sábado, 12 de março de 2011

FREGUESIA DE NOGUEIRÓ
















REGIÃO               Norte
SUB  REGIÃO   cavado
DISTRITO         braga
CIDADE            braga
Freguesia  Nogueiro

BRASÃO

A estrutura e cores dominantes (azul céu ) simbolizam a localização geográfica da freguesiaa nascente de Braga Rio: rio Este que corre no vale. Globo crucífero : Símbolos do Divino Salvador padroeiro da freguesia de Nogueiró. Mó manual: Símbolo da pré-história da freguesia, representa o castro da Consolação; Espiga de milho; símbolo da principal actividade a agricultura.
 BANDEIRA
Amarela com cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.
O amarelo simboliza o sol nascente, pois é em Nogueiró que nasce o sol de Braga. O azul significa o céu de Nogueiró

A área geográfica em que atualmente se encontra localizada a freguesia de Nogueiró, talvez já seja povoada desde a idade do ferro. Com efeito no cimo do Monte da Consolação encontram-se vestígios da passagem e permanência do homem dessa época.



Poderá ter sido este monte habitado por uma tribo de Brácaros, povo que deu origem à cidade de Braga. A freguesia que hoje conhecemos é o resultado da junção das freguesias de São Romão de Dadim e São Salvador de Nogueiró, pedida pelos habitantes das duas ,cerca de 1665. Como se pode ler na 1ª Gaveta das Igrejas no nº111 que diz assim:  «Em 1675 os fregueses de Nogueiró e Dadim pediram autorização ao cabido para demolirem as duas igrejas e construírem uma só para as duas freguesias».

Dadim, foi então incorporada em Nogueiró e à primitiva igreja corresponde o lugar de Igreja Velha, sendo agora a nova igreja apelidada de São Salvador de Nogueiró e Dadim.



Num documento do século XVIII da autoria de P.Carvalho, pode ainda ler-se que «o Arcebispo que as uniu foi D.Veríssimo de Alencastre»... «que a nova Igreja saída da união de Nogueiró e Dadim fica no meio de ambas e é uma vigararia da Sé à qual rende trinta mil reis e para o cabido que leva os dízimos cinquenta mil reis.



No ano de 1706 tem esta freguesia 60 vizinhos (fogos)e é composta pelos seguintes lugares: Boavista, Boucinhas, Cachada, Campo Grande, Cimo de Vila, Consolação, Dadim, Igreja, Igreja Velha, Fábrica, Gaião, Granja, Lage, Lugar Novo, Ourado, Peixoto, Pinheiro, Pinheiros, Rasa, Seara de Baixo, Seara de Cima, Sub-Veigas, Veigas e Urjães.

No censo de Braga de 1862, Nogueiró aparece com 98 fogos e 358 habitantes e no principio do século XX 174 fogos para 440 habitantes. Mas a referência as estas duas freguesias antes de se unirem remonta a antes da fundação da nacionalidade.


Efetivamente a primeira referência a Dadim que se conhece, é o documento da sua doação à Sé que data de 1103, quarenta anos antes da proclamação da Independência de Portugal. Também a 1ª Prop. do cabido, documento112 do ano de 1271, no tempo do rei D. Afonso III, aparece esta inscrição: «...In parrochiis eccclesiarum... Sacti Romani de Dadim e Sancti Salvatoris de Nogueiroo...»,

Nas paróquias das igrejas de São Romão de Dadim e São Salvador de Nogueiró. Num documento de 1320 diz-se que Nogueiró pagava ao cabido da Sé vinte e sete libras «Eclesia Sancti Salvatoris Nogueiroo ad viginti et septem libras».
Pelo que embora não se conheçam pormenores destas longínquas épocas, podemos verificar e atestar que a existência de Nogueiró é anterior à fundação da nacionalidade portuguesa.
A área geográfica em que actualmente se encontra localizada a freguesia de Nogueiró, talvez já seja povoada desde a idade do ferro. Com efeito no cimo do Monte da Consolação encontram-se vestígios da passagem e permanência do homem dessa época.
Poderá ter sido este monte habitado por uma tribo de Brácaros, povo que deu origem à cidade de Braga.A freguesia que hoje conhecemos é o resultado da junção das freguesias de São Romão de Dadim e São Salvador de Nogueiró, pedida peloas habitantes das duas ,cerca de 1665. Como se pode ler na 1ª Gaveta das Igrejas no nº111 que diz assim:
«Em 1675 os fregueses de Nogueiró e Dadim pediram autorização ao cabido para demolirem as duas igrejas e construírem uma só para as duas freguesias». Dadim, foi então incorporada em Nogueiró e à primitiva igreja corresponde o lugar de Igreja Velha, sendo agora a nova igreja apelidada de São Salvador de Nogueiró e Dadim.
Num documento do século XVIII da autoria de P.Carvalho, pode ainda ler-se que «o Arcebispo que as uniu foi D.Veríssimo de Alencastre»... «que a nova Igreja saída da união de Nogueiró e Dadim fica no meio de ambas e é uma vigararia da Sé à qual rende trinta mil reis e para o cabido que leva os dízimos cinquenta mil reis.





Gastronomia
Bacalhau à Narcisa
Ingredientes
bacalhau demolhado
4 postas
batatas
650 g
azeite
2 dl
cebolas grandes
2 und.
folhas de louro
2 und.
cravinhos
2 und.
sal
q.b.


Modo de Preparo
1
Descasque as batatas e as cebolas e corte-as às rodelas.
2
Escalde o bacalhau em água a ferver durante 5 minutos, escorra-o e seque-o num pano. Frite-o no azeite. Dê uma fritadela às batatas e cebolas no mesmo azeite.
3
Junte ao azeite da fritura o louro partido aos bocadinhos misturado com o colorau e os cravinhos inteiros. Leve ao lume a ferver por 5 minutos.
4
Numa travessa, coloque o bacalhau no centro, sobre este a cebolada e à volta as batatas. Regue com o molho e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário