quinta-feira, 7 de julho de 2011

FREGUESIA DE BARCA

rEGIÃO               NORTE
SUB  REGIÃO      GRANDE PORTO
DISTRITO         PORTO
CIDADE           MAIA
FREGUESIA   Barca




Barca é uma freguesia portuguesa do concelho da Maia, com 3,37 km² de área e 2 769 habitantes (2001). Densidade: 822,87 hab/km².
Em conjunto com as vizinhas freguesias de Gemunde, Gondim, Santa Maria de Avioso e São Pedro de Avioso, constitui a vila de Castêlo da Maia desde 23 de Agosto de 1986, segundo o art. 2º i) da Lei nº 28/86.

Barca é freguesia muito antiga do Concelho da Maia. Há quem defenda que este topónimo deriva de abarca termo que significa veiga, isto é, planície cultivada e fértil. Há ainda quem, como Manuel Gens, autor da terra, creia que em tempos remotos o pequeno Rio Almorode tenha aí tido uma enseada. Seja como for, segundo documento de 1064 era então conhecida como São Martinho de Vermoim: eglesia uogabulo sancti martini quod fundato in uilla uermud. Em 1219 e nas Inquirições de 1258 era Sancto Martino de Vermui. No século XIII, no censual do cabido do Porto, é citada como Sancti Martini de Varqua, já no século XIV aparece como Sancti Martini de Barca.


No caminho que leva ao Monte de Santa Cruz, existe um lugar chamado Castro que nos poderá indicar a existência, outrora, de semelhante povoamento fortificado.


A Igreja da Barca, segundo Manuel Gens, data de 1656. Na entrada para o adro da igreja, todo rodeado por um muro, existe um portão de ferro cujas ombreiras terminam em volutas. A sua fachada é revestida a azulejo e rematado a cantaria. No centro, amplo portal com verga curvilínea. Sobre este um também curvilíneo frontão interrompido, de cujo topo central se ergue uma moldura granítica que, em seu seio alberga, medindo o tempo, o relógio.


No tímpano da empena de recorte mistilíneo e suavizado com volutas, um nicho de alberga a imagem de Nossa Senhora. A embelezar o conjunto, duas torres sineiras. No vértice, com dois fogaréus a ladeá-la, uma cruz.


Perto da residência paroquial está uma árvore que terá sido por Camilo Castelo Branco ali plantada. O escritor, segundo Hélder Pacheco … aqui veraneava com o abade de Barca, Santana e Silva. As más línguas aventavam que o escritor lhe escreveria os sermões....


No lugar de Gestalinho, deparamos com a Capela de Nossa Senhora do Encontro, assim chamada pois é aqui que em dia de procissão, esta imagem saída da Igreja Matriz vem encontrar a imagem do Senhor da Santa Cruz.
PROJECTO ARRANJO URBANÍSTICO E INTEGRAÇÃO PAISAGÍSTICA
MONTE CRUZ NA FREGUESIA BARCADESANTADE
DE
O Monte de Santa Cruz é um lugar bastante edificado de raiz antiga. A sua ascensão inicia-se do lado poente da encosta na Capela do Calvário até ao alto do monte pela Avenida Senhor Santa Cruz.

A Capela de Santa Cruz (1693), localiza-se já do lado nascente, na meia encosta (110m), numa cota inferior à rua, sendo que se acede a esta por uma escadaria descendente a partir da rua. Está envolvida por um adro pavimentado a micro cubo de granito com alinhamentos de Plátanos e enquadrada por um espaço relvado pontuado de árvores de porte considerável (Fraxinus angustifolia, Pinus, Acácia). O lado nascente do recinto abre sobre a paisagem envolvente, sobre áreas agrícolas e florestais e sobre a malha habitacional. A Sul da capela, e adossada a ela, encontra-se uma Estação do Calvário.
O Monte de Santa Cruz constitui um local de culto e romaria popular. Durante as festas do Senhor dos Passos promove-se a Procissão do Encontro entre a Capela de Nossa Senhora do Encontro e a capela de Santa Cruz.
Património Cultural
Existem vestígios arqueológicos no local.  “Trata-se de um possível povoado de altura. Neste local foi recolhida parte de um dormente de uma mó de rebolo, depositada no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.”

A Capela de Santa Cruz caracteriza-se pela sua “simplicidade neoclássica misturada com elementos tardo-barrocos na fachada principal (capitéis duplos nos cunhais e remates contracurvados do frontão e sineira).” 
 “A Capela possui uma planta longitudinal composta por nave e capela-mor rectangulares, não existindo coincidência com o interior e exterior. Disposição horizontal das massas, com volumes escalonados e coberturas de duas águas. A fachada principal orientada a O. é de um só pano, com pilastras nos cunhais encimados por pináculos. Embasamento marcado não proeminente, portal de verga recta, encimado por um frontão interrompido e sobrepujado por um óculo octagonal; ladeia-o vãos rectangulares. A fachada é revestida a azulejo padronizado e rematada em empena truncada por campanário coroado por cruz latina. A fachada S. de dois panos apresenta a Capela do Calvário adossada. Ao centro do pano correspondente à nave, inscreve-se porta de verga recta sobrepujada por vão rectangular. O pano da capela-mor apresenta porta de menores dimensões e vão de iluminação rectangular. A Capela do Calvário apresenta a fachada em granito com portal de arco pleno fechado por gradeamento estruturado em duas folhas. É rematada por medalhão profusamente decorado. Na fachada N., de três panos, tem vãos de iluminação nos dois primeiros, e no terceiro porta de verga recta. A fachada E., com embasamento, é de dois panos correspondentes à capela-mor e à Capela do Calvário; No primeiro pano inscrevem-se dois vãos de iluminação sobrepostos, rectangulares de diferentes dimensões. As pilastras que delimitam o pano são rematadas por pináculos. Cruz latina no vértice. Na nave coro-alto com acesso por escadaria no sub-coro do lado da Epístola, lambril de azulejos padronizados e destituída de altares. Na capela-mor lambril de azulejos, andor com representação do Senhor dos Passos e altar-mor inscrito em capela que se encontra tratado como arco triunfal. Tecto de perfil curvo com painéis de madeira representativos da Via Sacra e colocados simetricamente.
O Calvário é composto por seis capelas, situadas em ambiente periurbano, em destaque: 1 - Capela da Oração no Horto, a primeira do calvário, próxima da igreja matriz e inscrita em plataforma de cota mais elevada, à qual se acede através de escadas a E. e S.; 2 - Capela da Prisão de Jesus, em planície, à face da estrada, tendo a O. edifícios de habitação e a E. campos agrícolas; 3 - Capela da Flagelação de Jesus, em destaque no sopé do Monte de Santa Cruz em elevação relativamente à cota da rua; 4 - Capela da Coroação de Espinhos, em outeiro, assente em soco, adossada a N. por muro. 5 - Capela da Condenação de Jesus, situada na plataforma mais elevada do Monte de Santa Cruz, isolada em destaque; 6 - Capela da Crucificação, sexta e última das capelas do Calvário, adossada à fachada S. da Capela do Senhor de Santa Cruz.
As capelas apresentam a mesma estrutura: planta quadrada, com coincidência entre o interior e o exterior, massa simples, cobertura de três águas rebocadas. Fachadas principais em granito aparente, com vão em arco de volta perfeita formando frontão interrompido por cartela com elementos decorativos; ladeiam-no dois plintos quadrangulares, encimados por elemento terminal em fogaréu (Capela de Oração no Horto) ou pinha (Capelas da Prisão de Jesus, da flagelação, da coroação e condenação).
Porta de duas folhas, em ferro chapeado com vãos de iluminação gradeados. As restantes fachadas são de um só pano, rebocadas e com cornija em granito aparente. Os interiores das capelas são abobadados. A Capela da Oração no Horto apresenta escadaria de acesso a S. de forma circular, e rectangular a de E.. No muro que flanqueia a fachada principal inscrevem-se duas pilastras rematadas por fogaréus. Na cartela insere-se um cálice de alto relevo, sobrepujado por uma concha e ornamento de motivos vegetais. Interior integralmente preenchido por supedâneo sobre o qual assentam três imagens de barro figurando Cristo orando e dois Apóstolos dormindo. Na Capela da Prisão de Jesus, orientada a N., a cartela é sobrepujada por uma concha, inserida em acrotério. Interior integralmente preenchido por supedâneo sobre o qual assentam três imagens de barro figurando Jesus preso, um centurião romano e Judas representado com a bolsa das trinta moedas. A Capela da flagelação, orientada a N., possui a cartela sobrepujada por uma concha, inserida em acrotério. No interior, assentam sobre supedâneo cinco imagens de barro figurando Jesus flagelado e quatro centuriões romanos. A Capela da Coroação de Espinhos, orientada a O., possui cartela sobrepujado por uma concha, inserida em acrotério. Interior integralmente preenchido por supedâneo sobre o qual assentam quatro figuras em barro figurando Jesus coroado de espinhos, em escultura de pequenas dimensões e três centuriões romanos de grandes dimensões. A Capela da Condenação de Jesus, orientada a E., possui igualmente cartela sobrepujada por uma concha, inserida em acrotério. Interior integralmente preenchido por supedâneo sobre o qual assentam duas figuras de barro figurando Jesus e Pilatos. A Capela da Crucificação é diferente, tendo planta rectangular, adossada a N. à capela do Senhor de Santa Cruz. Fachada orientada a S., composta em portal de arco pleno fechado por gradeamento de duas folhas. Remate e em cartela profusamente decorada. Interior com imagem de barro figurando Cristo Crucificado, São João e a Virgem.” 
 “Duas semanas antes da Páscoa, celebra-se o Senhor dos Passos, com a procissão a sair da Igreja Matriz em direcção ao cimo do Monte. No percurso, atravessa as diversas capelinhas dos passos do século XVIII, que vão conduzindo os fiéis pela encosta acima. Durante a caminhada, dá-se o encontro entre o Senhor dos Passos e a Nossa Senhora do Encontro, na capelinha do encontro, juntando-se as duas imagens em direcção à capela do Senhor de Santa Cruz, que já contabiliza três séculos. A outra festividade, o Senhor de Santa Cruz, ocorre na segunda semana de Setembro. A procissão sai da capela com o mesmo nome, desce a encosta e inverte o seu percurso no largo do Gestalinho, voltando à capela de Santa Cruz. Esta romaria estende-se ao longo de quatro dias, com animação. O Senhor dos Passos veste-se de roxo, enquanto o Senhor da Santa Cruz, de vermelho. Ambos recolhem as "arrecuas" no fim da procissão. Diz a lenda que, se assim não for, os povos da freguesia vizinha de Vermoim podem vir 'roubá-lo'. Esta tradição tem origem no tempo em que Barca ainda não era freguesia e pertencia a Vermoim.” 


Lá no topo encontramos, na capela do Senhor da Santa Cruz, a imagem que lhe dá nome. Esta data de 1693 tendo em 1901 sofrido obras de restauro. Tem procissão realizada no 2º Domingo de Setembro. A festa do Nosso Senhor dos Passos realiza-se quinze dias antes da Páscoa.
São dignas de nota as casas solarengas que ali existem: a quiçá seiscentista Casa do Gens e a Quinta do Sestelo no Paiço e ainda as brasonadas Casa dos Maias e Quinta de Vila Verde.








Gastronomia


Farrapo Velho
Ingredientes:
Bacalhau cozido
Couves e batatas cozidas
4 dentes de alho
1 dl de azeite
4 a 5 ovos
Sal e pimenta
Preparação:
1.  Retire as espinhas e a pele do bacalhau após este estar cozido.
2.  Comece a lasqueá-lo.
3.   Previamente cozidas, corte as couves e as batatas.
4.  Depois desta operação, num recipiente aparte, esmague o bacalhau, a batata e a couve.
5.   Leve depois ao lume o azeite com os alhos já picados.
6.  Quando esta base estiver douradinha o preparado de bacalhau, a batata e a couve.
7.  Deixe fritar um pouco e mexa consistentemente em lume brando para assim não queimar.
8.   Acrescente os ovos batidos e envolve-os no preparado.
 Sirva quente.

Um comentário: