sábado, 9 de outubro de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 4

ALIMENTOS FUNCIONAIS
São aqueles que ajudam na redução do risco de desenvolvimento de determinada enfermidade. Temos uma lista daqueles que já estão cientificamente comprovados.

1. Azeite de oliva extra virgem – fonte de ômega9, que ajuda a reduzir o colesterol total e a fração ruim LDL, impedindo a obstrução das artérias. Reduz em até 40 % o risco de doenças cardíacas. ( 1 colher sopa/dia)

2. Cenoura – possui beta caroteno, substância que combate os radicais livres, os quais provocam mutações nas células e podem levar ao surgimento de câncer.Por conter vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico ( 100g/dia, ralada ou cozida)

3. Brócolis – contém glicosinato, potente anticancerígeno, que estimula a produção de glutationa, um importante antioxidante,que auxilia o fortalecimento do sistema imunológico, além de manter as artérias saudáveis.Tem propriedades antiinflamatória, antibiótica, anticoagulante e analgésica ( 100g/dia ).

4. Uva/vinho – contém reverastol, com propriedade anticancerígena e protetora do coração, por reduzir o acúmulo de colesterol nas artérias ( 240 ml vinho tinto/dia ou 480ml suco/dia ou 1 cacho/ dia).
5. Abacaxi – fonte de vitamina C ( 61 mg em 100 g da fruta). Rico em fibras, ajuda a prevenir a prisão de ventre. Contém bromelina, substância que auxilia na digestão de proteínas principalmente ( 100 g/ dia ).
6. Alho – contém vitamina C, rico em selênio e zinco, que fortalecem o sistema imunológico. Também contém alicina, que reduz a pressão arterial, prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, e ainda ajuda a diminuir a fração LDL ( colesterol ruim). Tem propriedade antibiótica, auxiliando no combate da H .pylori, bactéria que causa a gastrite. ( 1 dente/dia = 600 mg ).

7. Aveia – rica em fibras insolúveis as quais arrastam as substâncias tóxicas para fora do organismo, diminuem a fração LDL do colesterol e aumentam a sensação de saciedade. Também possui fibras solúveis (beta-glucanas), com efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon , e diminui a absorção de glicose em diabéticos ( 40 g farelo aveia/dia ou 60 g farinha aveia/dia).

8. Cebola – rica em quercetina, principalmente nas roxas, que é um poderoso antioxidante. Também contém alicina, um potente anticancerígeno que também ajuda na regulação da pressão e circulação sangüínea. Por aumentar o colesterol bom HDL, tem efeito anticoagulante, protegendo o coração ( 100 g/dia).

9. Repolho – além de ferro, cálcio e vitamina C, o repolho contém sulforafeno, um potente antioxidante e, por isso, ajuda na prevenção de câncer do aparelho digestivo, reduzindo o risco de desenvolvimento de outros tumores em até 35% ( 1 xícara chá cozido/ dia).

10. Tomate – contém vitamina A, vitamina B, vitamina C, rico em licopeno ( substância responsável pela coloração vermelha), cujo efeito antioxidante reduz a presença de radicais livres e protege as células da oxidação, reduzindo o risco de câncer, principalmente de próstata e pâncreas. Pelo fato do licopeno ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue ( LDL), ele ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduzindo o risco de infarto. ( 100g/dia).

11. Peixes – principalmente sardinha, salmão, arenque e bacalhau, que são as maiores fontes naturais de ômega 3, substância que aumenta o colesterol bom ( HDL), e auxilia na redução de doenças cardiovasculares. Ainda auxilia na formação do feto na gestação ( 180g/semana ou seja, 2 vezes/semana).

12. Soja – é a mais importante fonte de isoflavonóides, em especial as isoflavonas, empregadas como alternativa na terapia de reposição hormonal, sendo, assim, importante na prevenção e redução de risco de osteoporose, e atenua os sintomas da menopausa e aparecimento de doenças cardiovasculares por combater o colesterol. Tem efeito anticancerígeno ( reduz o risco de câncer de próstata e de mama em 50 %, e o risco de câncer de cólon em 40 %). ( 1 xícara/dia ou 1 fatia de 30g de tofu/dia ou 2 copos de leite soja/dia).

13. Nozes/Castanha do Pará – ricas em ácidos graxos poliinsaturados, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, atuando, assim, na prevenção de problemas cardíacos. A castanha do Pará em particular é rica em selênio, um potente antioxidante relacionado à redução do risco de câncer de próstata. ( 1 castanha de Pará/dia ou 30g de nozes/dia).

14. Espinafre – fonte de vitamina A, vitamina C e ácido fólico, com função antioxidante, ajudando ainda a prevenir defeitos de má formação fetal. Por conter ácido oxálico, que pode ser tóxico, não deve ser consumido em excesso ( 1 xícara chá cozido/dia ).

15. Maçã – fonte de fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Contém pectina, que ajuda no funcionamento do intestino. Contém quercetina, com propriedades antiinflamatórias. A ingestão da polpa juntamente com a casca lhe confere propriedades antioxidantes, anticancerígena, antiúlcera, antialérgica, reduz a taxa de colesterol ruim ( LDL ), previne problemas cardíacos e o risco de catarata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário