terça-feira, 8 de março de 2011

FREGUESIA DE PODENCE e ARCAS

Arcas  é a Freguesia dos  ancestrais do Marcos, amigo nosso. No final do ano passado ele La esteve e gentilmente nos cedeu as fotos da viagem que passamos a expor.
Foi uma viagem romântica com a noiva Lyara e o romantismo os fez casar logo que voltaram.





























REGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO   trás-os-montes
DISTRITO         bragança
CIDADE            macedo de cavaleiros  FreguesiaPodence                         




 Podence é uma freguesia portuguesa do concelho de Macedo de Cavaleiros, com 14,33 km² de área e 357 habitantes (2001). Densidade: 24,9 hab/km².
A aldeia de Podence fica no Nordeste Transmontano, a 7 km de Macedo de Cavaleiros. A sua singular tradição etnográfica, ligada à figura do Careto, é o ex-libris da freguesia, que poderá ser apreciado por alturas dos festejos carnavalescos na povoação e na Casa do Careto.
Em termos paisagísticos, a aldeia é muito valorizada pela proximidade da Barragem do Azibo, a cerca de 1 km, onde existe uma Parque Natureza e uma praia fluvial.
A freguesia tem como anexa a localidade de Azibeiro, cujo património religioso se resume à capela da Senhora da Penha onde há uma importante pintura de Bustamante e uma ponte do tempo do Fontismo.
   
A antiga freguesia de Nossa Senhora da Purificação pertencia ao concelho de Bragança em 1832, ao concelho de Izeda e comarca de Chacim em 1852 e, desde 1878, ao concelho de Macedo de Cavaleiros.


FOTO MARCOS E LYARA

Podence é especialmente conhecida por uma tradição muito própria, relacionada com o Entrudo. Os chamados Caretos de Podence, rapazes envergando fatos de cores garridas e máscaras de madeira ou lata, percorrem as ruas fazendo partidas, perseguindo as raparigas e pondo a nu os pecados ou fraquezas dos vizinhos.























 Fruto de uma tradição muito antiga ligada às Saturnais romanas, estas festas atraem muitos visitantes.

Não há Entrudo sem tropelias. Em Podence, aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, nada, ou quase nada, detém os bandos de Caretos que todos os anos saem para as ruas em desenfreadas correrias, perseguindo as moçoilas para as “chocalhar”. 
        Os Caretos usam máscaras rudimentares, onde 
sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo, ou verde. A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua indumentária, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos. A rusticidade do ambiente é indissociável desta figura misteriosa.
Igreja de Nossa Senhora da Purificação de Podence
A Igreja Matriz de Podence, consagrada a Nossa Senhora da Purificação, reconstruída em 1703, é das mais importantes do concelho, com talha e retábulos pintados muito importantes, bem como um túmulo armoriado, no chão.
                                                                                                     foto Marcos e Lyara

De salientar ainda a capela de Santa Eufémia, situada no recinto do santuário, e a capela de Santa Rita.


Há duas unidades de Turismo Rural nesta aldeia, a Quinta da Moagem João do Padre e a Quinta do Azibo. Também nesta freguesia se situa a Praia da Ribeira e o espaço que irá ser o futuro Campo de Golfe de Macedo de Cavaleiros, no Azibo.

 
Gastronomia

Rodião Grelhado

Ingredientes:

1,5 kg de rodião de vitela mirandesa (350 g por pessoa);
 sal grosso, de preferência integral (sem substâncias químicas).
Batatas
Grelos
Azeite
Alho
Ovo
Farinha
Modo de Preparo
1.  Cortar a vitela mirandesa em tiras semelhantes ao que é usual na carne de porco em relação ao entrecosto.
2.  Grelham-se as tiras a gosto
3.  Cozem-se batatas e grelos previamente arranjados em água temperada com sal.
4.   Quando cozidos, esmagam-se com um garfo.
5.   À parte, numa frigideira com um pouco de azeite, coram-se alguns dentes de alho (quantidade a gosto!) que se juntam ao puré obtido.
6.   Bate-se um ovo e acrescenta-se ao mesmo puré, mexendo tudo.
7.   Faz-se ligação com um pouco de farinha.


REGIÃO               NORTE
SUB REGIÃO                 TRAS-OS-MONTES
DISTRITO             BRAGANÇA
CIDADE                MACEDO DE CAVALEIROS
FREGUESIA                               Arcas
Brasão: : escudo de azul, três dólmens de prata realçados de negro, dispostos dois em faixa e um em ponta; em chefe, roda de ouro com navalhas de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «ARCAS».       
                                                                               
                                                                     
                                                                
                                                         
                                                      
                                                 
                                                                         
    Bandeira: amarelo. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro. 
  



O acesso a freguesia de Arcas e feito v do IP 4 até Mirandela. O visitante deve tomar a Estrada Nacional número 206-1 até Torre de Dona Chama. Pode ainda optar pela saída de Macedo de Cavaleiros, em Podence.
Tem ainda à escolha a Estrada Municipal Macedo de Cavaleiros — Torre de Dona Chama (Via Nozelos); a Estrada Municipal Macedo de Cavaleiros — Torre de Dona Chama (Via Vilarinho de Agrochão) ou a Estrada Municipal Arcas — Vinhais (Via Murçós).

Arcas, freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, situa-se num vale fértil perto da Serra de Bornes.
É constituída pelas povoações anexas de Nozelos e Morgão e tem como freguesias limítrofres: Vilarinho de Agrochão, Murçós, Ferreira, Corujas, Ala e Vilarinho do Monte.



Pouco se sabe acerca da origem desta freguesia. No entanto, a antiguidade deste povoado é-nos revelada pelo próprio nome. Para uns Arcas falaria de um conjunto de monumentos funerários megalíticos. Para outros Arcas seria mais um lugar de culto ao deus desse mesmo nome e o seu templo estaria localizado mais ou menos no lugar hoje ocupado pelo templo do Divino Senhor dos Passos.

A estrutura geográfica desta região levou a freguesia ao isolamento.
A altitude do relevo, o dispositivo hidográfico e a aspereza do clima sempre foram obstáculos à fixação dos povos. Apesar disso, a freguesia sofreu as influências romanas que impôs a sua civilização e a sua cultura aos celtiberos bravos e rudes. Posteriormente, com a nomeação de poderosos ricos-homens da Província, da estirpe dos Bragançãos, para as jurisdições, o território foi sendo pouco a pouco repovoado.

Sabe-se que no reinado de D. Dinis foi concedida carta de foral a Nozelos, em 1284.
Nesta freguesia destacaram-se várias figuras ilustres através das suas acções e feitos de grande nomeada:

Manuel de Almeida Pessanha
Natural desta freguesia, nasceu a 20 de Agosto de 1825. Foi um político de grande influência. Foi Governador Civil de Bragança em 1858 e Par do reino em 1863. Faleceu nesta terra a 15 de Janeiro de 1871.
  Padre João Manuel de Almeida Morais Pessanha
Nasceu nas Arcas em 3 de Fevereiro de 1843. Foi presbítero, capelão militar, Cavaleiro da Ordem de Avis, professor e jornalista. Na opinião do abade de Baçal foi uma das mais notáveis personalidades do distrito de Bragança. Faleceu a 22 de Junho de 1905, em Cabeça Boa, Bragança.
Francisco de Assis Pereira do Lago — Visconde das Arcas
Natural desta freguesia, onde nasceu a 8 de Janeiro de 1844. Foi uma figura de grande destaque no Distrito, tendo sido deputado por Macedo de Cavaleiros em 1870 e Governador Civil de Bragança em 1886. Faleceu a 4 de Fevereiro de 1914.
No capítulo do associativismo, destacamos a Associação Recreativa e Desportiva do Mogrão e a Associação Desportiva e Recreativa das Arcas.
O objectivo destas associações é promover e desenvolver as actividades culturais, recreativas e desportivas beneficiando as gentes da freguesia de Arcas.
O visitante que desejar pernoitar na freguesia dispõe de duas unidades de alojamento, inseridas no turismo rural: Solar das Arcas e Casa de São Caetano.


 



Igreja Matriz de Arcas
Este templo da invocação de Santa Catarina de Alexandria, datado provavelmente dos fins do século XVIII, está situado no centro da povoação. Não apresenta nenhuma riqueza artística que a valorize. É de pequenas dimensões e foi restaurada muito recentemente. Encontra-se em muito bom estado de conservação.

Capela Santa Rita
Está situada junto à escola da povoação, bem perto do cruzamento Arcas — Vilarinho de Agrochão. É uma capela privado — pública. Foi restaurada há poucos meses pelos seus actuais proprietários. Simples, com origem provável no século XVIII, é mais um marco de fé destas gentes.

Igreja de Nozelos
Monumento do século XVII ou do século anterior, chama desde logo a atenção de quem segue viagem por Arcas-Nozelos-Torre. É de grandes dimensões e possui alguns mimos de talha renascentista nos três altares. Acompanhando a sorte do povoado, que ontem foi vila e hoje tem 20 famílias, está em riscos de ruir se não for muito em breve restaurada.

Em Arcas são várias as festas e romarias que animam as gentes desta terra. No dia 26 de Dezembro festeja-se a Festa de Santo Estêvão. No dia 25 de Novembro celebra-se a Festa em honra de Santa Catarina, padroeira desta freguesia. A Festa do Divino Senhor dos Passos realiza-se no segundo domingo de Agosto. Esta festa tem a duração de três dias. A 14 de Junho festeja-se o Santo António. Celebra-se ainda o Corpo de Deus (festa móvel).
Na povoação de Nozelos, no primeiro domingo após a Páscoa, celebra-se a Pascoela.
Após o Pentecostes, na povoação de Mogrão, celebra-se o Senhor do Cerro.

Os jogos tradicionais desta freguesia são os jogos do fito, da relha, da raiola e da bilharda, praticados durante a Quaresma. Pela Páscoa jogava-se o pião.
Para se jogar o fito é necessário duas pedras e dois marcos, sendo estes colocados em pé à distância de 10 ou 20 metros um do outro. Dois ou quatro jogadores, neste caso formando equipa, tentam derrubar o fito, o mesmo é dizer o marco, ou pelo menos conseguir que a sua pedra fique o mais próxima dele. Aquele que derrubar o fito ganha 4 pontos, e o que conseguir ficar mais próximo fica com 2 pontos. O vencedor será aquele que conseguir arrecadar 40 pontos.

Tradicionalmente praticado pelos rapazes, o jogo do pião utiliza como material um pião de madeira e um cordel. É necessário envolver o pião com o cordel, e a partir do bico, lançá-lo ao chão. O objectivo é colocá-lo a girar o mais tempo possível. O jogo pode assumir diversas variantes. Uma delas consiste em desenhar um círculo no chão com a ajuda do pião, com um diâmetro pelo menos igual ao comprimento do cordel. Aí são lançados os piões com o objectivo de retirar do círculo os piões adversários. O pião vencido leva tantos niques dos outros piões, quantos os combinados previamente.
Noutras formas de jogar, o próprio cordel pode ser utilizado para retirar o pião ainda em movimento rotativo de dentro do círculo ou ainda se pode tentar colocar o pião a girar na palma da mão.
Actualmente, estes jogos caíram em desuso. No entanto, ocasionalmente ainda se pratica o jogo do fito.




Gastronomia
Dos pratos típicos da freguesia destacam-se as sopas da malhada, as sopas de alho, a bola fina, as alcaparras, o rancho, as casulas secas e os famosos enchidos, nomeadamente a alheira, o chouriço doce, a bocheira, a linguiça, o salpicão, o palaio e o presunto.
O Palaio é um enchido característico do Nordeste Transmontano, que se faz na altura das matanças e se guarda para comer mais tarde. Faz parte, em muitas terras, dos «Cozidos de Carnaval», em conjunto com outros enchidos, podendo acompanhar as Cascas ou Casulas.
É um enchido muito «caseiro», de escassa comercialização.

As casulas são um produto típico de Trás-os-Montes, nomeadamente da Terra Fria. Come-se sobretudo no Inverno e é muito frequente encontrá-lo entre os petiscos do Entrudo.
Trata-se de um feijão que se colhe ainda na vagem quando o grão está bem formado, mas ainda não seco.

A vagem parte-se (ou não) em bocados e põe-se a secar ao sol, durante vários dias, sobre palha ou mantas.
Depois de bem secas, as casulas guardam-se em saquinhos de pano, para consumir nos dias frios de Inverno.

Sopa de Alho
Ingredientes

1 litro de caldo de legumes
4 fatias de pão amanhecido
3 colheres de sopa de azeite
6 dentes de alho
2 gemas de ovo
2 claras de ovo ligeiramente batidas
sal e pimenta a gosto
salsinha picada para enfeitar

Modo de Preparo

1.  Pincele o pão com a clara e leve ao forno para tostar.
2.  Coloque o alho em água fervida e deixar cozinhar por 12 a 15 minutos.
3.  Coe, lave em água fria e descasque.
4.  Amasse o alho e bata junto com a gema de ovo até formar uma massa espessa.
5.  Numa panela ferva o caldo de legumes.
6.  Retire do fogo, incorpore a massa de alho e misture.
7.  Leve de volta ao fogo e cozinhe até engrossar, mexendo sempre para que a sopa não ferva.
8.   Tempere com sal e pimenta
9.  Espalhe a salsinha picada sobre a sopa.
10.             Sirva com o pão tostado.




Um comentário:

  1. É surpreendente descobrir lugares como a aldeia de Arcas, que conserva tradições sem abrir mão da hospitalidade necessária para encantar turistas do mundo inteiro.
    A aldeia ganhou há pouco tempo um hotel com o nome de Solar das Arcas. Não chegamos a visitar, mas é uma alternativa para quem quer se hospedar em "Trás-os-Montes". O site do lugar é www.solardasarcas.com
    Acreditem: vale a pena ficar uns dias explorando a região, sua gastronomia e seus costumes. Destaque para as deliciosas cerejas (fomos no mês de maio.)

    Beijos a todos!

    Lyara

    ResponderExcluir