sexta-feira, 1 de julho de 2011

FREGUESIA DE REGUENGO DO FETAL

PROCISSÃO DOS CARACOIS



LAPA - BURACO ROTO





BURACO ROTO -




rEGIÃO               CENTRO
SUB  REGIÃO      PINHAL INTERIOR
DISTRITO         LEIRIA
CIDADE           BATALHA


FREGUESIA  Reguengo do Fetal
Brasão:
Escudo de vermelho, dois ramos de feto de prata, com os pés passados em aspa e envolvendo, em chefe, uma coroa aberta de ouro, realçada de negro; em campanha, arado de ouro, realçado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «REGUENGO do FETAL».


Bandeira: 
Amarela. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.



Selo: 
Nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal - Batalha»

A HISTÓRIA
Pela sua situação geográfica Reguengo do Fetal é sem dúvida uma freguesia privilegiada pelas suas vistas de uma beleza surpreendente. A povoação é composta por um conjunto de moradias, dispostas em forma de concha. O vale onde a povoação se encontra é dominado por uma estrada calcante, que chega aos cumes da Serra D'Aire. A Freguesia do Reguengo do Fetal (Reguengo da Magueixa até 1910) foi criada no ano de 1512 pelo Prior-Mor de Santa Cruz de Coimbra, com jurisdição sobre Leiria.


Este Bispo, D. Pedro Vaz Gavião, desmembrou a freguesia da Igreja de S. Martinho da então Vila de Leiria e deu-lhe por Orago a Santíssima Trindade.



Só mais tarde, julga-se que aquando da construção da actual Igreja Matriz do Reguengo, foi este Orago mudado para Nossa Senhora dos Remédios, como ainda hoje se conserva.

Na década de 1610-1620, em ano incerto, foi-lhe desanexada a freguesia de S. José, do Alqueidão da Serra (hoje do Concelho de Porto de Mós).
No ano de 1916, novo desanexamento populacional desta vez para criar a freguesia civil de S. Mamede que foi constituída em Paróquia em 1920.


Reguengo significa "Terra do Rei". Até 1820, o rei, os conventos, as obras religiosas e as famílias nobres tinham certos direitos sobre as povoações, no que diz respeito a impostos e ao aproveitamento de infra-estruturas, naquele ano (1820), com a Revolução Liberal, tudo mudou. Quanto ao nome Fetal, é muito mais recente, datando apenas do séc. XX. Anteriormente esta terra chamou-se Reguengo da Magueixa e mais tarde apenas Reguengo. Fetal foi a forma de distinguir esta freguesia de centenas de outras com o mesmo nome, e também para homenagear Nª Srª do Fetal, que desde o séc. XVIII tem em Reguengo uma ermida da sua invocação.

O povoamento desta freguesia é muito antigo, conforme atestam os vários achados arqueológicos: lápides, fragmentos de cerâmica, moedas, tudo da época romana. A este facto não será decerto alheia a proximidade da antiga cidade de Collippo.
Em 1527, Reguengo do Fetal tinha apenas 80 habitantes e aquando das "Memórias Paroquiais" contava com 477 pessoas, pois em 1620 lhe tinha sido desanexada a freguesia de Alqueidão da Serra. Nas últimas duas décadas, Reguengo do Fetal sofreu uma evolução demográfica pautada por um crescimento populacional, que se acentuou nos anos 90. No censo de 1981, a população residente era de 2117 indivíduos, subindo ligeiramente no censo de 1991 para 2210. Segundo informação recolhida junto da Autarquia, em 1998 a população rondava os 3000 moradores, dos quais 1910 eram recenciados



PATRIMÓNIO E TURISMO


Fazem parte do património cultural e edificado a Capela de S. Mateus, Cruzeiro dos Combatentes da Grande Guerra e via sacra, o templo paroquial e a Capela de Srª. do Fetal. Damos destaque a estes dois últimos.
.
O primitivo templo paroquial foi mandado construir em 1512 pelo Bispo da Guarda e reedificado no séc. XVIII sob a orientação do arquitecto José da Silva e Sousa. É dedicado a Nossa Senhora dos Remédios. Não é muito amplo, mas é de boa traça e bastante graciosa.


O interior tem uma só nave e cinco altares, o principal e quatro laterais. Ainda no interior existe uma pia baptismal manuelina, adornada no anel por um renque de rosetas. Fazem parte também do recheio da igreja diversas peças de epigrafia e numismática romanas. A igreja encontra-se em bom estado tendo o pavimento sido renovado há poucos anos

A ermida da Srª. do Fetal é lugar de grande devoção em toda a região, foi construída num cabeço ao sul do Reguengo, em 1585 com esmolas dos devotos conforme se lê na inscrição gravada em 1794. A imagem da senhora é uma escultura em pedra do séc. XVII, com dois palmos de altura. Centro de grandes peregrinações, e de devoção Mariana, foi noutros tempos um dos santuários mais célebres da região


Tão grande devoção deve-se a uma lenda que é contada na freguesia de pais para filhos. Segundo a lenda, uma rapariga que apascentava o gado na colina sobranceira à povoação chorava porque tinha fome, ela e as suas ovelhas. Então ter-lhe-à aparecido Nossa Senhora que a mandou pedir pão à mãe: "Diz-lhe que uma mulher te mandou dizer-lhe que está pão na arca" E assim aconteceu, a arca encontrava-se repleta de pão. O povo de Reguengo do Fetal é muito apegado às suas tradições, a vida moderna não tem que destruir necessariamente essas tradições do passado.
Uma das que continuam vivas, para prová-lo, é a organização da velha fogueira de Natal com um enorme madeiro que arde durante doze dias, do Natal aos Reis.
Era nestes doze dias, que há milénios, se festejava o deus do sol nos solstícios de Inverno e de Verão. Esses dias correspondem aos doze meses do ano, para os quais se invoca a acção ou os favores do sol.




PATRIMÓNIO E TURISMO



Fazem parte do património cultural e edificado a Capela de S. Mateus, Cruzeiro dos Combatentes da Grande Guerra e via sacra, o templo paroquial e a Capela de Srª. do Fetal. Damos destaque a estes dois últimos.
O primitivo templo paroquial foi mandado construir em 1512 pelo Bispo da Guarda e reedificado no séc. XVIII sob a orientação do arquitecto José da Silva e Sousa.

É dedicado a Nossa Senhora dos Remédios. Não é muito amplo, mas é de boa traça e bastante graciosa. O interior tem uma só nave e cinco altares, o principal e quatro laterais. Ainda no interior existe uma pia baptismal manuelina, adornada no anel por um renque de rosetas. Fazem parte também do recheio da igreja diversas peças de epigrafia e numismática romanas. A igreja encontra-se em bom estado tendo o pavimento sido renovado há poucos anos
A ermida da Srª. do Fetal é lugar de grande devoção em toda a região, foi construída num cabeço ao sul do Reguengo, em 1585 com esmolas dos devotos conforme se lê na inscrição gravada em 1794. A imagem da senhora é uma escultura em pedra do séc. XVII, com dois palmos de altura. Centro de grandes peregrinações, e de devoção Mariana, foi noutros tempos um dos santuários mais célebres da região.

Tão grande devoção deve-se a uma lenda que é contada na freguesia de pais para filhos. Segundo a lenda, uma rapariga que apascentava o gado na colina sobranceira à povoação chorava porque tinha fome, ela e as suas ovelhas. Então ter-lhe-à aparecido Nossa Senhora que a mandou pedir pão à mãe: "Diz-lhe que uma mulher te mandou dizer-lhe que está pão na arca" E assim aconteceu, a arca encontrava-se repleta de pão. O povo de Reguengo do Fetal é muito apegado às suas tradições, a vida moderna não tem que destruir necessariamente essas tradições do passado.
Uma das que continuam vivas, para prová-lo, é a organização da velha fogueira de Natal com um enorme madeiro que arde durante doze dias, do Natal aos Reis. Era nestes doze dias, que há milénios, se festejava o deus do sol nos solstícios de Inverno e de Verão. Esses dias correspondem aos doze meses do ano, para os quais se invoca a acção ou os favores do sol.


PODER AUTÁRQUICO

A análise da vida económica mostra-nos que o sector primário continua a ter um papel importante. As explorações agrícolas são essencialmente minifúndios que visam o autoconsumo e médias propriedades diversificadas - pecuária, apicultura e avicultura. Nos últimos anos não se têm registado iniciativas por parte dos jovens agricultores.

O sector secundário é um dos principais pilares da economia, construção civil, serralharia civil, transformação de madeira e mobiliária e indústria textil. É na área das confecções que nos últimos anos se têm registado mais investimentos. Finalmente, no sector terciário, a freguesia não se encontra dotada de serviços públicos, apenas alguns serviços privados, nomeadamente agência de seguros, gabinete de projectos de construção civil e gabinete de contabilidade.
 Quanto à oferta hoteleira, Reguengo do Fetal tem algumas residências, pensões e espaços para turismo rural

A oferta comercial é suficiente para as necessidades básicas da população, tanto a nível do comércio alimentar, como do não alimentar a retalho. Existem ainda alguns estabelecimentos de restauração. A taxa de actividade em 1991 era de 40,4% e a de desemprego de 3 ,2%, neste momento esta última praticamente desapareceu.
No respeitante às infra-estruturas básicas, a rede de distribuição de água ao domicílio cobre a totalidade da freguesia, e a rede de saneamento básico cobre 80%, estando previsto que até ao final do actual mandato da Junta este se conclua.
A recolha do lixo realiza-se cinco ou mais vezes por semana e serve todos os moradores. Existe ainda recolha selectiva de vidro, plástico e papel.

A rede escolar é apenas constituída por estabelecimentos de ensino pré-primário (público e privado) e ensino básico do 1º ciclo. Os alunos dos restantes escalões escolares frequentam as escolas da sede do concelho.A nível de saúde, Reguendo do Fetal dispõe de Centro de Saúde, Posto Médico, Laboratório de Análises Clínicas e Farmácia. Tem também Jardim de Infância, Lar da Terceira Idade e Centro de Dia.

Quanto ao desporto a freguesia tem quatro pavilhões e campos de jogos de várias dimensões.




Gastronomia:
 Migas, Cavacas do Reguengo, Chanfana, Morcela e Cozido à Portuguesa;



Cavacas
Ingredientes

* 500 g de farinha de trigo ;
* 2 dl de azeite muito bom ;
* 1 cálice de aguardente ;
* meia colher de sopa de bicarbonato de sódio ;
* 18 ovos ;
* 500 g de açúcar ;
* azeite para untar
Modo de Preparo
1.  Batem-se muito bem 11 gemas com 2 ovos inteiros.
2.  Junta-se depois em fio, e batendo sempre, o azeite, até se obter uma massa espessa e esbranquiçada.
3.  Adiciona-se em seguida a aguardente e a farinha
peneirada com o bicarbonato.
4.  Amassa-se tudo muito bem.
5.  Em seguida, começam a juntar-se os restantes ovos, um a um, trabalhando a massa.
6.  Se esta não estiver bem branda junta-se mais um ovo.
7.  Unta-se um tabuleiro com azeite onde se deita a massa com uma colher de sopa, devendo as colheradas ficar espaçadas umas das outras.
8.   Querendo, coze-se a massa em formas de queques untadas com azeite.
9.  Levam-se a cozer em forno brando, sendo esta cozedura bastante demorada.
10.             Batem-se as restantes claras com o açúcar
até se obter uma mistura bem espessa.
11.             Se as claras forem muito grandes, junta-se um pouco mais de açúcar.
12.             Depois de frias, cobrem-se integralmente as cavacas com a cobertura de claras e açúcar.
13.              Põem-se a secar sobre uma camada de caruma de pinheiro.


Artesanato:
Mantas de Farrapos, Tapeçaria, Bordados Regionais, Rendas e Cestaria de Vime;



















Colectividades:
 Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Reguengo do Fetal, Grupo Recreativo e Desportivo da Torre, Assoc. Recreativa e Cultural de Alcaidaria, Centro Recreativo de Alcanadas e Assoc. Cultural e Desportiva do Rio Seco;






Festas e Romarias:
Nª. Srª. do Fetal (1º domingo de Outubro), Divino Espírito Santo (data variável com a Páscoa), e grandes festejos no verão (data variável no Verão); 



 















PODER AUTÁRQUICO



A análise da vida económica mostra-nos que o sector primário continua a ter um papel importante. As explorações agrícolas são essencialmente minifúndios que visam o autoconsumo e médias propriedades diversificadas - pecuária, apicultura e avicultura. Nos últimos anos não se têm registado
iniciativas por parte dos jovens agricultores.

A oferta comercial é suficiente para as necessidades básicas da população, tanto a nível do comércio alimentar, como do não alimentar a retalho. Existem ainda alguns estabelecimentos de restauração. A taxa de actividade em 1991 era de 40,4% e a de desemprego de 3 ,2%, neste momento esta última praticamente desapareceu.
No respeitante às infra-estruturas básicas, a rede de distribuição de água ao domicílio cobre a totalidade da freguesia, e a rede de saneamento básico cobre 80%, estando previsto que até ao final do actual mandato da Junta este se conclua.
A recolha do lixo realiza-se cinco ou mais vezes por semana e serve todos os moradores. Existe ainda recolha selectiva de vidro, plástico e papel.

A rede escolar é apenas constituída por estabelecimentos de ensino pré-primário (público e privado) e ensino básico do 1º ciclo. Os alunos dos restantes escalões escolares frequentam as escolas da sede do concelho.
A nível de saúde, Reguendo do Fetal dispõe de Centro de Saúde, Posto Médico, Laboratório de Análises Clínicas e Farmácia. Tem também Jardim de Infância, Lar da Terceira Idade e Centro de Dia.


Quanto ao desporto a freguesia tem quatro pavilhões e campos de jogos de várias dimensões.





 


 

 


Festas e Romarias:
Nª. Srª. do Fetal (1º domingo de Outubro), Divino Espírito Santo (data variável com a Páscoa), e grandes festejos no verão (data variável no Verão);

Nenhum comentário:

Postar um comentário