terça-feira, 26 de outubro de 2010

BRAGANÇA - TRAS - OS - MONTES - REGIÃO NORTE



Cidade portuguesa, capital do Distrito de Bragança, Região Norte e sub região do Alto Trás- os- Montes, com 20 309 na cidade e 25 mil habitantes, no perímetro urbano. É sede de um dos municípios portugueses com maior área, com 1 173,6 km² de área, e 34 375 habitantes (2008[1]), subdividido em 49 freguesias. As freguesias do concelho Bragança são as seguintes:

1.     Alfaião
  1. Aveleda
  2. Babe
  3. Baçal
  4. Calvelhe
  5. Carragosa
  6. Carrazedo
  7. Castrelos
  8. Castro de Avelãs
  9. Coelhoso
  10. Deilão
  11. Donai
  12. Espinhosela
  13. Faílde
  14. França
  15. Gimonde
  16. Gondesende
18.  Guadramil
  1. Gostei
  2. Grijó de Parada
  3. Izeda
  4. Macedo do Mato
  5. Meixedo
  6. Milhão
  7. Mós
  8. Nogueira
  9. Outeiro
  10. Parada de Infanções
  11. Paradinha Nova
  12. Parâmio
  13. Pinela
  14. Pombares
  15. Quintanilha
  16. Quintela de Lampaças

parque nacional

35.  Rabal
  1. Rebordainhos
  2. Rebordãos
  3. Rio de Onor
  4. Rio Frio
  5. Salsas
  6. Samil
  7. Santa Comba de Rossas
  8. Santa Maria (Bragança)
  9. São Julião de Palácios
  10. São Pedro de Sarracenos
  11. Sé (Bragança)
  12. Sendas
  13. Serapicos
  14. Sortes
  15. Zoio




LOCAIS A VISITAR
Parque Natural de Montesinho
E uma das maiores áreas portuguesas protegidas, ocupando os concelhos de Bragança e Vinhais, com um  total de 75.000 hectares. A grande diversidade aos níveis da flora e da fauna, onde se destaca a existência de uma das mais importantes populações de lobo da Europa, é complementada por um rico património sociocultural.


 Sé Catedral
A  Catedral constitui uma visita obrigatória. Construída no século XVI, esteve durante um tempo ocupada por padres Jesuítas, que lá instalaram um colégio. Depois dos Jesuítas terem sido expulsos, a Sé reverteu à Coroa e foi, mais tarde, doada à mitra de Miranda, sendo depois transferida para Bragança.


Museu do Abade de Baçal
Situa-se entre a cidadela e a catedral. Das peças expostas destacam-se a coleção de peças de arte sacra e as pinturas em aquarela de Alberto Souza, bem como a apresentação dos costumes locais.

castelo.
Em meados do século X, à época do repovoamento da região de Guimarães pelo conde Hermenegildo Gonçalves e sua esposa Mumadona Dias, os domínios de Bragança tinham como senhor um irmão de Ermenegildo, o conde Paio Gonçalves. Posteriormente, o senhorio passou para a posse de um ramo da família Mendes, encontrando-se, conforme mencionado em documento datado 7 de Julho de 1128, no domínio de Fernão Mendes, cunhado de D. Afonso Henriques (1112-1185). Considera-se que, nesse período, por razões de defesa, a povoação tivesse sido transferida para o atual sítio, no outeiro da Benquerença, à margem do rio Fervença, reaproveitando-se os materiais na construção das novas residências e de um castelo para a defesa das gentes.

Teatro Municipal de Bragança
É o principal teatro da cidade portuguesa de Bragança, no nordeste do país. A estrutura foi projectada pelo arquitecto português Filipe Oliveira Dias no ano de 2001, sendo já considerado uma das obras referência da arquitectura contemporânea portuguesa e a obra pública de maior expressão na cidade trasmontana. Faz parte da rede nacional de teatros portuguesa, conjuntamente com o Teatro Municipal de Vila Real, do mesmo autor.
PALACETE DOS COLAINHOS
Casa nobre seiscentista, com a pedra de armas sobre a portada central. pertenceu ao General João sarmento Pimentel, que combateu na guerra dos sete anos, em Calais.
Em frente à Sé, é uma bela residência nobre do século XVIII.
O seu andar nobre tem nove portadas com uma bela fiada de varandas cingidas por agradáveis grades de ferro.
Convento e Igreja São Francisco
Templo conventual de grande envergadura de origem românica, foi reedificado no século XVII. Diz a lenda que foram criados na presença do próprio S. Francisco de Assis numa das suas peregrinações a Santiago de Compostela, a Rainha Santa Isabel concedeu-lhe valiosa protecção por ter sido o primeiro convento que visitou ao entrar em Portugal, vinda do Reino de Aragão ao encontro de D. Dinis. A capela de Nossa Senhora da Conceição está ricamente decorada a talha dourada.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário