segunda-feira, 21 de março de 2011

FREGUESIA DE ZEBREIRA



REGIÃO               CENTRO
SUB  REGIÃO   BEIRA INTERIOR SUL
DISTRITO         CASTELO BRANCO
CIDADE            IDANHA A NOVA
Freguesia     Zebreira

Brasão: escudo de negro, pelourinho com sua base de prata, entre uma espiga de trigo de ouro, à dextra e um ramo de oliveira de prata, frutado de ouro, à sinistra. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: "ZEBREIRA".

Bandeira: esquartelada de amarelo e negro. Cordão e borlas de ouro e negro. Haste e lança de ouro.                                                 Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Zebreira - Idanha-a-Nova".
Sobre a origem do termo Zebreira, as opiniões dividem-se. Uns autores defendem que deriva da palavra "Zebros" (que significa boi ou novilho), outros consideram que é de origem egípcia, o qual quererá dizer "Santo Monte".












 À semelhança de outras freguesias, no séc. XII foi repovoada pela Ordem dos Templários. Foi vila e sede de concelho com justiça própria.

Os terrenos da Zebreira são bastante férteis e predominam o cultivo das oliveiras, árvores de fruto e cereais.







Dentro da povoação não deixe de admirar a Igreja Matriz (do séc. XVIII), as capelas (especialmente o altar da capela do Espírito Santo), o pelourinho de 1686 (cujas faces têm leões, esfera armilar, uma flor e dois braços com um cutelo), a casa da Câmara com a torre sineira.
Perto do posto da G.N.R., fica a escola primária com uma bonita fachada de azulejos.

Símbolo de uma autoridade no passado, o pelourinho ergue-se na Praça, em frente da antiga casa da Câmara, hoje sede da junta de freguesia.
Símbolo de uma autoridade no passado, o pelourinho ergue-se na Praça, em frente da antiga casa da Câmara, hoje sede da junta de freguesia.
Erguido em 1686, foi restaurado em 1930. Apresenta uma plataforma com três degraus para um lado e quatro para o outro, peanha cúbica, fuste oitavada e termina em forma de pirâmede quadrangular tendo em uma das faces (sul) dois leos e dois braços armados de cutelo com elmo e coroa, na face oposta (norte) a esfera armilar, em umas outras faces (poente) um braço com um cutelo, na face restante uma flor. A coroa e a flor outrora donatários da vila.



 






capela































 


Gastronomia
Ingredientes:
Peixe de água doce (abletes e achigãs)
sumo de 1 limão grande
alho
sal e pimenta q.b.
farinha de milho
óleo
Escabeche:
1 cebola grande
2 dentes de alho
azeite
2 folhas de louro
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de sopa de vinagre

Modo de Preparo:
1.  Amanhar o peixe e temperá-lo com bastante sumo de limão, alho cortado finamente, sal e pimenta e deixar nesta marinada cerca de 5 horas.
2.  Enxugar o peixe, passá-lo por farinha de milho e fritar.
3.  Entretanto prepare o molho de escabeche.
4.  Frite a cebola numa frigideira cujo fundo esteja coberto de azeite, juntamente com o alho picado e o louro.
5.  Quando a cebola ficar translúcida, juntar o  pimentão doce e o vinagre.
6.  Deixar apurar 2 ou 3 minutos e deitar por cima do peixe frito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário