sábado, 9 de julho de 2011

FREGUESIA DE DUME


rEGIÃO      NORTE
SUB  REGIÃO      CAVADO
DISTRITO         BRAGA
CIDADE           BRAGA
FREGUESIA   Dume



Dume é uma freguesia portuguesa do concelho de Braga, com 4,34 km² de área e 3 081 habitantes (2001). Densidade: 709,9 hab/km².O seu topónimo Dume,vem porventura do germânico-döm,que significa igreja,basílica ou catedral.

Dume gozou em recuados tempos duma situação de relevo especialmente no século VI, durante o reinado de Teodomiro, rei dos Suevos. O pai dele, Charrarico, invocara São Martinho de Tours, numa doença de Teodomiro, na infância.

Obtida a cura, em 550, fundou uma igreja em Dume e mandou emissários à Gália em busca de relíquias do santo. Por disposição providencial, os emissários do rei encontraram-se com Martinho de Panónia, depois chamado Dumiense e canonizado, que de Jerusalém se dirigia para a Gália, ao túmulo de homónimo e compatriota. Aquele encontro indicou-lhe o lugar onde deveria ir exercer o seu apostolado, pois até então os Suevos tinham professado o arianismo.

Desembarcou, possivelmente, em Portucale, donde se dirigiu a Braga, à corte de Teodomiro, completando a sua conversão, com o auxilio do bispo Eleutério e do bispo de Coimbra, Lucêncio. De Teodomiro obteve a igreja recém fundada de Dume, junto da qual edificou um mosteiro.
Tão notável se tornou a sua acção que em 558 era elevado à dignidade episcopal, erecta a igreja em catedral, constituindo o bispado de Dume o domínio do mosteiro. Com a reconquista cristã, após a invasão árabe, o pequeno território da diocese de Dume veio a ser incorporado na de Braga. A antiga freguesia de S. Martinho de Dume era um padroado da renúncia da apresentação do prelado bracarense.
 Na freguesia há várias capelas, uma das quais em estilo românico, no lugar da Ordem, cujo titular é S. Lourenço. É tradição ter funcionado nesta capela o cabido da Sé de Braga, numa ocasião que grassava uma epidemia na cidade. No lugar de Cabanas, há um solar com capela, onde morreu em 25 de Dezembro de 1888, o arcebispo resignatário de Braga, D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa.
É tradição ter havido nesta freguesia, nos lugares de Anteportas e Sobremoure, uma grande batalha contra os mouros

Sáo Martinho de Dume



Património


Ruínas arqueológicas de São Martinho de Dume





Casa da Pereira
A Casa da Pereira fica situada na freguesia de Dume em Braga. É um edifício de arquitectura civil, produto de sucessivas transformações nos séculos XVIII e XIX, que lhe conferem um valor cultural único.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 3 de Janeiro de 1986.




Dumio (também conhecido como Dume ou Dumium) é um antigo mosteiro próximo de Braga, no nordeste de Portugal. 
Ele foi fundado pelo Santo Martinho de Braga, no século VI d.C., durante os anos de 550 a 560. Atualmente, o mosteiro é um local destinado a arqueologia, onde funciona o Núcleo Museológico de São Martinho de Dume, um museu na freguesia de Dume Braga, em Portugal. Inaugurado a 6 de Agosto de 2006, expõe vestígios arqueológicos locais.

O museu tem como objectivo principal expor o Sarcófago de S. Martinho de Dume e a Basílica de São Martinho de Dume, irá também expor outros achados arqueológicos locais. Nesta primeira fase apenas está exposto o Sarcófago de S. Martinho de Dume. Na segunda fase pretende-se também expor a Basílica de São Martinho, onde actualmente decorrem escavações arqueológicas dirigidas pela Universidade do Minho.

 O Sarcófago de São Martinho
O Sarcófago de São Martinho, classificado como um Bem Cultural Móvel de Interesse Nacional (pelo Decreto-Lei n.º19, de 18 de Julho de 2006), é um sarcófago, datado entre o século XI a XII, onde se encontram os restos mortais de S. Martinho de Dume.
O sarcófago de pedra calcária é constituído por duas peças, uma arca tumular e a respectiva tampa, que se encontram decoradas em baixo relevo.


É considerada pelos especialistas como uma das mais notáveis peças de escultura funerária pré-românica do nosso país. (in "Braga Cultural", edição de Setembro de 2006).


Basílica de São Martinho de Dume
A Basílica de São Martinho de Dume, localizada no local onde hoje se encontra a igreja de Dume, está actualmente em ruínas.
Foi a Catedral da extinta Diocese de Dume.


Gastronomia
Bacalhau a Narcisa
Ingredientes
4 postas de bacalhau
2,5 dl de azeite
2 cebolas grandes
650 g de batatas
2 folhas de louro
1 colher (chá) de colorau
2 cravos da índia sal q.b.
Modo de Preparo
1.  Escalde o bacalhau, previamente demolhado, e frite-o uniformemente no azeite.
2.  Corte as cebolas e as batatas em rodelas e dê-Ihes uma fritadela.
3.  Adicione ao azeite da fritura o louro cortado fininho, misturando também o colorau e os cravos-da-índia inteiros.
4.   Volte a levar ao lume, para ferver.
5.  Coloque o bacalhau no centro de uma travessa; por cima, disponha a cebola e, à volta, as batatas.
6.   Regue com o molho e sirva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário