sábado, 2 de julho de 2011

FREGUESIA DE SABOIA

rEGIÃO               alentejo
SUB  REGIÃO      Alentejo central
DISTRITO         evora
CIDADE           odemira
FREGUESIA  Saboia








História
A freguesia de Sabóia situa-se no interior Sul do concelho de Odemira, e a sua paisagem é essencialmente serrana. É também uma das freguesias mais antigas do concelho de Odemira. O nome de Sabóia é referido no foral de 28 de Março de 1256, concedido por D. Afonso III a Odemira.

O rio Mira corre por esta freguesia, situando-se Sabóia na sua margem esquerda. À freguesia pertencem lugares, mais ou menos afastados do rio, como Nave Redonda, Corte Sevilha, Moitinhas, Vale Touriz, e Portela da Fonte Santa.



Ao nível económico, Sabóia depende da agricultura, pecuária, produção florestal, construção e serralharia civil e do pequeno comércio.


Nesta freguesia, um dos locais merecedores de visita é a foz da ribeira de Sabóia, local aprazível onde a ribeira se junta às calmas e serenas águas do rio Mira. Numa deslocação à designada Eirinha, pequena elevação perto da aldeia, pode-se obter uma panorâmica geral de Sabóia.

Em Sabóia, destaque para a igreja de Nossa Senhora da Assunção. Fora da aldeia, existe a Capela da Boeira e o moinho de vento de Vale Touriz e o moinho de água da Bunheira. No primeiro domingo de Outubro, decorre em Sabóia a Festa de Nossa Senhora da Assunção. A feira anual realiza-se a 15 de Agosto e, no Viradouro, a 1 de Abril. Ao nível desportivo, a freguesia conta com três clubes:

Sabóia Atlético Clube, Clube Desportivo Naverredondense e Clube de Caçadores de Sabóia. 


Nota de destaque para a Associação Humanitária D. Ana Pacheco, responsável pelo lar de idosos e centro de dia, bem como pela prestação de apoio domiciliário a idosos de Sabóia e de outras freguesias limítrofes.


Gastronomia
Arroz de Polvo (video)




















 




Nenhum comentário:

Postar um comentário