REGIÃO norte
SUB REGIÃO TRAS-OS-MONTES
DISTRITO bragança
CIDADE MIRANDELA
FREGUESIA Cabanelas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMZ-xf2Ovs_rN9YJeoaCPmMWehwC341Cb8J5p1AtofEXsoZi9e_WmUacc91pFSbC84JSGxEOd2Z46SCTSHtUrtOwOZCcqEaadXy0dlQ1ZDO05wPlD9PkFZQRoajnRP5C5Gx_lf8Gqh84SP/s1600/CABANELAS+-+FONTNARIO.jpg)
Cabanelas é uma freguesia portuguesa do concelho de Mirandela, com 18,60 km² de área e 421 habitantes (2001). Densidade: 22,6 hab/km².
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcpsXOhfaxYKg472cxNEFk-9Znx0kczPDFH2JeNeEi0xhgGRSNyx4w91lFQq1x5w5FicYsgxP97Aa3xHEX4Q1Do6GcYr8Jc8sZVX-HVD4xCHwO1qbv1694ICYDV87iBEcg1CWzOHxOAIW_/s1600/CABANELAS+-+CASA+DO+MOLEIRO.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcVlsw0q7uC-OHGalPmZCNNz3Md83ElBFxoZQysf-wL9bpQyg46sphnB4xhbHQoCwZFkoircrKPR0vQahjvOBtTnXLqkSb1FX6dfYDv2X2G8Pa8zllXUdsXa2tFbZPnzUKKqH4q9TJdyCj/s1600/CABANELAS+-+PONTE.jpg)
Aldeias anexas: Chelas, Valongo das Meadas
Distancia à sede de concelho: 13 km
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEDlu71zr4iPVppaeR5VKVyzD_t3g84Ky6oIrMPpTUeZBEIiZKfSEH0e2_FOThIBnDq0ateSW_pacU7x8ihJddjD8VJBgnUl3qpWf-tBiy47eaD2_A-2Pe5sXNL4wNuGL0a5x8Pfa-Oumq/s1600/CABANELAS+-+QUINTA.jpg)
Equipamentos colectivos: Centro de Dia, Sede da Junta de Freguesia, Igreja, Cemitério, Escola do 1° ciclo
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa de Cabanelas
Festas e romarias: S. Sebastião (20 de Janeiro), e festa de verão (móvel - Agosto)
Orago: S. Sebastião
Património cultural e edificado: Igreja Matriz, casa brasonada e fontanário
Locais a visitar: Igreja de Cabanelas, e vista panorâmica de Chelas sobre o rio Rabaçal e Centro Hípico
A profissão de pastor, nos tempos modernos, em que a evolução se processa a passos agigantados, caminha rapidamente para a extinção. Ser pastor, como tradicionalmente esta profissão se subentende, requer do indivíduo que a exerce estar disposto a sacrifícios imcompatíveis com as concepções de trabalho que por direito todo o homem, hoje em dia, que vive numa sociedade moderna pretende usufruir. Aguentam chuva e frio no inverno e sol escaldante no verão. Não dispõem de horário de trabalho, de domingos e feriados livres ou de tempos para festas. Para as ovelhas todos os dias são iguais e o pastor tem que estar sempre pronto para as atender. Vão-se mantendo como pastores, não os mais qualificados, mas pessoas idosas ou inaptas para outra profissão e mesmo estes vão rareando
RICARDO ANTÓNIO ESTEVES, desde miúdo manifestou grande talento para desenhar. Já na escola primária se salientava dos seus colegas. Cumprido o serviço militar nas tropas pára-quedistas regressa à sua terra natal - Mirandela - e começa a fazer por brincadeira pequenas estatuetas em pedra. Hoje dedica-se a tempo inteiro a esculpir na pedra, especialmente granito, material muito abundante na região, peças da sua imaginação ou encomendadas. É autodidacta. Quem o pretender visitar, vê-lo trabalhar ao vivo e conhecer o seu trabalho poderá fazê-lo à entrada da Quinta de Entre os Rios na estrada que liga Mirandela a Chelas passando pelo Parque de Campismo. Nesta quinta funciona uma Unidade de agro-turismo. Fica a 3 km. da cidade de Mirandela, na aldeia de Chelas, da freguesia de Cabanelas, num ambiente rural de grande sossego e beleza.
CASAS TIPICAS - UMA REFORMADA E OUTRA NÃO
Gastronomia
Sopa de Agriões
INGREDIENTES
Sal
Azeite
Batatas
Cebola
Agrião
Ovos
MODO DE PREPARO
- Numa panela, coloque água, sal, azeite, batatas e uma cebola picada;
- quando tudo estiver bem cozido desfaça as batatas com a varinha mágica;
- deixe ferver novamente e junte os agriões que devem cozer apenas um pouco.
- Bata muito bem os ovos e deite-os em fio na sopa, servindo de seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário