terça-feira, 5 de julho de 2011

FREGUESIA DE VALE DA AMOREIRA

rEGIÃO               LISBOA
SUB  REGIÃO      PENINSULA DE SETBAL
DISTRITO         SETUBAL
CIDADE           MOITA
FREGUESIA   Vale da Amoreira
Heráldica
Ordenação Heráldica do Brazão e Bandeira
(Publicada no Diário da República, III Série de 27/10/2001)                  
Armas
Escudo de ouro, amoreira arrancada de negro, folhada de verde e frutada de púrpura; em chefe, duas candeias de vermelho, acesas do mesmo, a da dextra volvida. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas, VALE DA AMOREIRA.

Bandeira
De verde, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Vale da Amoreira é a mais jovem Freguesia do Concelho da Moita, caracteristicamente urbana. Foi criada em reunião plenária da Assembleia da República de 11 de Março de 1988 e a sua elevação a Freguesia consta do Diário da Assembleia da República I Série, n.º62 de 12 de Março de 1988 e foi publicado como Lei no Diário da República I Série n.º119 de 23 de Maio de 1988.


Os limites da Freguesia são, a norte, o Caminho Municipal, Avenida 1º de Maio e o limite da Freguesia de Alhos Vedros, a poente e a sul a Freguesia é limitada pela fronteira dos concelhos de Moita e do Barreiro, a nascente Vale da Amoreira é limitada pela Freguesia de Alhos Vedros.



Esta Freguesia pertenceu à Baixa da Banheira até 1988, altura em que se tornou independente.

O seu núcleo mais antigo remonta a meados do século XIX, mas teve um crescimento muito lento até 1974, altura em que conheceu uma violenta explosão demográfica.

Esta explosão demográfica permitiu um rejuvenescimento da população que faz com que, actualmente 40% dos habitantes de Vale da Amoreira sejam jovens com idade inferior a 25 anos.


 Esta riqueza em população jovem e sobretudo a diversidade de origens e culturas são a maior riqueza da Freguesia de Vale da Amoreira, que tem neles a sua maior esperança de futuro.
A população de Vale da Amoreira é de 55% descendentes de portugueses e de 45% descendentes de africanos. Destes 50% são de origem angolana, 30% de cabo-verdiana, 10% de guineenses, 8% de moçambicanos e 2 de santomenses.



Por isso mesmo a Freguesia, e o próprio Concelho, apostam decisivamente em iniciativas relacionadas com as camadas mais jovens.



Exemplos vivos dessa aposta é a Biblioteca Municipal 2 criada em Vale da Amoreira, que regista uma grande adesão por parte das crianças e jovens da Freguesia.
O edifício da Biblioteca inclui sala de leitura geral, área de exposições e sala de leitura infanto-juvenil onde decorrem, frequentemente, sessões de animação teatral e de leitura. No ano de 1990 iniciou-se o projecto de animação “Escola Viva”, vocacionado para os alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, Áudio Visuais.

A educação dos jovens de Vale da Amoreira faz-se nas duas Escolas Primárias, na Escola Básica 2+3 e na Escola Secundária. Uma amostra da diversidade cultural da Freguesia de Vale da Amoreira é a Semana Multicultural que se realiza, anualmente, no Verão.

A Freguesia dispõe de cinco Associações desportivas, duas Associações de carácter cultural, uma Associação de jovens e uma Associação de reformados, que contribuem muito validamente para a melhoria da qualidade de vida da população local.




A prática de actividades desportivas é possível de ser realizada em sete recintos polivalentes, num conjunto de rampas de “Skate” ou no campo de Futebol de onze.



A população pode passear no grande parque de lazer, nas sete pracetas ajardinadas e as crianças em onze parques infantis.





Os jovens da Freguesia têm à sua disposição um Centro de Informação Juvenil, um Centro Hip-Hop e o Grupo Jovem.






Gastronomia
Quizaga

1 ramo de folhas de mandioca ou espinafres –
1 ramo de coentros –
1 cebola-
3 dentes de alho
-1 dl de óleo de palma-
3 tomates água
e Sal
1-  Faz-se um refogado com o óleo de palma ,a cebola, e os tomates sem peles nem
sementes, o alho picado.
2-  Quando mole juntam-se as folhas de mandioca ,os coentros,como para o caldo verde, e o sal.
3-  Adiciona-se um pouco de água para cozer.
Servir bem quente
Nota: deve ficar sem Molho




Nenhum comentário:

Postar um comentário