segunda-feira, 4 de julho de 2011

FREGUESIA DE URROS

rEGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO      ENTRE DOURO E VOUGA
DISTRITO         PORTO
CIDADE           AROUCA




FREGUESIA  Urros- Arouca
Brasão:

Escudo de ouro, torre sineira de dois arcos, de vermelho, lavrada de negro e aberta do campo, com sinos de azul e duas espigas de milho de ouro, folhadas de verde, tudo alinhado em roquete; em ponta, monte de três cômoros de verde, movente dos bordos. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "URRÔ - AROUCA"


Bandeira:
De vermelho. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro

Selo:

Nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Urrô - Arouca




A freguesia de Urrô está situada no Vale de Arouca: estendendo-se pela encosta da Serra da Freita e traçada pelo rio Arda. O seu orago é S. Miguel, que antigamente dava o nome à freguesia "S. Miguel de Urrô". S. Miguel Arcanjo é um dos três anjos que estão perante o trono de Deus, sendo descrito no livro do Apocalipse como o chefe dos exércitos celestiais vitoriosos na batalha contra Satanás. Deus enviou S. Miguel para expulsar Lúcifer, que liderou uma rebelião entre os anjos.


As principais actividades que sustentam a economia de Urrô, são a agricultura, a pecuária, a indústria de madeiras e os artefactos de cimento e couro. A antiga freguesia de S. Miguel de Urrô era curato da apresentação do Mosteiro de Arouca, anexação confirmada por D. João III a 22 de Junho de 1554, passando depois a abadia.

A igreja matriz de S. Miguel, muito bem conservada, para além dos cinco altares com seus retábulos, é encimada por uma bela torre sineira de estilo românico que foi declarada imóvel de interesse público, pelo Decreto N° 38.491, em Novembro de 1951.

Em Urrô, do património cultural edificado destacam-se ainda a capela de S. Lourenço, nas imediações da igreja matriz, a Capela de Santo António no lugar de Lourosa de Matos, a capela da Casa da Cela e a Capela de Nossa Senhora da Lage, perto do lugar de Merujal.


Nesta freguesia existe também o chamado "Coto do Muro", uma importante estação arqueológica, em cuja base se encontra o Lugar da Cividade e o Lugar de Campo de Abade e onde continua a tradição de que aqui existiria uma igreja. Segundo A. de Almeida Fernandes, seria aí o "castro de Arauca" ou castro de Arouca. O topónimo Urrô está relacionado com a sua localização geográfica, pois, dizem os investigadores, provém de "orriolo" ou "arriola" que significa pequeno vale, o que é concordante com a localização geográfica da freguesia.

PATRIMÓNIO EDIFICADO DE URRÔ
A antiga freguesia de S. Miguel de Urrô era curato da apresentação do Mosteiro de Arouca, passando depois a abadia.

A igreja está bem conservada. Tem cinco altares com seus retábulos; o retábulo-mor, de estilo barroco nacional (1725); os outros retábulos são joaninos. É curiosa a galilé da entrada principal com as suas sineiras. Foi declarada imóvel de interesse público em 1951.




Existem na freguesia de Urrô quatro capelas: a de S. Lourenço, perto da igreja, a de Santo António, no lugar de Lourosa de Matos, a da Casa de Cela, e a Capela de Nossa Senhora da Lage, perto do lugar de Merujal. Nesta última capela realiza-se no dia 3 de Maio a célebre festa das cruzes, muito concorrida por gente de Arouca e Cambra.



A estas capelas referia-se o relatório paroquial de 1788 nestes termos: " Há nesta freguesia 4 capelas uma com invocação de S. Lourenço vizinha da igreja é popular não tem dote ou fábrica alguma, acode-se ao seu reparo com as esmolas dos fiéis. Costuma festejar o Santo a dez de Agosto, com sermão e missa cantada, aonde acode grande concurso de gente" (...) "Há outra com a invocação de Santo António, no lugar de Lourosa, distante da igreja meia légua" (...) "Há outra ermida com a invocação da Senhora da Lage no alto da serra da Freita, lugar ermo e perto do lugar de Merujal".


O documento não está completo mas torna-se evidente que o pároco se iria referir em seguida à Capela da Casa de Cela. Relativamente à igreja, o pároco descrevia-a como "um dos melhores templos deste vale porque se acha bem reedificado de paredes, bem forrado e solhado, tanto a capela-mor como o corpo da igreja, sem ao presente precisar de reparo algum. Tem cinco altares com o altar maior de todos de talha dourada.

A sacristia se acha com os telhados arruinados com precisão de ser armada e forrada. O batistério se acha adornado, com sua grade moderna toda oleada e pintada". Em Urrô fica o chamado "Coto do Muro", alto de uma estação arqueológica importante e praticamente desconhecida. Essa estação sobe do Matinho, Regadas e Pedra Má, da freguesia de Rossas, da Pedra Má e Caracuste, de Várzea, e espraia-se, do lado oposto, por terras de S. Miguel de Urrô. O coto no alto do serro tem três plataformas. Na base encontram-se o significativo lugar da Cividade e um outro denominado Campo de Abade, ambos pertencentes a Urrô. Subsiste a vaga tradição de que aqui existiria uma igreja.

Percurso Pedestre PR16


O PR16 "Caminhada Exótica" é um percurso pedestre de pequena rota com cerca de 9km, marcado nos dois sentidos segundo as normas da Federação Portuguesa de Campismo.
Distância a percorrer:
9km, em circuito Nível de dificuldade: Baixo/médio, requerendo alguma prática


Desníveis:
Mediamente acentuados com um grande descendente e um grande ascendente
Tipo de caminho:
Estradão e caminho tradicional


DESCRIÇÃO DO PERCURSO:
O início do itinerário faz-se na aldeia do Merujal. Regresse à estrada de alcatrão e vire à direita na direcção de Albergaria da Serra. De seguida opte pelo primeiro caminho de terra, à esquerda. Irá passar por um pinhal e por uma zona de matos baixos, por entre blocos de granito.
Conforme se inicia a descida, repare nas árvores exóticas que se vão encontrando. Chegados ao nível de cota mais baixa do percurso (400m), e após atravessar a linha de água, deparamo-nos com um pinhal velho, com alguns eucaliptos, exemplares imponentes debaixo dos quais se observa um óptimo sub-coberto arbóreo e arbustivo.
Prossegue-se o caminho sempre em frente até encontrarmos um primeiro desvio à direita. De imediato iniciamos a subida através de uma área de regeneração espontânea da vegetação. Ao encontrarmos um caminho florestal bem definido, correspondendo ao segundo desvio à direita viramos, começando a subir a encosta por trajecto em zig-zag bastante íngreme.
Segue- se sempre pelo caminho melhor definido que vai terminar, no fim da subida, noutro que percorre a encosta ao longo das curvas de nível, onde se vira à direita. Seguindo em frente, chegamos á estrada de alcatrão. Neste ponto opte pela esquerda e entre no primeiro trilho de terra. Pouco depois vira-se à direita por um antigo caminho rural entre muros.
No cimo da encosta tem-se uma vista bastante ampla, antes de se entrar num pinhal que vamos atravessar até chegarmos a um pequeno vale com Pinheiro-Silvetre e tuias.


Atingimos de novo uma estrada de alcatrão, onde vamos virar à direita na direcção do Parque de Campismo do Merujal. Mais à frente viramos à esquerda, na direcção da Frecha da Mizarela e pouco depois deparamo-nos com um desvio à direita não sinalizado para a aldeia do Merujal, término do percurso.


Charutos
Ingredientes:

-350 g de miolo de amêndoa
-400 g de açúcar
-35 g de manteiga
-7 ovos
-1 clara de ovo
-4 gemas
-1 limão
-Folha de obreira
-Açúcar para polvilhar
-Água

Modo de preparação:

1.  Põe-se o açúcar ao lume com metade do seu
peso de água, até atingir ponto de fio.
2.  Retirase do lume e junta-se a manteiga.
3.  Batem-se os ovos com a casca do limão ralada e a
amêndoa pelada e passada pela máquina.
4.  Mistura-se o xarope e volta ao lume, mexendo sempre, para cozer os ovos e engrossar.
5.  Retira-se do lume põe-se num prato e fica em repouso até ao dia seguinte.
6.  Depois cortam-se rectângulos de obreia, que
se humedecem com um pano molhado.
7.  Recheiam-se, enrolam-se colam-se as bordas
de obreia com clara de ovo e passam-se por
açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário