segunda-feira, 7 de março de 2011

FREGUESIA DE JOVIM

Brasão: escudo de ouro, três cômoros de verde, o do meio mais alto rematado por uma cruz de vermelho e carregado com um coração de ouro, moventes de uma planície ondeada de prata carregada com uma burela ondeada de azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "JOVIM".
Bandeira: verde. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Jovim - Gondomar".
REGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO   GRANDE PORTO
DISTRITO         PORTO
CIDADE            GONDEMAR




FreguesiaJovim

Jovim é uma freguesia portuguesa do concelho de Gondomar. Com uma área total de 7,2 km², é limitada a Sul pelo rio Douro, a Norte e a Oeste pela freguesia de São Cosme e a Este pela freguesia da Foz do Sousa.

Segundo os últimos Census 2001, a sua população residente situava-se em 7104 habitantes. O orago desta freguesia é a Santa Cruz, celebrado no segundo domingo de Setembro.



Jovim é uma freguesia que se distingue essencialmente pela sua ruralidade e que tem como principais actividades económicas a agricultura, a marcenaria e a ourivesaria. Apesar de ainda persistir sobretudo a agricultura familiar de subsistência, a actividade agrícola já não tem a prosperidade que durante muito tempo alí existiu.
 No entanto, ainda hoje várias dezenas de marcenarias e ourivesarias povoam a freguesia, comprovando que a sua economia lhe é extremamente intrínseca. E dizemos ‘ainda’, uma vez que, muitas destas oficinas de trabalho tradicional da madeira e de ourivesaria fecharam portas nos últimos anos sem que os órgãos de poder locais atentem a este fenómeno de descaracterização da freguesia.

Culturalmente, a ligação ao Douro é imemorial; ainda durante boa parte do século XX embarcavam a partir de Marecos vários géneros agrícolas em direcção ao Porto, onde eram alvo da procura dos seus habitantes.

Patrimonialmente, é uma freguesia com as suas qualidades, mas praticamente desconhecidas de toda a população.




Em Atães temos aquele que pode ser considerado o ex – libris da freguesia: a Quinta de Atães, com pergaminhos desde pelo menos o século XI, mas cuja rica história é quase totalmente desconhecida de toda a população.
 O local encontra-se ainda hoje à espera de um estudo aprofundado mais do que merecido, embora as políticas patrimoniais municipais e locais não augurem um grande futuro para o local.


Outro local ainda menos estudado (ou simplesmente conhecido) na freguesia é o castelo medieval cristão localizado no ‘…Monte de Aguiar…’ e identificado em 2001 pelo Instituto Português de Arqueologia (IPA).


 Aliás, deste castelo são conhecidas algumas referências nas Memórias Paroquiais de 1758, onde é referido que “no alto do monte, que hoje chamão de Aguiar, por cima da aldeia de Cabanas, se acha um terreno que parte pertence a esta freguezia, e parte a S. Cosme… e no alto dito houve em outro tempo um Castelo chamado de Aguiar… o que consta não só por fama mas também por causa de alguns campos de vários lavradores reterem ainda hoje a denominação de Campos do Castelo, e terem se tirado daquele sítio muita pedra lavrada

 Estes são apenas dois exemplos das potencialidades patrimoniais da freguesia, mas que se encontram completamente ao abandono.



Jovim é, pois, uma freguesia de assimetrias. Por um lado, as potencialidades económicas, sociais ou culturais estão à vista de todos.











Por outro, os actos dos órgãos de poder locais e municipais tendem em abster-se dessas realidades porque eles mesmos as desconhecem.


Gastronomia
Filetes de Peixe

Ingredientes:
Filetes de peixe gato
Leite
Limão
Sal
Farinha
Azeite para fritar

Modo de Preparo filetes:
1.  Temperar os filetes com sal, limão e leite.
2.  Deixar tomar gosto durante 30 minutos.
3.  Passá-los apenas por farinha e fritá-los no azeite.
Modo de Preparo repolho:
1.   Colocar num tacho azeite com umas gotinhas de vinagre e os alhos bem picadinhos.
2.   Cortar o repolho e colocar no tacho.
3.   Deixar refogar lentamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário