de meu avô), neste mês de outubro. Fiz várias fotos e gostaria de compartilhar com este site. Como devo fazer?
    Murilo Rodrycks

    ResponderExcluir
  2. Maravilha!!!! Parabéns pelo vídeo.

    ResponderExcluir