quarta-feira, 6 de julho de 2011

ALCOBACA

rEGIÃO               CENTRO
SUB  REGIÃO      OESTE
DISTRITO         LEIRIA
CIDADE           ALCOBACA
FREGUESIA   Alcobaca



HERALDICA
Ordenação heráldica do brasão e bandeira Publicada no Diário da República, III Série de 24/10/1997

Armas
Escudo de vermelho, asna virada e ondeada, de prata e azul, de três tiras acompanhada de um escudete amendoado de prata, carregado de uma cruz firmada de azul, à dextra de um crescente e à sinistra de uma flor-de-lis, tudo de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro em maiúsculas : “FREGUESIA DE ALCOBAÇA“.


Em 1210, dois anos antes da sua morte, D. Sancho I concedeu carta de foral a Alcobaça, assim como a outras terras do seu couto, tais como Aljubarrota e Alvorninha.




A cidade de Alcobaça, que dá o nome ao concelho, é uma freguesia que se situa nos vales do rio Alcoa e Baça, rodeada por colinas. Situa-se a 100Km de Lisboa, a 30Km de Leiria, a 12Km da Nazaré e a 25Km da cidade de Caldas da Rainha.

Mosteiro de Alcobaça






O povoamento da cidade de Alcobaça é muito antigo, tendo a povoação começado a crescer em redor do Mosteiro em início do Séc. XIII.






Entre a população activa grande parte trabalha no sector terciário, com predomínio para os serviços relacionados com a actividade económica em detrimento dos de natureza social. Dispõe também de indústrias alimentares, têxteis e de cerâmica.


O Turismo, tem também um peso substancial na cidade, exigindo alguns estabelecimentos hoteleiros, assim como uma grande variedade de estabelecimentos comerciais.






A principal zona industrial de Alcobaça, é o parque industrial do Casal da Areia.





Eventos e Festas Anuais
  • AGOSTO:
    • Feriado Municipal: 20 de Agosto

    • Feira de S. Bernardo: de 20 a 26 de Agosto ( Esta data é variável de modo a se conseguir um ajustamento nos dias da semana)

  • OUTUBRO
Feira de S. Simão: geralmente no último fim-de-semana de Outubro





Gastronomia
  • Frango na Púcara
  • Doçaria
  • Delícias de Frei João
Pudim de ovos do Convento de Alcobaça

Frango na Pucara

IngredientesIngredientes

1 frango
75g de bacon
4 tomates
2 dentes de alho
12 cebolinhas
2clh sopa de mostarda
1 folha de louro
0,5dl de vinho do porto
1dl de aguardente
2dl de vinho branco
sal e pimenta
Azeite

Modo de Preparoo

1.  Corte o frango em bocados e o bacon em tirinhas.
2.  Pele o tomate e tire-lhe as grainhas.
3.   Descasque e esmague os alhos.
4.  Introduza todos os ingredientes numa púcara de barro e tempere com sal e pimenta, e regue com um fio de azeite
5.  Tape a púcara e introduza em forno bem quente durante 45 minutos.
6.  Destape a púcara e deixe alourar à superfície.
7.  Sirva com salada e batata frita ou um arroz branco


Capela de Nossa Senhora do Desterro

A Capela de Nossa Senhora do Desterro é uma igreja na freguesia de Alcobaça, concelho de Alcobaça, Portugal. Está classificada pelo IGESPAR como Monumento Nacional desde 16 de Junho de 1910
É uma capela de estilo barroco, desenhada em 1716 pelo Padre Frei Luís de São José. Fica situada no Jardim das Murtas, dentro da cerca do Mosteiro de Alcobaça, um local inacessível. Encontra-se fechada ao público

Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça,
 também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente como Mosteiro de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Foi começado em 1178 pelos monges de Cister.
Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, desde 1910, IPPAR. Em 7 de Julho de 2007. Foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.


Em 1834 os monges foram obrigados a abandonar o mosteiro, na sequência da expulsão de todas as ordens religiosas de Portugal durante a administração de Joaquim António de Aguiar, um primeiro-ministro notório pela sua política antieclesiástica.




Castelo de Alcobaça
localiza-se na cidade, freguesia do concelho de mesmo nome, no Distrito de Leiria, em Portugal.



Em posição dominante a noroeste sobre a povoação, na margem esquerda do rio Baça, das suas ruínas tem-se uma bela vista sobre a cidade, inclusive o seu famoso mosteiro, os campos envolventes e a serra dos Candeeiros.





Escolas

Em 1898 o Estado abriu concurso para apresentação de projectos para um novo plano de escola, com casa de professor. Recomendava-se que os projectos fossem concebidos para serem utilizados na sua execução os materiais e técnicas de cada região.

Venceu o projecto da autoria do arquitecto Arnaldo Redondo Adães Bermudes . O autor foi nomeado delegado à Exposição Universal de Paris, em 1900, onde apresentou este projecto a concurso, tendo obtido a Medalha de Ouro da Secção de Arquitectura Escolar. Ao longo do tempo construíram-se algumas centenas destas escolas, que ficaram conhecidas por escolas-tipo Adães Bermudes ou popularmente, por escola dos sininhos.

O projecto previa a habitação dos professores no centro superior do edifício, quando de duas salas, ou em uma das extremidades mas com janelas e entrada pela fachada principal. Pretendia harmonizar o edifício, o meio e a criança, impondo uma dimensão estética que tornasse a escola um lugar mais atraente. Simultaneamente afirmava a importância do professor pela visibilidade e dignidade que conferia à sua habitação.

Estas escolas tinham instalações sanitárias na parte posterior do edifico mas não havia abastecimento de água, esgotos nem antevia a iluminação artificial. Não existia uma zona de administração, biblioteca, de trabalhos manuais ou exposições, que já eram reclamadas pelos professores no final do século XIX. Previa-se a separação em escola feminina e escola masculina, possuía um corredor de circulação, entre a fachada envidraçada e as salas de aula, que ligava para o espaço do recreio e actividades físicas. Três amplas  janelas em cada ala, asseguravam uma boa iluminação e o necessário arejamento das salas de aula
.




Edifício onde viveu Manuel Vieira Natividade

Arma das

 

Artes em Alcobaça

 

Espaço Cultural > Galeria de Arte
Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 38
2460-043 Alcobaça
O Armazém das Artes tem como objectivo principal inovar o espaço cultural da região do Oeste. Localizado no centro de Alcobaça, o antigo edifício que o alberga teve múltiplas ocupações ao longo da sua história, como serralharia de nome `Oficina Danada`, cujos objectos produzidos fazem parte de uma das colecções do espaço, ou como armazém de vinhos até à década de 80. Foi em 1995 que nasceu este projecto que conta com um ... O Armazém das Artes tem como objectivo principal inovar o espaço cultural da região do Oeste.


Localizado no centro de Alcobaça, o antigo edifício que o alberga teve múltiplas ocupações ao longo da sua história, como serralharia de nome "Oficina Danada", cujos objectos produzidos fazem parte de uma das colecções do espaço, ou como armazém de vinhos até à década de 80. Foi em 1995 que nasceu este projecto que conta com um espólio muito variado e díspar, recolhido ao longo do tempo, num edifício de interior totalmente remodelado e de arquitectura arrojada. Entre arte contemporânea, escultura, máquinaria e instrumentos de medida, um núcleo museológico, exposições temporárias e espectáculos de artes performativas, para os quais conta com um auditório de 100 lugares, o Armazém da Arte oferece um leque abrangente de arte e cultura



 

Edifício onde viveu Manuel Vieira Natividade





Edificio onde se destaca o friso em cantaria e lambril em cantaria almofadada e cornija de moldura dupla.
A porta principal esta articulada com janeláo rasgando-se ntre pilastras com bases e capiteis em
cantaria rematadas, acima da cornija por urnas de pedra.
O primeiro andar destina-se a habita;áo e ao museu e o
res do cháo, ao comercio



 

Um comentário:

  1. Lamento que a Capela de Nossa Senhora do Desterro esteja fechada ao público, uma vez que há imagens que levam a crer que seja rica e muito bonita.

    ResponderExcluir