quinta-feira, 3 de março de 2011

FREGUESIA DE ENXARA DO BISPO














REGIÃO               centro
SUB  REGIÃO   GRANDE LISBOA    
DISTRITO         LISBOA
CIDADE            MAFRA
Freguesia  Enxara do Bispo



Enxara do Bispo é uma freguesia portuguesa do concelho de Mafra, com 17,96 km² de área e 1.647 habitantes (2001). Densidade: 91,7 hab/km².

História
Dominada pela silhueta majestosa da Serra do Socorro, a história desta freguesia remonta à origem, que se crê muito antiga, da povoação de Enxara dos Cavaleiros, que recebeu foral de D. Manuel I em 1519.

Pertencia ao Concelho de Enxara dos Cavaleiros, extinto em 1855, pelo qual passou para o de Mafra.

Património
A paisagem é dominada por uma ruralidade muito acentuada, sendo notável o património edificado, especialmente o religioso.
 Como principais templos apontam-se a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e a Capela do Espírito Santo, em Enxara do Bispo, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, em Enxara dos Cavaleiros, a Capela de Santa Comba, em Vila Pouca, e a Ermida de Nossa Senhora do Socorro, na Serra do Socorro.
Apesar de não se saber ao certo a data de construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, dá-se quase como certo pertencer ao período manuelino, como indica a inscrição existente no exterior, que data a sua sagração de 1534 pelo Bispo D. António. Devido ao terramoto de 1755 ruiu a abóbada da única nave.


 

Apresenta azulejos setecentistas na capela-mor, representando cenas da vida de Nossa Senhora, e ainda um arco quinhentista no acesso ao baptistério, uma pia baptismal e duas de água benta manuelinas.
Capela do Espírito Santo

A Capela do Espírito Santo foi Igreja Matriz quando esta ruiu em 1755. Possui duas portas de estilo manuelino, sendo a principal quadrilobada, com animais fantásticos, elementos vegetativos e cordame. O seu interior alberga uma pia de água benta igualmente manuelina.











Gastronomia
Filetes de Garoupa
Ingredientes:
  • 2 kg. de garoupa
  • 200 grs. de manteiga
  • 3 dl de vinho branco
  • 2 cebolas médias
  • 5 tomates grandes ou 2 chávenas de polpa de tomate
  • 200 grs. de cogumelos frescos
  • 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
Modo de Preparo:
1.  Corta-se a garoupa às postas.
2.  Corta-se a posta de peixe ao longo da espinha, separa-se da mesma.
3.  Cada posta é cortada ao meio, a metade que se obteve é cortada em duas.
4.  Vão-se dispondo os filetes num tabuleiro, previamente untado com manteiga ou margarina e temperam-se com sal e pimenta.
5.  Regam-se com o vinho branco, tapam-se com papel vegetal untado também com margarina e levam-se ao forno, que deve estar quente, cerca de 15 minutos para cozer.
6.  Enquanto os filetes estão no forno, pica-se a cebola e aloura-se com 75 grs. de margarina sobre lume médio para não queimar.
7.  À parte, escaldam-se os tomates, tira-se-lhes as peles e grainhas e juntam-se à cebola, cortados aos bocados.
8.  Deixa-se estufar lentamente, até se transformar em puré, e nessa altura acrescentam-se os cogumelos cortados às fatias finas.
9.  Quando os filetes estiverem cozinhados, escorre-se a calda da cozedura, a qual se junta ao preparado de tomate e se leva novamente ao lume.
10.             Rectificam-se os temperos, liga-se o molho, deitando dentro a colher de farinha misturada com cerca de 50 grs. de manteiga, e mexe-se sempre com uma colher de pau, até o molho ferver.
11.             Deita-se o molho sobre os filetes e leva-se ao forno para gratinar.
12.             Sirva acompanhado de puré de batatas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário