sábado, 2 de fevereiro de 2013

FREGUESIA DE TORNADA


REGIÃO                       CENTRO
SUB REGIÃO              OESTE
DISTRITO                    LEIRIA
CIDADE                       CALDAS DA RAINHA
FREGUESIA                TORNADA



Brasão: 
escudo de prata, barra ondada de verde carregada de uma burela ondada de prata, acompanhada em chefe de uma coroa antiga, aberta, de azul, com pedraria e, em ponta, de um camaroeiro de vermelho com ferragens de prata realçadas de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «TORNADA».



Bandeira:
 verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.


Selo: 
nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Tornada - Caldas da Raínha»


História
Tornada é uma freguesia portuguesa do concelho de Caldas da Rainha, com 19,82 km² de área e 3 561 habitantes (2011). Densidade: 179,7 hab/km². Situada a 5 km a norte da sede do concelho, é limitada a norte pelas freguesias de Alfeizerão (concelho de Alcobaça) e Salir do Porto, a sul pelas freguesias de Nossa Senhora do Pópulo e Santo Onofre (as duas freguesias da cidade de Caldas da Rainha), a leste pelas freguesias de Salir de Matos e Coto, e a oeste pela freguesia da Serra do Bouro.

Situada em terrenos planos e férteis, é atravessada pelo rio de Tornada, que desagua no Oceano Atlântico, na baía de São Martinho do Porto.
A freguesia de Tornada inclui os aglomerados populacionais de Tornada, Campo, Chão da Parada, Reguengo da Parada, Casais dos Morgados, Mouraria, Casais do Rio do Peixe e Casais do Vau.




Os pontos de interesse da freguesia incluem a Igreja Matriz do século XVI e o 









Paul de Tornada.


O local era habitado quando da Invasão romana da península Ibérica, situado na via que ligava Coimbra a Torres Vedras. Na Idade Média, tinha o nome de Cornagaa, pertencendo ao termo de Óbidos, próxima do limite deste com os coutos de Alcobaça.
 Com a fundação do Hospital de Nossa Senhora do Pópulo pela Rainha D. Leonor, esposa de João II de Portugal, Tornada iniciaria o processo de aproximação a Caldas da Rainha. D. Leonor deixaria em testamento ao hospital as rendas de terras situadas em Tornada de que era possuidora, entre as quais o então designado Paul da Boa Vista do Extremo. A expansão territorial dos coutos de Alcobaça para sul seria travada em Tornada, por sentença dada por D. Leonor em 1490.
Existia nesta época uma cultura florescente de linho para fins artesanais, comércio de cereais e vinha, extração de sal e madeira, além da construção naval. A produção era escoada pelo porto fluvial de Tornada.
Com a reforma administrativa do século XIX, a freguesia de Tornada passou a integrar o concelho de Caldas da Rainha (1835). A proximidade da sede do concelho e a passagem pela freguesia da estrada que liga Caldas da Rainha a Alcobaça, Nazaré, Leiria e ao norte de Portugal, e mais tarde da auto-estrada do Oeste (A8), originaram um significativo crescimento populacional e econômico. Por esse motivo, é por vezes incluída, no todo ou em parte, na área urbana de Caldas da Rainha.



Património:
IGREJA MATRIZ
Padrão do cemitério velho

    • Outros Locais:
    • Lugar da Encosta da Tornada
    • Paúl de Tornada





Gastronomia


Bacalhau Assado no Forno com Batatas a Murro
Ingredientes
  • 2 Postas médias de bacalhau
  • 500g de batatas pequenas
  • 4 Dl de azeite
  • 1 Cebola média descascada
  • 1 Dente de alho pequeno
  • Sal q.b.
Modo de Preparo
1.   Coloque o azeite num tacho com o dente de alho laminado deixe alourar um pouco.
2.   Estando louro retire o alho e reserve. 
3.   Seque muito bem as postas de bacalhau que devem estar demolhadas.
4.   Coloque numa assadeira algumas rodelas de cebola cortada às lâminas finas e as postas de bacalhau,
5.   Regue com o azeite e disponha a restante cebola por cima.
6.   Leve ao forno a temperatura média. 
7.   Lave as batatas muito bem coloque-as numa assadeira e salpique com sal.
8.   Leve a assar o tempo que achar necessário, mas em temperatura média para que fiquem bem assadas por dentro, mas sem tostar.
9.   Estando tudo assado dê um murro nas batatas com cuidado para não se queimar.
10.               Disponha no prato o bacalhau com as batatas.
11.               Regue com o azeite, se gostar sirva acompanhado com broa de milho e uma salada a seu gosto. 
12.                Acompanhe com pão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário