sexta-feira, 4 de março de 2011

FREGUESIA DE FATIMA




 

BRASÃO: escudo de azul, imagem de Nossa Senhora de Fátima, com auréola de ouro, entre e a áurea è dextra e um de azinheira, de ouro, à sinistra. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda e negro, em maiúsculas «FÁTIMA».
BANDEIRA: esquartelada de azul e amarelo. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.  
SELO BRANCO: nos termas da lei, com a legenda «Junta de Freguesia de Fátima: Ourém».




IMAGEM: Nossa Senhora apareceu, foi vista por três crianças e foi pela descrição delas que foi feita a imagem. Não pode haver símbolo mais forte para representar a Freguesia de Fátima, no seu brasão e na sua bandeira. Por isso a imagem aparece no centro do escudo, ligeiramente abaixada para significar a "descida" de Nossa Senhora à Terra, figurando a imagem no lugar principal do escudo.
É de branco (termo correcto em Heráldica: Prata), a cor natural e predominante da imagem que está no Santuário. Não tem espaço por cima ocupado, para indicar que veio de "cima", ou seja do Céu. Habitualmente a imagem de Nossa Senhora de fátima é representada com a coroa real, de ouro, e com os três pastorinhos ajoelhados. Em rigor Heráldico, a imagem a quem compete a coroa é a Nossa Senhora de Vila Viçosa, a quem El-Rei D. João IV ofereceu a coroa. Não consta que os pastorinhos tenham visto "uma Senhora coroada"


FUNDO DO ESCUDO: É de azul, também cor de Nossa Senhora na Herádica.
COROA MURAL: Compete coroa mural de prata de quatro torres, por a Freguesia ter sede em Vila.
LISTEL: É de branco. O conjunto coroa mural de branco e imagem de branco, aponta para que o listel seja também de branco. Nele consta apenas a palavra "FÁTIMA", uma alusão subtil àquela que se diz ter dado o nome ao lugar: Fatema ou Fatma, a moura nobre que foi cativa do Cavaleiro Templário Gonçalo Hermingues, com que se casou depois de se converter ao catolocismo, tomando o nome de Oriana ou Ouriana (dando origem ao nome de Ourém, nome do Município a que a Freguesia de Fátima pertence), donde proveio uma senhora que, pela sua conversão e pelo seu casamento, se tornou portuguesa de pleno direito


BANDEIRA: Está dividida em oito quadrados. Tem de se tirar a cor ou as cores de algo contido no escudo. Foi escolhida a cor amarela/azul, aquela que estéticamente, liga melhor com a cor do escudo. De acordo com as regras, o cordão (à volta da bandeira/estandarte) e as borlas, são de ouro e azul. por lei, a haste e lança são de ouro.

Fátima é uma cidade que pertence ao concelho de  Ourém, situada em pleno Maciço Calcário Estremenho, nos contrafortes da Serra de Aire, a cerca de 300 metros acima do nível do mar. O seu clima é caracterizado por alta pluviosidade (cerca de 1.400 mm de média anual), verões quentes e secos.

RAMO DE AZINHO: Tem três significados, no primeiro para simbolizar a azinheira onde a Virgem "pousou", no segundo para simbolizar o orágo da Freguesia, Santo António, que em Heráldica se representa por um dos seus atributos: uma cruz com doze cascudos de azinho, e no terceiro a par com a rosa heráldica, simboliza a agricultura e a ruralidade da Freguesia.
ROSA HERÁLDICA: Na parte de cima, à esquerda de quem olha, está uma rosa Heráldica, figura que simboliza a agricultura e a ruralidade da Freguesia, e também Nossa Senhora a Rosa Mistica. Neste caso simboliza a "Rosa de Ouro", uma oferta raramente concedida, por grande dignidade, pela Santa Sé, que galardoou o Santuário com a mencionada "Rosa de Ouro", que simboliza e representa também a Basílica, as Igrejas, as Capelas, e mais lugares de oração, recolhimento e estadia religiosa de Fátima. Não há forma consagrada em Heráldica para representar templo, por fachada, por exemplo. Equilibra-se com o azinho. Convida à oração e sugere os famosos sinos da Basílica, cujo som é transmitido para todo o Mundo pela Rádio e TV.

BANDEIRA: Está dividida em oito quadrados. Tem de se tirar a cor ou as cores de algo contido no escudo. Foi escolhida a cor amarela/azul, aquela que estéticamente, liga melhor com a cor do escudo. De acordo com as regras, o cordão (à volta da bandeira/estandarte) e as borlas, são de ouro e azul. por lei, a haste e lança são de ouro.
A Freguesia de Fátima foi fundada em 1568, após a sua desagregação da Colegiada de Ourém. Até 1917, Fátima era uma aldeia desconhecida que nasceu num descampado, voltada para a pastorícia e para a agricultura de sequeiro. Tornou-se mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos (Lúcia, Francisco Marto e Jacinta Marto) que aí tiveram lugar entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917.


 A cerca de um quilómetro de Fátima, fica Aljustrel, a pequena aldeia onde nasceram os três pastorinhos. Para ocidente, próximo de Aljustrel, ergue-se a Loca do Cabeço, minúsculo aglomerado de rochas onde, em 1916, o Anjo apareceu, duas vezes, aos três pastorinhos.
Dois quilómetros a oeste de Fátima, estende-se uma das muitas depressões chamada Cova da Iria, o lugar onde Nossa Senhora apareceu cinco vezes aos videntes. Noutro pequeno vale chamado Valinhos, entre Aljustrel e a Loca do Cabeço, fica o sítio, onde a Virgem apareceu também uma vez.





A construção do Santuário de Fátima trouxe desenvolvimento ao local, logrando ser elevada a cidade em 12 de Julho de 1997. Actualmente, houve um movimento na freguesia, movido pelo sector económico desejando a criação de um município autónomo do de Ourém.
No entanto, o projecto de criação do dito concelho, liderado pelo engenheiro Júlio Silva (ex-presidente da Junta de Freguesia), foi vetado em Julho de 2003 pelo Presidente da República Jorge Sampaio, o que não causou na altura grande discordia por parte da população.
A história de Fátima está permanentemente associada à existência de três crianças: Lúcia e seus primos, Francisco e Jacinta Marto, que a 13 de Maio de 1917, guardavam o rebanho à sombra das azinheiras de um lugar chamado Cova da Iria e vislumbraram um clarão, a aparição de uma “Senhora vestida de branco”, onde agora se localiza a Capela das Aparições.


Aparecendo às crianças, a Abençoada Virgem Maria disse que havia sido enviada por Deus com uma mensagem para cada homem, mulher e criança no nosso século. Apareceu num momento em que a civilização estava a ser castigada pela guerra e a violência sangrenta,
 Ela prometeu que o Céu daria a paz a todo o mundo se os seus pedidos de oração, reparação e consagração fossem escutados e obedecidos.


Nossa Senhora de Fátima explicou às crianças que a guerra é um castigo do pecado e advertiu que Deus seguiria castigando o mundo pela sua desobediência ao Seu Desejo através da guerra, da fome e da perseguição da Igreja, do Santo Padre e dos fieis católicos.
 A Virgem pediu-lhes que rezassem muito pelo bem do mundo, e anunciou que voltaria durante os próximos meses, a todos os dias 13. A última Aparição ocorreu no mês de Outubro, sendo presenciada por cerca de 70.00 peregrinos que assistiram ao Milagre do Sol.

A Mensagem de Nossa Senhora ao mundo baseia-se no que se tem vindo a chamar o "segredo", que ela confiou às três crianças videntes em Julho de 1917. O segredo realmente consiste em três partes. A primeira parte do segredo foi uma horrível visão do inferno "aonde vão as almas dos pobres pecadores". A segunda parte do segredo profetizou especificamente o início da Segunda Guerra Mundial.


A última parte do segredo (muitas vezes chamada o "Terceiro Segredo") foi escrita por Lúcia dos Santos, em 1944 e está na posse da Santa Sé desde 1957.
Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência.



Para assinalar o local das Aparições construiu-se um arco de madei ra com uma cruz.
A pequena árvore a pouco e pouco foi desaparecendo levada por peregrinos.













Em 6 de Agosto de 1918, com as esmolas dos fiéis iniciou-se a construção de uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora, feita de pedra e cal coberta de telha com 3,30 metros de comprimento , 2,80 metros de largura e 2,85 metros de altura. Foi a primeira construção do actual recinto de oração.

Fátima é hoje por muitos considerada como o Altar do Mundo, onde cheira a promessas e velas queimadas e onde acorrem milhões de peregrinos movidos pela maior força do mundo: a fé.
Fátima, cidade da Paz. Terra de Milagres e Aparições

PATRIMONIO

























Gastronomia
Couves de Azeite
Ingredientes
Couves
Água
Sal
Batata
Feijão branco ou manteiga
Azeite
Modo de Preparo
1. Cortam-se as couves bem miúdas
2. Cozem-se em água e sal
3. Adicionam-se pedacinhos de batata, feijão branco ou manteiga
4. Num prato fundo miga-se broa a mão
5. Por cima coloca-se as couves escorridas
6. Adubam-se com azeite abudantemente
7. Comem-se com azeitonas, uma isca de bacalhau assado ou umas petingas assadas ou fritas






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário