domingo, 29 de maio de 2011

FREGUESIA DE ERVEDAL


rEGIÃO               CENTRO
SUB  REGIÃO      PINHAL INTERIOR
DISTRITO         COIMBRA
CIDADE           OLIVEIRA DO HOSPITAL
Freguesia Ervedal

A constituição da vila de Ervedal remonta ao período Paleolítico, como o demostram os vestígios que integram o espólio da Fundação-Arquivo Paes Telles, que se dedica à investigação e conservação do património arqueológico local. Esta instituição nasceu da vontade e do legado deixado pelo conhecido poeta e investigador Mário Saa, que elegeu Ervedal como sua terra, aquela onde passou os últimos anos da sua vida.

Em Ervedal, os desportistas têm oportunidade de praticar atletismo, natação, BTT, caça e pesca. A Horta das Rosas, que dista cerca de 2 Km de Ervedal, constitui um espaço de peculiar beleza que convida ao descanso e às caminhadas, sendo por isso o lugar de eleição para quem a tranquilidade e o contacto com a natureza são premissas básicas para uma vida saudável.


Um dos produtos mais apreciados desta vila é o azeite produzido pela Cooperativa Agrícola de Ervedal que se caracteriza pela qualidade que lhe valeu o reconhecimento como DOP (Denominação de Origem Protegida) de Azeites do Norte Alentejano.
A vila do Ervedal localiza-se a nascente da sede de concelho, distando pouco mais de 10 minutos da vila de Avis. Tem uma posição relativamente central em relação ao território da freguesia de que é sede, tendo-se desenvolvido numa área relativamente plana.

Património Histórico
Igreja de Ervedal


É um templo constituído por um portal e por um janelão. Foi edificado no século XVI embora tenha sido muito modificado nos séculos XVII e XVIII. Tem como padroeiro, S. Barnabé.



Ponte de Ervedal
Tendo sido construída inicialmente em madeira de pinho, só em 1998 foi reconstruída em ferro. O seu valor como obra de arquitectura e engenharia encontra-se relacionado com o teste à construção da Ponte 25 de Abril, em Lisboa.


Fundação – Arquivo Paes Telles

Constituída pela Biblioteca de Mário Saa, com livros e jornais da época, colecção de materiais arqueológicos, espólio documental, objectos e mobília de Mário Saa.


Artes, Eventos, Lazer e Desporto
João António Guilherme

Trabalhos em madeira e bunho




 





Festa em Honra de S. Barnabé  


4º fim-de-semana de Agosto









Gastronomia
Migas Gatas
Ingredientes:
Bacalhau
Pão
Alho
Sal
Vinagre
Preparação:
1.  Num tacho coze-se o bacalhau.
2.  Depois do bacalhau estar cozido a água é aproveitada para as migas.
3.  Numa tigela põem-se fatias de pão caseiro cortadas muito finas, rodas de alho e sal.
4.  Deita-se a água do bacalhau por cima e tapa-se com um prato.
    5. Com uma colher de pau bate-se muito bem até desfazer as fatias de pão e por fim deita-se um pouco de vinagre e come-se com bacalhau cozido.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário