sexta-feira, 18 de março de 2011

FREGUESIA DE UCHA

REGIÃO               norte
SUB  REGIÃO   cavado
DISTRITO         braga
CIDADE            barcelos
Freguesia  Ucha
Brasão: escudo de ouro, cântaro de cerâmica de vermelho, forrado de prata, entre duas palmas de verde, com os pés passados em aspa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «UCHA».


Bandeira:Bandeira: vermelha. Cordão e borlas de ouro vermelho. Haste e lança de ouro. vermelha. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Ucha - Barcelos».
Os achados arqueológicos encontrados nesta freguesia, mais concretamente no monte do Crasto, provam que esta terra é habitada desde tempos imemoriais. Atendendo aos relatos sobre os objectos aí encontrados e ao local onde se situava o suposto povoamento, poder-se-á classificar como um povoado da da época castreja, do tempo em que os Celtas eram o povo dominante nesta esta região.
A que diz que o topónimo Ucha tem o significado de  arca, tulha com muitos cereais, indiciando que o abade tinha uma grande tulha onde guardava os cereais do passal e os  provenientes dos dízimos, vem do latim  de "hútica", que significa caixa ou casa de guardar pão e outras virtualhas.
Em documentos do século XVI, é mencionado a existencia de uma ucharia com habitação para ucheiro, ou seja, um depósito de cereais juntamente com uma habitação que serviria de residência ao responsável por tal encargo.
Os primeiros registos desta freguesia reportam-se ao tempo do bispo D. Pedro (1070-1093) restaurador da Sé de Braga, então designada por "De Sancto Romano de Terroselo", actualmente, Terroselo é um lugar da freguesia,  tal qualificação remonta ao século XIII.
Nas inquirições de 1220, encontra-se o primeiro registo de Ucha, nas quais lê-se "Sancto Juliano de Ucha terra de Prado". Nas inquirições de 1258, aparece como "Parrochia Sancti Romana de Ucha". Três décadas mais tarde, nas inquirições de 1290, é-lhe atribuida a disignação de "Freeguisia de São Romão de Ucha", daí permaneceu até aos dias de hoje.
Pertenceu em tempos ao Couto de Azevedo, dos Condes de Azevedo, embora no cívil e no crime este couto estivesse sujeito ao juiz do antigo concelho de Prado de que fez parte a freguesia até 24.10.1855, data a partir da qual passa para a comarca e concelho de Barcelos por via da extinção daquele.
O Edifício da Sede da Junta de Freguesia inaugurado 14/07/1996, pelo Sr. Presidente Cámara Municipal de Barcelos  Dr. Fernando Reis, construído sob o mandato de Júlio da Costa Faria, é composto por:
·   Um amplo hall de entrada, ponto de acesso aos diversos compartimentos da Sede.
A Secretaria da Junta de Freguesia, onde é tratado todo o expediente e o atendimento  ao público.
·   A Sala de Reuniões da Junta de Freguesia
·   A Sala de reunião da Assembleia de Freguesia,  mas a sua utilidade não fica por aqui, graças à sua dimensão, serve de local de reunião para  para as diversas instituições da freguesia e também para a realização de outros eventos tais como; sessões de esclarecimento ao público, congressos , campanhas de solidariedade, secção de voto, etc..












A  sala situada no piso intermédio, foi projectada para servir de suporte a outras funcionalidades, actualmente aloja o posto de acesso á Internet.
·   A sala do ATL, integrada no mesmo edifício, foi concedida a administração directa da mesma, pela Junta de Freguesia ao Jardim de Infância para uso das Actividades de Tempos Livres.


Gastronomia
Salada de Grãos com Chispe
Ingredientes:
3 rodelas de chispe
500 g de grão cozido
6 pepinos em pickles
2 colheres de sopa de azeitonas pretas às rodelas
16 azeitonas verdes recheadas com pimento vermelho
1 cebola
1 dente de alho
coentros frescos
1 tomate
6 folhas de alface
azeite
vinagre de vinho branco
pimenta de moinho
sal (facultativo)

Modo de Preparo

1. Cozer as rodelas de chispe em água temperada com sal.
2. Depois do chispe cozido, retirar as gorduras e cortar a carne em pedaços pequenos para uma taça. Adicionar o grão cozido.
3. Picar a cebola, o dente de alho e cortar o tomate em pedaços pequenos. Juntar à carne.
4. Adicionar as azeitonas e os pepinos picados. Mexer.
5. Juntar um raminho de coentros picados e a alface.
6. Temperar com pimenta, azeite e vinagre a gosto.
  1. Como as azeitonas já têm muito sal, nesta salada não temperar com sal. As quantidades dão para três a quatro pessoas.
  2. A salada fica muito agradável. A carne da zona do chispe é muito saborosa no entanto, como tem muita gordura, só se costuma usá-lo, no cozido à portuguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário